Como fazer convite de casamento 343


convite_casamentoUma boa idéia para quem quer economizar é fazer os próprios convites.

Que papel usar

Você pode comprar convites em branco, como estes. Os chamados papéis especiais são ideais para a ocasião – apesar de mais caros que o sulfite, o visual e a textura são muito mais elegantes. Os mais utilizados para convites são os tipos vergé e couché nas cores branco, creme e marfim (é mais difícil imprimir em papéis escuros).

Faça testes de impressão com sulfite para avaliar alinhamento, tamanho de letra, disposição de texto etc. Só parta para os papéis especiais quando estiver tudo ok.

Compare preços de papel vergé e outros tipos de papel especial

O que escrever

As três principais funções dos convites de casamento, segundo a consultora Vera Simão, são:

  • Passar informações necessárias (noivos, data, local, horário…);
  • Indicar o grau de formalidade da festa (para que as pessoas saibam o que usar);
  • e servir de lembrete para os convidados.

O estilo do texto deve combinar com o perfil dos noivos e o tom da festa. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números em extenso (em vez de “2008″ , “dois mil e oito”). Para casais descontraídos, o texto segue a linha coloquial (mais informal) e pode até incluir irreverências como “Finalmente vamos casar e você é nosso convidado”.

Seja qual for o estilo, devem constar no convite obrigatoriamente as seguintes informações: nome dos noivos, nome dos pais (se estes forem os anfitriões), data, horário e local da cerimônia e da festa, se houver e endereço dos noivos (dos pais ou dos próprios, para entrega de presentes). Costuma-se usar uma frase romântica no topo. Pode ser um versículo, um poema, um trecho de uma música… O que os noivos quiserem.

Compare preços de livros de poesia.

Como enfeitar o envelope

Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:

  • Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
  • Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
  • Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).

Compare preços de fitas, pingentes e outros materiais de artesanato.

caligrafiaComo subscrever o envelope

O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.

  • Amigos próximos: podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como “Ao querido amigo Fulano de Tal”.
  • Casais solteiros: podem receber convites separados ou apenas um;
  • Casais casados: “Sr. e Sra. Fulano de Tal” ou “Sr. Fulano e Sra. Fulana de Tal”. Para convidar a família toda, “Sr. Fulano de Tal e família”. Se os noivos não conhecem os cônjuges dos convidados, devem escrever “Sr. Fulano de tal e Sr.” ou “Sra. Fulana de Tal e esposo”.

Os nomes podem ser impressos no envelope, mas fica mais elegante se forem escritos à mão. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha letra bonita e disposição para ajudar. Canetas do tipo rollerball têm um ótimo resultado. Para convites tradicionais, use tinta preta; tons metálicos ou coloridos estão liberados para os mais modernos, desde que combinem com o estilo e a decoração da festa.

Compare preços de canetas rollerball e envelopes.

Modelos de convite de casamento

Gostou da idéia? Então clique aqui e veja 20 modelos de convite de casamento para download ou baixe um dos modelos básicos abaixo.

Dica: se quiser um convite grande, do tamanho da folha de papel, utilize os modelos “1 por folha”. Se quiser um equivalente a meia folha de papel sulfite, use “2 por folha” – neste caso, atenção na hora de imprimir: clique em “Arquivo”, em “Imprimir”, em “Propriedades” e digite “2″ em “Páginas por folha”. Para cortar os dois convites, não utilizem tesoura; o acabamento fica muito melhor se o corte for feito com guilhotina de papel ou com estilete e régua.

Os modelos de convite acima são livres para uso não-comercial desde que citada a fonte (este blog) e o nome da autora (Cíntia Costa). Entenda melhor a licença de uso clicando no ícone abaixo.

Creative Commons Alguns direitos reservados.


sobre Cíntia Costa

Jornalista e publicitária, é a autora do blog e do livro Planejando Meu Casamento. Casou-se em 2009 com o amor da sua vida e chora em todos os casamentos que assiste!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

343 thoughts on “Como fazer convite de casamento

  • Cíntia Costa

    Oi Ana! Tem que ser uma impressora mais profissional, pras as cores claras aparecerem sobre o preto. Na impressora comum, ficam muito apagadas, com um acabamento ruim…

  • Claudia Dias

    Olá! Gostaria de fazer os convites de casamento da minha sobrinha em modelo formato jornal, mas não sei em qual programa fazer e como configurar. Alguém tem algum modelo pronto p/ download? Ou algum arquivo p/ me enviar por e-mail? Obrigada, Claudia Dias

  • Rafaela Araujo

    Nossa pessoal adorei este site, pretendo me casar em breve e este site esta me ajudando muito, e as minhas ideias ja estão fluindo, gostaria que me falasse mais dicas, mandem no meu email obrigado..

    Felicidades para tds os futuros noivos e noivas…

    QUE DEUS ABENÇOE TODOS!!!!

    BeijO’s..

  • Mônica

    Oi Cintia, gostaria de uma ajuda. Vou casar no civil e religioso só que já moramos juntos há 10 anos e temos um filho lindo rsrs e meus pais já são falecidos, eu queria fazer um convite no qual só entrasse nosso nome.Me mande uma idéia.

  • márcia

    olá vou me casar em abril,quero fazer meu convite em casa, quero fazer ele todo em renda mas não estou sabendo como cola a renda para ficar com acabamento bonito vc saberia me disser obrigado.

  • Juliana

    Olá gostei muito desse blog!! e estou precisando de uma ajudinha básica, eu vou dar de presente para uma amiga minha os convites do casamento dela, ela não me deu muitas especificações conto ao convite. Meu tio trabalha em uma gráfica e ficou de faze-los para mim, só que ele disse que no momento não tem papel especial para casamento e perguntou se eu queria que ele imprimisse em papel comum tipo Couchê Brilho 230g, não sei como é esse papel e se ficaria um trabalho muuuito inferior se ele o usasse. Preciso muito de uma luz. Caso ache que esse papel não serve gostaria de uma sugestão de papel ja que ele me disse que conhece fornecedores.

  • Cláudia

    Oi Cintia, gostaria de sua ajuda para fazer meu convite de casamento, só me casarei no Civil e não terá recepção, meu noivo e eu, e alguns amigos e os padrinhos, sairemos para um restaurante. O convite é mais para participar os demais amigos e parentes distantes, como escrevo?

  • Lilian

    gostaria de saber se vocês podem mandar um modelo de convite de casamento imitando jornal para eu baixar e poder fazer o meu.
    desde já mto obrigada

  • maria

    Já estou morando junto com meu esposo a quatro anos, mais agora vamos nos casar. Gostaria de receber frases de convite para essa situação.

  • Ivana almeida

    gostaria de saber como coloco no convite de casamento,vou casar dia 14 e a festa vai ser dia 17,tem que fazer convites separados?

  • Maria Aparecida Moreira

    Olá, muito bom esse site, gostaria de ajuda no convite dos meus pais, é a bodas de Diamante deles, estamos muito empolgados e quero participar o máximo. Grata.

  • Flavia

    Moro com meu namorado a 1 ano e vamos oficializar nossa união em junho. Casaremos somente no civil e faremos um almoço informal,o que devo escrever no convite?

  • Cíntia Costa

    Flávia, se o almoço é informal, que tal um convite informal? Uma sugestão: “Agora é oficial: vamos nos casar no civil! Faremos um almoço de comemoração no dia tal, hora tal, local tal. Venha curtir conosco este momento especial!”.

  • samara

    olha eu vou mim casar em 26/05/2012 e ja fiço o meu o meu convite de casamento mais não sei em q e papel vou imprimir? pode mim ajudar agardado resposta bjms!!!

  • Luana

    oi cintia, td bem? bom estou tentando fazer o convite de casamento da minha sobrinha,p economizar, adorei esses modelos seus pra dowload, mas gostaria muito se tivesse aquele convite que com o proprio dobra e faz o envelope sabe?? acredito que assim vai ter mais economia. adoraria que vc me responde por e-mail!!!!! ah! adorei o seu blog, fiquei super fã!!!!!! venho curiosá todos os dias e nao me canso! beijoos… desde ja obrigado!

  • Renata

    Oi,
    Gostaria de saber que tamanho deve ser o convite meu convite
    pois o do meu noivado foi do tamanho de uma foto 10X15, e tbm se vendo
    no tamanho q tem que ser.

  • Mayara

    Que site otimooooo!estava prestes a encomendar meus convites mais desisti depoois de ver atantas dicas!!
    tenho 18 anos e meu futuro maridao 20 vamos nos casar em novembro, e nós vamos nos divertir muito criando os convites heheeque
    Que o papai do ceu abençoe a todas nós noivas desesperadas kkk

  • Alexandre D'avila

    Olá, a muito tempo que faço Caligrafia Inglesa, por puro prazer mesmo, mas em Curitiba – PR é muito difícil encontrar materiais bons, canetas pena e tintas diversas para fazer as escritas.
    Se souber de um local aonde venda tais produtos, por favor me mande um e-mail. Ficarei imensamente grato.

    Desde já agradeço.

    D’avila.

  • lais

    ola minha mae esta para casar em maio e ainda nao fisemos os convites adorei as dicas mas nao sei como fazer posso imprimir na folha de sulfite e colar no papel?aguardo resposta

  • DAIANE

    Oi,

    Adorei a idéia de fazer envelopes simples, mas qual o papel usado para esse tipo de envelopes??

  • Antonia

    Oi, eu adorei os convites, fiz um e ficou perfeito, mas não consigo imprimir, quando peço pra imprimir sai bem pequeno ou fica na folha toda, alguem pode me ajudar pois já mudei fonte, já fiz de tudo mas não dar certo, me ajudem por favor.
    grata
    antonia

  • Jamille

    Ola Cinthia
    Amei esse site…
    Espero tirar minhas duvidas aki mesmo.
    Vou casar no civil mais vai ser realizado no local da festa…o que poderei c olocar no convite? Voçê tem alg modelo de convite desse estilo?
    Quero saber o melhor papel p fazer como a parte de dentro?
    N quero comprar o envelope pronto eu quero fazer o envelope.
    Vc tem alg site p comprar a fita?
    Queria saber se pela internet eu consigo comprar um “coração” de strass para colocar na fita?
    … Cinthia se vc puder me enviar seu email seria melhor.
    Se tiver outra pessoa q sabe aonde eu possa achar e puder me ajudar pode me enviar um email…
    Obrigada

  • Gigiel

    Show de bola!!! Adorei as dicas… fácil e prático!!! Meu casório será em breve e com a ajuda de vocês eu mesma vou fazer os convites… Hualll Muito Obrigada!!!

  • Tainara Borba

    Boa tarde

    vou casar e não tenho ideia de como fazer os convites, noiva 19 anos e o noivo 22 anos não tenho ideia nem uma, vocês pode me ajudar?

  • Regiane

    Olá, baixei o convite de 2 por folha, porém quando eu imprimo está saindo um ao lado do outro e bem pequeno ao invés de sair embaixo e no tamanho correto. Já tentei mudar a configuração e mesmo assim não adiantou..vc tem alguma especificação para essa impressão? Obrigada.