Como fazer a lista de convidados do casamento 24


Esse é um dos pontos mais turbulentos do planejamento de casamento: a lista de convidados.

Eu meu noivo discutimos muitas vezes até decidir quantos queríamos chamar. Eu pensava em um casamento grande; ele, em uma coisa mais íntima. Depois de definido o limite, comecei a listar todo mundo e, obviamente, tem mais gente que “vaga”.

Não bastasse isso, ainda tem o problema dos pais (que toda noiva que conheço teve). Eles querem também convidar pessoas que os noivos, muitas vezes, não fazem questão. Aí fica uma situação complicada.

Como escolher quem chamar? Como lidar com os auto-convidados (aqueles que, quando te encontram, perguntam onde e quando vai ser o casamento)?

Papel vergé, para fazer o convite em casa

Confesso que ainda não cheguei a uma fórmula. Mas resolvi parar de mexer na lista pelos próximos meses e retomar a tarefa apenas quando tiver que fazer os convites e não tiver mais como fugir. Mas deixo aqui uma listinha de dicas que tenho tentado seguir pra tornar a tarefa menos dolorosa.

  • Estabeleça um limite e o respeite
    Eu tenho uma “cota” de 150 convidados, sendo que, só da família, tem 51 pessoas. Os outros são amigos da igreja, do trabalho, da faculdade etc. Para não extrapolar, preenchi a lista até o número 150. O que passa disso, eu coloco numa segunda lista chamada de “lista de espera”. Quando lembro de alguém importante que não está na lista, rebaixo algum dos convidados à de espera para colocar aquela pessoa na lista oficial.
  • Estabeleça critérios
    Fica mais fácil decidir quem cortar da lista se houver critérios. Exemplos: somente parentes de segundo grau, casais sem os filhos, filhos sem os pais.
  • Converse com os pais
    Evite saias justas com amigos dos seus pais e converse antecipadamente sobre o número de pessoas que pretendem convidar, o tamanho da festa que querem, definam “cotas de convites” para eles. Se não, corre o risco de vê-los convidando todo mundo indiscriminadamente.

sobre Cíntia Costa

Jornalista e publicitária, é a autora do blog e do livro Planejando Meu Casamento. Casou-se em 2009 com o amor da sua vida e chora em todos os casamentos que assiste!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

24 thoughts on “Como fazer a lista de convidados do casamento

  • Marilia

    Esse é o momento que eu mais tenho medo, na hora que tiver que decidir – daqui a um mês – quem meu noivo e eu vamos chamar para o casamento.

    O pior, definitivamente, é ter que convidar uma prima dele que só me provoca e só quer me ver mal, porque a irma dela é a prima favorita do meu noivo. Droga!

    Adorei o blog. Continue postando – já está nos meus favoritos!!

  • Joyce

    Olá,

    Tenho acompanhado o seu blog já tem uns dias e estou adorando e consequentemente estou passando por tudo da mesma forma que você ou bem parecidas…rsrsrsr…e o post de hoje me chamou a atenção, porque estou no dilema da lista de convidados, me caso dia 13 de junho de 2009 e já estou sofrendo com isso…rsrsrsr…obrigada pelas dicas e muita sorte na fase “Pré-casamento”…

    Bjs
    Joyce

  • Sabrina

    Nossa que legal, estou gostando de ler seus relatos, achei sem querer na internet …rs..
    Estava buscando cores para a decoração de casamento, e de repende eu fiquei vários minutos aqui lendo..rs
    Joyce seu nome né?..prazer! Sou Sabrina!. ^^
    Bjs…tdo de bom.
    Você já casou?

  • Sabrina

    desculpe…vi o comentário acima..kkk seu nome naum é Joyce neh…kkkk qual seu nome?
    Bjs
    até mais!

  • Tatiane

    É verdade…. a lista de convidados é o mais dificil…….. NUNCA termina!!!
    Os auto-convidados são os piores… e quando chega mais próximo do casamento vai piorando, ai chega o desespero…. tenho a cota de 250 convidados, mas o nº de convidados já chegou a 320…

    Muito legal seu blog… dá várias dicas!

  • janaina

    já estou desesperada c a lista de convidados, é uma parte complicada,mais estou adorando as dicas q encontro aqui obrigada!!!

  • Viviane

    Nossa, nem me fale! Só de parentes próximos (isto é, primos de primeiro grau e tios) eu tenho 73! Pense numa família grande! E ainda tem igreja, amigos, trabalho… e a família do meu noivo. O pior é que toda hora aparece alguém dizendo: “quando é o casamento? Quero um convite, hein!”. O que dizer nessas horas, quando você não está pensando em convidar aquela pessoa?

  • Patrícia B.A. Oliveira

    Bom dia!

    Gostei de mais deste site. Eu estava atrás de convites e encontrei este site com vários comentários sobre quem convidar! Percebi que não sou a única que está sofrendo com isso, principalmente com os autos-convidados. Meu noivo e eu nos casaremos 11/2009 e nossa família é enorme, amigos nem se fala…são muitos. Principalmente pessoas da igreja. Daí tem o trabalho tb, vizinhos, aff!!! Pra se ter noção em números, nossa lista passou de 560 convidados. Já locamos uma chácara e o contrato diz que só podemos convidar 350 pessoas, caso esse número ultrapasse teremos de pagar por pessoa, pois haverá contagem na entrada do chácara.
    E pra piorar, tem aqueles que procuram por nossos pais dizendo que querem ir, caso contrário não olharão mais pra nós. E tem até aqueles que pra ir fazem qualquer negócio, até permite que os filhos sejam nossos noivinhos, qdo essas pessoas nem constam na lista de convidados.
    Todo o dia me perguntam como está os preparativos e pra que eu não esqueça de mandar o convite.
    Tá difícil hein!
    Bem…desejo paciência pra todos vcs que tb vão se casar e muitas felicidades tb!

  • aline

    estou com esse super problema….pq eu e meu noivo temos familia grande..e estamos conversando pra fazermos um casamento bem intimo…só q tenho amigos do serviço,da faculdade,igreja…
    o bom e q temos mtos amigos em comum…isso tá ajudando mas mesmo assim….tá dificil..pq n quero deixar ninguém de fora.
    bjus e obrigado site lindo

  • Cíntia Costa

    Ai, Aline, essa é uma hora muito difícil! A gente tem que fazer uma escolha séria: ou faz um casamento simples (tipo cerimônia + bolo e refri na igreja mesmo) e convida todo mundo ou faz um casamento com recepção e reduz a lista aos mais próximos mesmo. Não tem muita opção. Eu fiquei com a segunda, porque meu sonho era fazer festa. Uma amiga minha fez diferente: chamou 1.500 pessoas, serviu salgadinhos e refri na saída da igreja e convidou todo mundo para esticar a festa numa balada em que cada convidado pagava sua entrada (veja como neste link http://migre.me/2yc1).

    Beijos!

  • Neuza G

    Meu pai quer convidar uma tia chamada “D” que sempre caçoou de nossa familia, e somente liga pra encher o saco, pedir coisas. O pior é que eu nao mandei convite pra mesma e ela esta espalhando pra familia mesmo assim que está se preparando em vai no casamento. O pior é que por morar em outro estado ela quer empurrar todos os custos, transporte, hotel, etc pra cima de nós, vocês acreditam? Meu saco!!! E além de tudo meu pai todo dia me aluga por conta desta história, dizendo que sou mal educada por não convidar a tal, e ainda por cima fica discutindo todo e qualquer nome que coloco em minha lista. Estou errada? Já dei metade de minha lista pra meus pais convidarem a ainda estou diante deste tipo de acontecimento, pode? Ah, ainda por cima corro o risco da prima filha desta tia vir ao casamento sem ser convidada, com a desculpa de acompanhar a minha vó. Esta história tem rendido stress todo dia entre eu meu pai. O que fazer? Ajudem!

  • Anderson Ferreira

    Nossa, só mulherada mesmo participando? rss.

    Pois é pessoal, acabei de ter mais uma discussão por causa da cota que eu e minha noiva estimamos para a minha mãe.

    Estou em uma situação complicada. Os pais da minha noiva estão bem racionais e convidarão no máximo umas 5 pessoas, agora minha mãe quer chamar mais de 20 sendo que a cota que estimamos é de 15. Ela da vária justificativas que não pode deixar de chamar, isso e aquilo outro mas não procura entender que realmente é pra ser um casamento simples.

    Vamos fazer em uma chácara com limite para 200 pessoas, porém nossa lista é para 150.

    Estou começando a me estressar com minha mãe!!!

    Socorro, rss

    Boa sorte para todos os casais.

    Ah caso 14 de Novembro, só para compartilhar também.

  • Priscila

    Lista de convidados; pensei que seria uma das coisa mais simples, quem é que imagina que conhece tanta gente. Logo que decidimos a data do casamento, comecei um esboço da lista,fiz uma conta por cima de + ou – 150, quando comecei a pesquisa dos convites, decidi refazer a lista já pensando na contagem do buffet, a lista subiu para 200, meu noivo resolveu dar uma checada na lista, e eu pensando que ela iria diminuir, ela subiu para 235!!! Deixei a lista de lado e resolvi pensar nas musicas da cerimonia… Ah, ainda tem minha mãe, que fica: “Olha eu tenho 3 amigas no serviço …” e daí, as amigas são dela.

  • Fabi

    Comentamos isto num post de hoje do nosso blog, comparando a lista do primeiro casamento com a lista do segundo. Vale a pena dar uma olhada, eu conto um pouco sobre a correria que foi a festa.

  • ronaldo sandembergue

    oi pessoal, tou estresado com os padrinhos do mei casamento poois nao querem usar smoking nao sei mais o que fazer para convence-los alem do mais os pais da minha noiva resolveu convidar 25 pessoas alem da lista outro problema é que os tais padrinho nao querem ensaiar a valsa, nao sei masi o que fazer pois ja compramos os acessorios
    mim ajudem com dicas
    mim casarei em 20/02/2010

  • Juliana

    Eu estou enlouquecendo…… E só vou casar daqui a 2 anos. Comecei a organizar o casamento pela lista para saber quanto vou gastar $$. Quase pirei só a minha pequenina família somam 99 pessoas e as dele são 30 = 129 só a família, falta os amigos. Já vi que vou ter q deixa de convidar muita gente (quantas caras feias vou ter que agüentar – a minha mãe foi a 1ª). Não sei o que eu vou fazer!!! Graças a Deus ainda falta 2 anos para finamente decidir a lista final. Espero que neste meio tempo alguém separe ou morra rs(brincadeira Deus que me livre que isso aconteça)e orar para que ninguém aumente a família.

  • Alessandra

    Oi Cintia!!! Adoro seu site, tenho acompanhado há vários meses mas é a primeira vez que deixo um comentário, que é quase um pedido de socorro!!! rsrsrs O que fazer com os auto-convidados??? Tem alguma sugestão para sair dessa saia-justa??? Me caso em outubro e ainda nos deparamos com essas situações com pessoas do nosso trabalho, pois decidimos convidar apenas o pessoal de nosso setor e não todos… porém tem pessoas que já se acham convidados… O que fazer??? rs Bjo e muito suce$$o

  • Cíntia Costa

    Oi Alessandra, tudo bem?

    Pois é, toda noiva passa por esse problema. Minha sugestão é entregar convites individuais para os colegas que vocês vão convidar. Não na frente de todos, chamem num canto ou saiam para almoçar junto e entreguem. As pessoas que se sentem convidadas certamente ficarão sabendo dos convites e, ao perceber que não receberam, entenderão o recado. Se alguém for cara de pau e abordar vocês diretamente, tipo “e o meu convite, cadê?”, sejam mais cara de pau ainda e digam “Olha, desculpa mas nosso orçamento está apertado e decidimos convidar apenas o nosso setor”.

    Cuidado pra não ir convidando por educação todo mundo que for cara de pau, senão você vai ter uma festa superlotada e super cara…

    Mas prepare o espírito porque, queira ou não, sempre tem um ou outro “sem noção” que aparece sem ter sido convidado.

    Beijos!

  • Thaise de Souza

    Olá!!
    Sei que este post não é recente. Mas cheguei em casa e vim no seu site procurar algo a este respeito, pois eu e meu noivo acabamos de fazer nossa primeira lista.
    Como ambos temos famílias enormes, vamos ter muitos convidados. Além disso, pertencemos à igrejas diferentes, o que deixa a lista maior. O problema é que só da parte dele, tem 318 convidados! E percebí que os pais dele fazem questão absoluta de convidar todos. Detalhe: a maior parte do financiamento da festa fica por conta do meu pai.
    Como lidar com isso?
    Bjks

  • Cíntia Costa

    Oi Thaise, tudo bem? Essa é uma parte bem complicada do casamento, não há dúvidas. Eu também cresci em igreja e sei que existe uma expectativa de que a gente convide todo mundo, desde a tia que cuidou da gente na escola dominical. Meu conselho é começar conversando vocês dois, só, e decidir se querem fazer um casamento pra 600 pessoas (o que, dependendo da sua verba, pode significar uma cerimônia simples sem festa ou com festa alternativa – veja este post http://planejandomeucasamento.com.br/2008/04/02/festa-de-casamento-barata/). É isso que vocês querem? Se for, ok! Se não, se o sonho de vocês é ter um casamento mais sofisticado, com recepção e tudo mais, essa lista terá que diminuir.
    Sobre quem paga, é delicado também, mas a verdade é que quem não está contribuindo não tem poder de decisão. Claro que a festa não terá apenas convidados do seu pai só porque ele está pagando. Mas convese com seu noivo, para que ele não fique ofendido, e peça para que ele converse sério com seus sogros e explique que não há verba e que, se eles quiserem contribuir mais, talvez vocês possam ter mais convidados.
    Minha primeira lista, só do meu lado, tinha 300 pessoas. Tive de reduzir para 150 pra chegar na minha realidade. Foi chato deixar certas pessoas de fora, mas essa é a minha realidade. Só chamei os mais chegados.
    Antes de mais nada, pense que este é um exercício da sua vida de casal depois do casamento: vocês terão que tomar decisões como casal, independente da vontade dos pais, daqui para frente. É hora de treinar!
    Espero ter ajudado.

  • Jaqueline

    Boa tarde

    Estou muita confusa tbm, gostaria da ajuda de vcs… Meu casamento será apenas no civil, e nao estou com muitas condições finaceiras para fazer uma grande festa, até pq meu noivo esta desempregado. Resolvemos que vamos fazer apenas um almoço paraa familia e padrinhos, neste caso posso usar a justificativa para os amigos que foi só um almoço? E para as meninas que chamei pro cha de cozinha, tbm nao vai ficar chato?

    Se puderem me ajudar como agir, agradeço!!

    Bjos

  • Cíntia Costa

    Oi Jaqueline. Pode dizer que foi só família, mas se você fez chá de cozinha com outras convidadas, acho que fica chato não fazer nenhuma celebração do casamento com elas. Afinal, elas participaram inclusive com presentes… É um pouco chato ser chamada pro chá e não pro casamento. Já pensou em chamar os amigos todos pra comemorar em um restaurante, cada um pagando sua parte? Veja este post: Festa de casamento barata.

  • Juliana

    Oi Cíntia por favor me ajude, estou com uma grande dúvida! Eu vou me casar na igreja e terá um coquetel no salão da igreja. Minha dúvida é quanto aos convites individuais. Fica feio colocá-los? Como escrever no convite. Meu receio é que por ser na igreja os convidados pensem que está liberado e levar mais pessoas. Por favor me ajude!?obrigada!!

  • Luana

    Estou ficando maluca com essa lista!!! Nosso buffet será para 250 convidados, ou seja, 125 meu e 125 do meu noivo…mas minha 2º lista, já com os cortes, está com 190 pessoas!!!!!! Ahhh não sei o que faço…me ajudem!!