Conversa de madrinha

O papel da madrinha de casamentoPor: Giovanna Rodrigues*

Não sei bem se a Cíntia me convidou para ser madrinha de casamento deles ou se os obriguei a me aceitar… Mas certeza de que fui importante em um momento crucial do relacionamento deles eu tenho, então tenho, sim, direito ao posto.

Como madrinha e jornalista (e apesar de eu andar um pouco ausente), me senti no dever de colaborar com este blog com um texto. E nada melhor que falar do papel que eu desempenho nesse casamento. Então, aqui vão minhas dicas para as madrinhas!

Acessórios de maquiagem a partir de R$ 15

O papel da madrinha

Em primeiro lugar, saiba que a importância da madrinha vai muito além do quanto ela pode gastar em um presente, como muita gente (venenosa) diz por aí. Ela faz parte de um restritíssimo grupo de amigas queridas que a noiva não apenas quer por perto, mas precisa.

“Como escolher suas madrinhas” é assunto para outro post. Esse aqui é sobre dicas de como ser uma boa madrinha.

Chá de cozinha, R.S.V.P. e outras tarefas

O papel da madrinha é ajudar a noiva na caminhada rumo ao altar. Uma das tarefas que é de responsabilidade total do grupo de madrinhas é a organização do chá de panelas (de cozinha, chá bar, chá de lingerie ou o que seja). Além disso, ela deve estar pronta para auxliar em pequenas tarefas como elaborar listas de presentes dos chás, confirmar convidados (R.S.V.P.) etc. O tipo de coisa que a noiva, atolada nas responsabilidades e decisões que deve tomar. não tem tempo para fazer.

Presentes

Uma dica boa: quando o assunto é presente, não dê um passo maior que a perna! Se não tem como pagar uma geladeira de última geração, ofereça algo mais simples sem dor na consciência. Certamente não foi pelo dinheiro que os noivos escolheram você. Mas escolha um presente pessoal, algo que você sabe que o casal deseja.

No grande dia

No dia “D”, junto com a família da noiva, o papel da madrinha é ficar por perto para acalmá-la, a esticar a cauda do vestido, ajudá-la a entrar no carro, oferecer um lenço quando a emoção vem à tona. Enfim. Garantir a paz da moça que a escolheu a dedo para compartilhar tão de perto esse momento.

Atenção ao que vai vestir no dia. Você estará em destaque, no altar, e terá muita atenção, então esteja linda. Ficar elegante não significa gastar muito; não é necessário estar com um vestido caríssimo e nem ter ido a um cabeleireiro badaladíssimo. Bata perna e pesquise preços de vestidos, sapatos, penteados etc. Em São Paulo, há lojas com preços acessíveis na R. José Paulino, no Centro, e na R. São Caetano, a famosa Rua das Noivas. Com bom gosto, é possível fazer milagres com uma quantia relativamente pequena de dinheiro!

E uma dica final: esteja bonita, mas de maneira sóbria! Lembre-se que a estrela é a noiva e que você deve estar bem para acompanhá-la! Por isso, deixe os brilhos, lantejoulas, plumas e paetês em casa! Menos é sempre mais!

*Giovanna Rodrigues, 23 anos, é jornalista e não consegue levar um blog sequer para a frente, apesar de já ter começado vários.

7 thoughts on “Conversa de madrinha”

  1. Rosangela disse:

    Amei a matéria…concordo com tudo, inclusive vou ser madrinha pela terceira vez agora em outubro e desta vez quero ser esse tipo de madrinha, mto presente e com mtas tarefas que auxiliem a noiva…
    Mais uma vez parabens pelo site
    bjus

  2. Anna disse:

    Oie!!!
    Adorei a sua visita no meu cantinho!!
    O seu site tá lindo demais!!!
    Graças a Deus a maioria das minhas madrinhas tem sido bem presentes!!!
    Vou te adicionar no meu blog!!

    Bjs!!

  3. Giovanna disse:

    aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaa
    êeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    ps: devia ter citado o vestida para casar no texto, disseram que é hilário…

  4. Oi Giovanna, (oi Tintinha)

    Concordo com tudo que vc escreveu e estou à disposição para o chá de cozinha ou chá bar. Ainda não não sei o que os noivos querem, pois eles estão devendo uma visitinha com direito a jantar e sobremesa para combinarmos muitas coisas, né?
    Só um adendo com a minha definição de madrinha: é aquela que abre mão das suas prioridades, pelos noivos. Estou adiando as minhas bodas de prata (04/02) para festejar com eles. Mas na verdade, ao pé do ouvido: não seria nada diferente, ainda que eu não recebesse esse convite.
    Vamos manter contato, tá Giovanna?
    abraços
    Beijo, Tintinha

  5. Ó a outra madrinha aqui!

    Estou conrando um encontro com os noivos – pra brindar e saber o que eles querem de nós (Cín, num me pede pra usar vestido rosa, tá?).

    Beijos

  6. mari silva disse:

    Adorei a matéria, inclusive vou ser madrinha de casamento e essas dicas achei muito legais, vou me preparar para ser uma ótima madrinha. beijos….

  7. Juliana disse:

    Adorei a matéria, vou ser madrinha pela primeira vez daquí a pouco tempo… ainda não foi nada muito definido, a não ser o belo fato de que serei madrinha!!! Sem nenhuma experiencia, apenas por amor a noiva e ao noivo, vou entrar de cabeça nessa, e desfrutar a delícia que deve ser madrinha de um casal que você simplismente ama!

    Gostei muito das dicas, e apartir de agora frequentemente irei visitar este blog para absorver o máximo de dicas e idéias!!!

    Parabéns pelo Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *