Tipos de chá de casamento 26


Uma ou duas semanas antes do casamento, sempre aos finais de semana, é tempo de fazer festas de “despedida” da solteirice. Existem diversas formas de fazer essas reuniões, ou chás de casamento.

Vocês podem optar por mais de uma, mas não exagerem. Afinal, os convidados, que já vão gastar com os presentes de casamento, podem ficar constrangidos com muitos chás e deixar de ir.

Veja neste post como funcionam o chá-de-cozinha, o chá-bar e o chá-de-lingerie.

cha-de-cozinhaChá-de-cozinha ou chá-de-panela

(Foto: do blog Amarelo Ouro) Festa tradicional organizada pelas madrinhas da noiva, da qual participam apenas mulheres que estejam na lista de convidados de casamento.

As convidadas levam presentes estipulados previamente pelas organizadoras, que incluem, geralmente, utensílios de cozinha e limpeza.

Uma das mais antigas tradições dos chás-de-cozinha é a noiva tentar adivinhar os presentes, muito bem embrulhados pelas convidadas, e, se não acertar, paga micos. Pode dançar uma música engraçada, usar adereços cômicos ou ter seu rosto exageradamente pintado com maquiagem pelas amigas.

O tom das brincadeiras, porém, deve ser acordado com a noiva, para que ela não se aborreça.

O cardápio tanto do chá-de-cozinha quando das outras duas opções listadas abaixo segue a mesma linha: salgados, canapés e fingerfoods. Ninguém vai comer sentado.

cha_barChá-bar

(Foto: David’s Bridal) Uma versão moderna do chá-de-cozinha. A lista inclui convidados de ambos os sexos.

Os homens devem levar uma bebida alcoólica ou um acessório de bar e as mulheres, um utensílio de cozinha.

Os noivos podem optar por ter ou não brincadeiras, que seguem o estilo das do chá-de-cozinha, com a diferença de que o noivo também paga micos.

Chá de lingerie

(Foto: Jogê) Esta também é uma reunião exclusivamente feminina. É a oportunidade de ajudar a noiva a montar uma bela coleção de lingeries e desejar que tenha uma vida sexual muito feliz.

Quem organiza é a noiva e cabe a ela decidir quem convidará: se só as amigas ou se também suas familiares.

A festa pode ser realizada na casa da noiva ou, se quiser facilitar, na loja em que ela fez sua lista de presentes – hoje em dia, as lojas especializadas fornecem toda a infraestrutura para esse tipo de festa.

As brincadeiras podem incluir danças sensuais e simulações de strip-tease, sempre dentro do bom gosto. Existem profissionais especializados em animação de festas deste tipo que certamente garantirão umas boas risadas, como instrutoras personal sex trainer, professoras de dança do ventre e dançarinos strippers.


sobre Cíntia Costa

Jornalista e publicitária, é a autora do blog e do livro Planejando Meu Casamento. Casou-se em 2009 com o amor da sua vida e chora em todos os casamentos que assiste!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

26 thoughts on “Tipos de chá de casamento

  • Dicas Casamento

    Olá colega!

    Sou o criador do website Dicas Casamento e venho apenas dizer que o seu blog merece um destaque especial no meu blog. Como tal em breve vou fazer um post especial falando deste artigo e de outros muito interessantes no seu website.

    Os meus parabéns pelo site, que visito diariamente com a minha mulher! Está a ajudar a planear o nosso casamento!

    Cumprimentos de dois colegas de Portugal!

  • eliana

    queria uma ajuda coisas de cozinha eu ja tenho queria criar um chá diferente, tipo cha mix, as convidadas teria que dar coisas de langerri ou coisa de decoração pra casa,seria muito chato fazerrr isso,

  • Natália

    Olá…adoro seu site e gostaria de pedir uma ajuda.
    Quero organizar meu chá de panela junto com meu noivo, fazer um chá bar.
    Com as pessoas que já realizaram esse tipo de festa, me indicaram fazer convites separados para os casais também. E fazer estilo “à americano”.
    Os homens levam presentes para o noivo e bebidas, as mulheres levam petiscos e presentes para noiva. Queria saber se isso não é exigir demais dos convidados.
    Me ajude…rs
    Obrigada

  • Cíntia Costa

    Oi Natália! Chá bar é uma idéia bem divertida… Para não pesar para os convidados, os homens levam de presente uma bebida alcóolica (vinho, cachaça, uísque etc.) para ajudar a compor o bar da casa. As convidadas levam presentes baratos para a casa, assim como no chá de cozinha (você pode fazer uma lista de presentes em uma loja ou enviar no convite o presente, como no chá de cozinha). Beijos

  • Cíntia Costa

    Oi Eliana, tudo bem? Se você organizar direitinho, não fica chato. Uma idéia é chamar de um nome genérico, tipo “Chá de noiva”, e colocar no convite que será uma festinha diferente e mais animada. Aí, em vez de escrever no convitinho o que quer ganhar, pode fazer uma lista em uma loja de lingerie e outra em uma loja de objetos de decoração. No convite, coloque “minhas listas de presentes estão nas lojas tal e tal”.

  • Carol

    Olá Cintia, tudo bem?
    Vou começar organizar meu “chá bar”, porém não quero que os convidados do sexo masculino deem de presente para o noivo bebida, sendo assim o nome do evento não ficaria legal ser Chá BAR né, me sugere algum outro nome??? Vc tem moldes de convites desses chás para me enviar???

    Obrigado, Carol

  • Suzana

    OLá,gostaria de parabenizar o blog e aproveitar para saber onde consigo encomenda dessa linda lembrancinha em miniatura de balde de gelo c/champanhe?

  • Thaíssa

    Olá,
    Adorei o seu site!!! Me casei em agosto de 2010 e planejei meu casamento vendo muito coisa na internet. Nem precisei de cerimonialista. E o seu site é ótimo! Super útil!
    Se não se importa, gostaria de deixar um recado:
    Minha loja de Lingerie – Gaia Lingerie – pode ajudar as noivinhas que desejam fazer Chá de Lingerie ou estão procurando sua lingerie da noite de núpcias. Visite nosso blog: gaialingerie.blogspot.com

  • Lourdes Santoro

    Boa tarde, gostaria de alguma dica sobre convite para chá de lingerie.
    A minha idéia é a seguinte: mandei estampar “Chá de lingerie da Karina” e slguns dados como site etc, na frente da calcinha. Gostaria de alguma dica de onde e como colocar esta calcinha-convite para entregar às convidadas. Queria um envelope de tecido com estampa de oncinha. Pode me ajudar a desenvolver minha idéia?
    Obs: é chá da minha filha
    Obrigada
    Lourdes

  • Claudia S

    Ola gostaria de tambem parabenizar o Blog e a ideia de Open House!!!! e gostaria de ter sugestoes de uma lista de presentes para fazer meu Open house?

  • Sabrina

    Ola;….
    Nós ja moramos juntos, e fizemos um chá bar, qntes de morarmos juntos, e agora vamos oficializar o casamento, na igreja, civil, festa, e td mto planejado, e criativo, gostaria de uma opini~çao pois quero fazer um chá bar novamente pra brincar, mas nao quero obrigar a dar presentes, quero deixar livre, quem quer dar, dah, quem nao quer blza,queria saber oq mais poderia inventar, pra esse chá?
    Abraço…e mtooo obrigada

  • Cíntia Costa

    Oi Sabrina! Já pensou em fazer tipo um chá de lingerie conjunto? Para você e seu noivo! Faça uma lista de presentes engraçada, com meias sociais e calcinhas de algodão! Nada que seja caro.. As brincadeiras podem seguir nesse estilo! Pode ser divertido! Se preferir uma opção sem presentes, pode fazer tipo um “esquenta de casamento”. No texto do convite, podem brincar com o fato de já terem tido um chá bar há algum tempo e que, desta vez, ninguém precisa levar presente, só a animação! Aí, sirva comidinhas e bebidas e faça a festa!

  • teresa castro

    Ola td bem!
    adorei a tua ideias,mas gostaria q vc me desse alguma diga, minha filha vai organizar um chá de bar,tem como vc mandar alguns modelos de convite que eu mesma podss fazer?um convite simples e barato tipo artesanais.
    desde já agradeço.

  • sara

    olá gostaria de saber se é legal fazer uma chá misto pois tem algumas coisas no meu enchoval para completar e não queria apenas fazer só o chá de panela.
    queria saber se fica chato a não ser o convite for sortido?

  • Cíntia Costa

    Sara, não vejo problema! Nesse caso, em vez de mandar o convitinho com a sugestão de presente pra cada uma, sugiro que você monte uma lista numa loja tipo a Preçolândia, que tem desde um ralador de queijo até coisinhas pra casa, e cada uma compra o que quiser/puder. Beijo.

  • Vívi

    Olá,
    Eu quero fazer uma despedida de solteira para reunir as amigas e relaxar antes do casamento. Mas como vou casar logo em seguida e as pessoas já vão dar presentes de casamento, não quero ganhar nada nesta despedida, só ter realmente um momento de descontração. Como posso fazer pra deixar isso claro sem ficar chato?

  • nathaliá

    ola, entao eu e meu noivo nos vamos morar juntos, entao resolvi fáze uma despedida d solteiro com minhas amigas, e ja fazer um cha de cozinha junto e gostaria q vc me desse uma dica de nome… obrigada desde ja bjus

  • Sinara

    Olá Cíntia! Eu ganhei um livro das minhas amigas e amei tanta criatividade. Oh, eu tenho vontade de fazer meu chá de cozinha temático, tema: Havaiano. Você tem alguma dica pra me mandar? Um beijão!

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Sinara! Gostei do seu tema… Para combinar, precisa ser num dia quente, de preferência no verão. Se for num espaço com piscina, então, fantástico!

    Vou pesquisar algumas referências de festas bacanas com esse tema e te mostrar depois! Beijos!

  • Silvia

    Eu queria fazer um chá de material de obra (para eu conseguir colocar a laje na minha casa), alguem pode me ajudar como devo elaborar?

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Silvia, tudo bem? Que tal fazer uma festinha estilo “chá bar”, mas com tema “construção”? Veja aqui algumas inspirações de decoração aqui. No convite, você pode escrever “Estamos em obras!” ou “Convidamos você para nosso “chá em obras”, para celebrar a construção da nossa casinha e nosso casamento que está chegando! Você faz parte da nossa vida e queremos celebrar com você mais esse tijolo na nossa história”. Você pode montar uma lista de presentes na Leroy Merlin, por exemplo, e indicar no convite. Mas lembre-se que, em geral, as pessoas dão presentes de baixo valor em chá de panela ou chá bar, e deixam o “presentão” para dar no casamento. Como material de construção não é muito barato, talvez você não ganhe tanta coisa… Beijos!