Casamento no buffet: vantagens e dicas

casamento_buffetUma opção cada vez mais comum entre os casais é realizar a cerimônia e a festa do casamento no mesmo local. Esta é uma decisão comum para casais que não seguem nenhuma religião, mas não é restrita a este grupo.

Um dos motivos que levam os noivos a optar por este tipo de casamento é a praticidade. Afinal, não há necessidade de desclocamento entre as duas fases, dispensando transtornos de trânsito, estacionamento e atrasos.

Outra vantagem é a economia, já que os noivos não precisam arcar com os custos de locação e decoração da igreja.

Existem duas formas de organizar esse tipo de casamento do ponto de vista da logística.

Uma é escolher um buffet com dois ambientes separados e realizar a cerimônia em um e a festa no outro. Neste caso, um dos ambientes é decorado como uma igreja, com nave, altar e assentos para os convidados, e o outro, com as mesas do jantar e a pista de dança.

Outra é fazer as duas coisas no mesmo ambiente. Os convidados assistem à cerimônia já sentados nas mesas e tanto a nave quanto o altar são desmontados na hora da festa.

Mas atenção na hora de escolher o local. Quando contratei o buffet para meu casamento, meu plano era realizar a cerimônia e a festa lá. Informei à assessora a nossa intenção e o número de convidados e ela jurou que havia espaço suficiente. Como o local estava vazio, acreditamos nela e fechamos o contrato.

Voltamos em outra ocasião para ver o local arrumado para um casamento e tivemos uma surpresa desagradável. Apesar de o número de convidados desse casamento ser menor que o nosso, o local estava totalmente preenchido com mesas, sem o menor espaço para nave, altar etc. Para evitar essa situação, antes de fechar negócio, visitem o local “montado”.

13 thoughts on “Casamento no buffet: vantagens e dicas”

  1. Glauce disse:

    Dica preciosa, Cíntia!!!!
    Quando contratei meu buffet, tinha em mente 100 convidados. Eles têm um espaço lindo de morrer, ao ar livre, que foi cedido pra gente. Mas lá caberiam estourando as 100 pessoas. Quando visitei o local e fiquei imaginando onde iria o quê, me bateu um desespero… já imaginei todo mundo apertado, na grama, sem ter onde passar…
    Desisti logo e encontrei um outro espaço, à parte, que cabem umas 300 pessoas ou mais. Fiquei mto mais tranquila, pq já aumentamos nossos convidados pra 150 e até junho é capaz que aumentemos mais.
    É mto importante ter esse cuidado, pq às vezes cabe gente sim, mas as pessoas mal conseguem se locomover e isso incomoda, ter q ficar pedindo licença e arrastando cadeiras toda hora… dá não!!!
    Bjos!!!

  2. Vanessa disse:

    Muito bom!

    Realmente eu estava pensando em fazer a cerimômia e a festa no mesmo lugar…não tinha realmente pensado nisso…e concordo com a nossa amiga Glauce….valeu a dica! Beijos!

  3. Stela disse:

    Eu fui em dois casamentos desse tipo: Um muito luxuoso com todo o requinte para ambas as cerimonias. O outro em um salão bem simples.
    Minha impressão no primeiro caso, mais requintado, é que a noiva que quiser fazer alguma coisa para deixar o local, como fogos, chuva de papel etc…fica meio estranho…Por que todo mundo fica super emocionado, lindo etc, etc, mas ai sai andando pra um outro ambiente no mesmo local…Enfim não gostei.
    E na cerimonia mais simples….MUITO deságradável mudar a decoração com os convidados presentes…eu me sentia como se estivesse atrapalhando ou fiquei sem saber se tinha que ajudar….afinal uma senhora levando peso….enfim…Ambas as situações eu não gostei. Vale mesmo a dica de ver pra saber se essa opção se encaixa com o seu sonho!!!!

  4. Eliana disse:

    Não esqueçam também de verificar ventiladores NO VERÃO e se o lugar é muito aberto, ou venta muito NO INVERNO.
    Congelei num casamento ao ar livre em julho, e derreti no da Cíntia em fevereiro!!!!

  5. Nataly disse:

    Eu fechei em um local com dois pisos, no inferior será a cerimônia e no superior será a festa, o lugar é lindo demais. Visitei vários outros mas não queria fazer em outro lugar e fora a praticidade para os convidados e para os noivos também…
    O lugar é lindo e não deixa a desejar em nada…

  6. Paola disse:

    Adorei o post.

    Estamos (eu e o meu noivo) procurando um salão para 400 pessoas. Sim, nossa festa terá 350 convidados (nossa família é enorme – e já fizemos aquela clássica limpeza básica) e contratar um salão para 400 pessoas nos deixaria tranquilo com relação ao espaço. Como moramos em Carapicuíba desejamos um espaço em Osasco, pois ficaria mais fácil para nossos convidados chegarem ao local. Vocês conhecem algum lugar com essa capacidade?? Estamos procurando a meses… e nada. Encontramos o espaço Mariah, mas cabem exatamente 350 pessoas e estamos com medo de ficar apertado.

    Obrigada
    Abrs
    Paola

  7. DENIZE disse:

    Realizando a festa e a cerimonia no mesmo local,ficou bem mas em conta.Valeu pela dica
    esse site é um anjo!!!!

  8. Ola, pessoal,
    Queria saber se alguem do blog conhece o Buffet La Liguria, em Sao Paulo. Estou engociando com eles a festa da minha filha e preciso de informaçoes de quem ja casoou ou foi em algum casamento la. É claro que nao assinare contrato enquanto nao fizer uma degustaçao e ver uma festa no local. Mas toda e qualquer informaçao é bem vinda.
    Agradeço desde ja.

  9. Cíntia Costa disse:

    Cristina, eu não conheço, mas vamos ver se alguma noiva te dá uma luz.

  10. Nagela disse:

    alguém conhece o restaurante “era uma vez um chalezinho”? o que acham de do local para 60 pessoas? obrigada

  11. Cíntia Costa disse:

    Nagela, eu já jantei lá e acho um charme, mas nunca fui a nenhum evento por lá… Beijos!

  12. Cinthya disse:

    Oi vi sua informação sobre um casamento de sua amiga no Classic. Ja fui em um casamento lá, mais não em ambiente aberto. Bem gostaria de dicas, pois meu casamento será de dia, mais precisamente as 9h, estou pensando em um ambiente aberto, mais não estou encontrando, se puder me ajudar, agradeço muito.

  13. Cíntia Costa disse:

    Cinthya, veja o espaço onde foi o casamento ao ar livre da minha irmã: O casamento no campo da Aline e do Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *