Íntegra do Bate-papo UOL com Cíntia Costa

Cíntia Costa

Pouco antes de se casar, em 2008, a publicitária criou o blog “Planejando Meu Casamento” para interagir com outras noivas e trocar idéias sobre convites, buffets, decoração, lembrancinhas e tudo o mais que a comemoração do matrimônio exige. Agora, baseado em seu blog, Cíntia Costa lança o livro “Planejando Meu Casamento – Do Pedido ao Altar, Tudo na Ponta do Lápis” e conta como conseguiu organizar cada etapa de seu casamento sem estourar o orçamento.

Participaram do Bate-papo 210 pessoas.

(08:01:16) Cíntia Costa: Boa noite, pessoal!
(08:01:28) celebrity: de onde surgiu a ideia de fazer o site? agora que casou, vai parar?
(08:03:20) Cíntia Costa: Quando fiquei noiva, em fev. de 2008, quis registrar minha experiência com um blog. Quando chegou meu casamento, em fev. de 2009, o blog tinha atingido 1 milhão de pageviews e as pessoas pediram para continuar dando dicas por lá… Então, não vou parar, não!
(08:03:57) maricota: com quanto tempo de antecedência vc aconselha começar a planejar um casamento?
(08:05:21) Cíntia Costa: maricota, o tempo ideal é 1 ano antes. Assim, dá tempo de organizar e poupar dinheiro para casar.
(08:05:28) Kizzy: Oi Cintia, td bem? Quero dizer q já li seu livro todo e sempre acompanho seu blog, me caso no começo do ano q vem e estou seguindo suas dicas e tem funcionando, ainda estou conseguindo manter nosso orçamento!!!! rs
(08:06:19) Cíntia Costa: Kizzy, que notícia boa! Parabéns…
(08:06:31) tchuca: Eu gostaria de me casar durante a manha e oferecer um almoço, o que servir?
(08:08:33) Cíntia Costa: tchuca, depende do seu orçamento. Você pode servir um almoço completo, com entrada, prato principal (carne e massa) e sobremesa. Outra opção é oferecer um brunch, com pães e frios, tortas e doces, que sai mais em conta. Neste caso, porém, a recepção tem de começar até às 11h.
(08:08:44) cocota: oi, cintia! tudo bom? claro que $$ pode ser um problemao na hora de organizar um casório. mas fora isso, oq vc ahca mais dificil?
(08:10:25) Cíntia Costa: cocota, tirando a grana, o mais difícil são as decisões de última hora. Mesmo que você planeje bem, nos últimos dias surgem todo tipo de pepino para resolver…
(08:10:35) Marina Narciso: Cintia, queria umas infos sobre as feiras de noiva… ja saiu o calendario de 2010? dá para fechar negócio? qual vc indica?
(08:11:55) Cíntia Costa: Marina, eu recomendo sempre a Expo Noivas, que acontece duas vezes por ano em SP e no Rio. A próxima em SP é de 4 a 7 de fevereiro. Eles dão descontos realmente bons nessas feiras, vale a pena!
(08:11:58) carola: oi cintia, td bem? como enfiar na cabeça dos homens que eles não precisam alugar aqueles smokings horrorosos para o dia do casamento? será q eles não vão nunca entender q um terno bem cortado é muito mais bonito?
(08:14:21) Cíntia Costa: Carola, acho que o smoking é um traje muito bonito, porém super formal, recomendado para festas de gala e, portanto, restrito a casamentos noturnos ultraformais. No entanto, lembre-se que isso depende muito do gosto da noiva. Vivo dizendo às noivas que não existe essa história de pode/não pode. Cada uma casa do jeito que sonhar e puder realizar 🙂
(08:14:28) marli: boa noite cintia! na sua opiniao a festa de casamento é feita para os noivos ou pelos noivos?
(08:15:37) Cíntia Costa: Oi marli, tudo bem? Para mim, é um pouco dos dois. O grande objetivo do casamento é celebrar a união de vocês ao lado de pessoas queridas. Tem que ser um momento agradável para os dois lados!
(08:15:48) maricota: e qual a primeira coisa a fazer quando o casal decide casar? tem um roteirinho básico?
(08:15:58) July: qual e o primeiro passo qdo estamos decidos a casar?
(08:17:04) Cíntia Costa: July e maricota, a primeira coisa a fazer é conversar sobre o orçamento de vocês e os sonhos de cada um para o casamento. Aqui vai um roteirinho do que fazer em cada mês que antecede o casamento: http://planejandomeucasamento.com.br/2008/09/29/contagem-regressiva-do-casamento/
(08:17:20) filha: Olá Cintia! Primeiro Parabéns pelo livro, é ooootimo!! Dicas sensacionais que podem passar despercebido por causa da correria! Minha pergunta é dá pra casar em 6 meses??
(08:18:16) Cíntia Costa: filha, obrigada! Dá, sim. Fica um pouco mais corrido e o que mais aperta é o orçamento. Mas seis meses é um tempo bom.
(08:18:40) luti: oi! vc casou no religioso? tenho duvidas de como escolher igrejas, o q vc sugeri?
(08:20:58) Cíntia Costa: luti, casei, sim. Eu freqüento a igreja desde cedo, então foi uma decisão fácil. Mas quem não freqüenta pode ir atrás de algumas famosas pela beleza e estrutura, como a Nossa Senhora do Brasil (católica) e a Catedral Anglicana de São Paulo (protestante).
(08:21:09) Nathan: E o seu marido, não irá fazer um blog para os noivos?
(08:22:11) Cíntia Costa: Nathan, ele já se comportou e apareceu na igreja no dia marcado. Por que exigir mais? 😀
(08:22:19) noiva: ola cintia…eu gostaria de saber se existe um melhor horario para se casar e se e feio nao ter recepçao para os convidados…pois vou me csar na igreja evangelica e vamos servir apenas um bolo….
(08:25:07) Cíntia Costa: noiva, não é feio fazer casamento sem recepção! Mas a escolha do horário depende dessa decisão. Por exemplo, se você casar de manhã e o casamento acabar na hora do almoço, alguns convidados podem ficar com fome e ir embora rápido… Um bom horário no seu caso é no fim de tarde ou à noite.
(08:25:24) Bloguildo: com esta onda de ficar, o casamento ainda é um sonho em alta?
(08:26:44) Cíntia Costa: Bloguildo, as pessoas ainda sonham em casar, sim! Tem muitos leitores lá do blog que, mesmo morando junto há tempos, resolvem casar…
(08:26:49) nova noiva: Cintia, vale a pena comprar um vestido novo e depois tentar vende-lo?
(08:28:02) Cíntia Costa: nova noiva, eu não recomendo a compra do vestido. É difícil revender por um preço que valha à pena. Isso porque, para a noiva que poderia comprar de você, é mais prático e barato alugar em uma loja que inclui lavagem e ajustes no preço.
(08:28:10) Iara: Como não ficar nervosa quanta tanta coisa para fazer?, eu caso em outubro e ja to ficando louca
(08:29:22) Cíntia Costa: Iara, não sei qual é o segredo para não ficar nervosa 🙂 Eu mesma morri de nervosismo nos últimos dias… É normal. Só uma coisa: não deixe de ter uma cerimonialista no dia do seu casamento, porque é o único dia em que você não poderá de jeito nenhum se ocupar em resolver problemas.
(08:29:27) Ma10: O que você acha de dar uns “toques” sobre comportamento na festa de casamento para o sogro e o noivo, sobre bebida, e qualquer outro exagero…?
(08:30:58) Cíntia Costa: Ma10, normalmente as pessoas têm bom senso nessas horas. Mas, se você está insegura, converse com o noivo e peça para ele dar um toque no seu sogro, pedindo para não exagerarem.
(08:31:06) carola: como o noivo pode ajudar nesses preparativos todos?
(08:32:19) Cíntia Costa: carola, em muita coisa… Se por um lado eles não se importam muito com o tipo de flor da recepção, costumam gostar de escolher as músicas da festa, por exemplo.
(08:32:31) Claudia: Olá Cintia, quanto tempo antes do casamento é legal planeja-lo, para q ele caiba no bolso?
(08:33:49) Cíntia Costa: Claudia, 1 ano é um bom tempo. Faça as contas: quanto do seu salário e do do seu noivo vocês podem poupar durante um ano? Quanto vocês receberão de ajuda (pais etc.)? É esse seu orçamento.
(08:33:58) Marina Narciso: Cintia, vale a pena comprar itens para o casamento fora do país? vc tem dicas?
(08:36:01) Cíntia Costa: Marina, depende do preço e do item. Existem sites gringos que vendem lembrancinhas muito lindas e por preços bons. Mas cuidado com o item. Comprar vestido, por exemplo, pode ser uma roubada. Pode ser que não sirva ou que venha com defeito, e você terá a maior dor de cabeça tentando trocar!
(08:36:09) Moderadora/UOL:

O blog sobre como organizar uma festa de casamento, de Cíntia Costa, virou o livro “Planejando Meu Casamento – Do Pedido ao Altar, Tudo na Ponta do Lápis” (crédito: Reprodução/Divulgação)
(08:36:12) Bia: Cintia, vc teria alguma sugestão para a dança dos noivos na festa? Meu noivo é super tradicional, mas queria fugir da valsa…
(08:37:50) Cíntia Costa: Bia, existem muitas opções além da valsa! Vocês podem dançar uma baladinha romântica, um estilo exótico como a salsa ou ainda uma coreografia famosa. Veja aqui algumas dicas para escolher a sua primeira dança: http://planejandomeucasamento.com.br/2009/08/08/a-valsa-dos-noivos/
(08:37:56) filha: cintia, qual roupa voce recomenda para mulheres que irao em um casamento que será numa chácara a noite em junho??
(08:39:31) Cíntia Costa: filha, a noiva deve usar um vestido longo. As madrinhas podem usar longo ou longuete. Para as convidadas, os curtos estão liberados. Como julho é uma época de frio, estolas, xales e boleros são uma ótima pedida.
(08:39:35) Wagner Silvino: pq as mulheres sempre acha feio o smokings… estou com mesmo problema da carola… quero casar com smokings..mas minha noiva não que aceitar! o que fazer?
(08:41:42) Cíntia Costa: Wagner, como eu disse, o smoking é um traje super formal e só combina se o casamento seguir este estilo. Se seu sonho é se casar de smpoking, converse com sua noiva e abra o coração. Afinal de contas, ela também tem sonhos em relação ao vestido de noiva que usará…
(08:41:45) Ma10: Boa noite…gostaria de saber qual o nº ideal de padrinhos a ser convidado quando se trata do religisioso e o civil juntos!?
(08:42:55) Cíntia Costa: Ma10, depende do número total de convidados e do tamanho da igreja. Não é elegante que fiquem todos abarrotados no altar!
(08:43:04) Bella: o que vc acha de um casamento de manhã com poucos convidados, eu estava pensando em servir uma feijoada, fazer uma coisa informal. neste caso, o que você acha de usar um vestido amarelo?
(08:44:45) Cíntia Costa: Bella, vestidos coloridos estão liberadíssimos em casamentos informais! Mas fuja de modelos muito formais, brilhantes ou com tecidos encorpados. Vestidos curtos, com saia rodada, de linho e seda são opções bacanas.
(08:44:54) Chris – Ctba: Olá, o que pensa sobre o bolo? É obrigatório ter? Penso em não fazer, só a mesa de doces mesmo…. obrigada
(08:46:52) Cíntia Costa: Chris, o bolo é um dos símbolos do casamento, mas não é obrigatório. Uma opção divertida é montar uma torre de bem-casados ou cupcakes, formando um “bolo” falso.
(08:46:57) celebrity: ha uma forma da noiva entrar na igreja sem o pai?
(08:48:10) Cíntia Costa: celebrity, a noiva pode escolher entrar sozinha ou acompanhada por um amigo ou familiar querido. É uma decisão muito pessoal e deve levar em conta como a noiva vai se sentir mais à vontade.
(08:48:26) Kizzy: o livro será atualizado??? pois seu blog é atualizado…. não tem medo do livro ficar defasado em vista do blog?
(08:49:54) Cíntia Costa: Kizzy, o livro é um manual básico e atemporal! Tem tudo que os noivos precisam para começar a planejar. E vocês sempre terão o www.planejandomeucasamento.com.br para saber de novidades, tendências e tudo mais.
(08:49:57) AMY: oi poderia me dizer como consigo comprar seu livro
(08:50:39) Cíntia Costa: AMY, neste link você encontra todas as lojas que vendem meu livro: http://planejandomeucasamento.com.br/2009/10/01/compre-o-livro/
(08:50:46) July: Poderia citar um breve passo a passo para o casamento ser perfeito?
(08:53:58) Cíntia Costa: July, para um casamento ser perfeito vocês tem que ter em mente a razão por trás de tudo. Se faltar dinheiro e não der para ter isso ou aquilo, se alguém não gostou disso ou daquilo, não importa. O que importa é que vocês se amam e querem compartilhar sua alegria com seus queridos.
(08:54:11) jefferson: qual a hora melhor para um casamento
(08:54:59) Cíntia Costa: jefferson, depende do estilo do casamento. Para casamentos informais, a manhã é o melhor horário. Para os glamurosos, a noite é perfeita.
(08:55:12) Kizzy: Começar a cotar e fechar preços com antecedencia e a pagar tbm com antecedencia, só p vc ter um idéia me caso em fevereiro de 2011, termino de pagar o vestido agora em abril…. eu e meu noivo nos adiantamos bastante!!!
(08:56:29) Cíntia Costa: Kizzy, é por isso que recomendo planejar com antecedência. Dá tempo de juntar dinheiro e de parcelar se necessário!
(08:56:32) Thomas: Boa noite Cíntia! Os bem-casados ainda são essenciais para a festa?
(08:58:26) Cíntia Costa: Thomas, o bem-casado é um símbolo muito tradicional do casamento. Eu fiz questão no meu. Se vocês quiserem economizar, podem fazer os próprios bem-casados. Veja a receita com vídeo lá no blog: http://planejandomeucasamento.com.br/2010/01/18/receita-de-bem-casado-com-video/
(08:58:30) Wagner Silvino: Cintia..tenho 8mil para casar… mas só fotografo tá dando 2000… igreja 400… vestido da noiva e arrumação da noiva 3000… arrumação da igreja 1000.. musicos 1000… bombons personalizados 1000… o que posso fazer com minha noiva..pra economizar… já que ela tá querendo fazer emprestimo…me ajuda?
(09:00:40) Cíntia Costa: Walter, empréstimo não é uma boa opção! Imagine como serão suas finanças depois de casados, tendo de pagar contas de água, luz, condomínio e mais as parcelas do empréstimo? A melhor opção é simplificar o casamento. Vocês podem fazer os convites, docinhos, decoração… Veja várias idéias para baratear a festa em http://planejandomeucasamento.com.br/category/faca-em-casa/
(09:00:46) Noiva Thais: Cíntia, na hora de endereçar o convite, quando eu vou escrever o nome de dois irmãos com seus respectivos namorados, como eu escrevo?
(09:01:18) Cíntia Costa: Noiva Thais, a melhor opção neste caso é fazer dois convites separados, um para cada casal.
(09:01:22) Fernando: Cíntia, por que existe aquela “historia” de que a familia da noiva é responsavel pela festa?
(09:02:17) Cíntia Costa: Fernando, antigamente, era costume a família da noiva arcar com a festa e a do noivo, com a lua-de-mel ou a casa nova. Hoje em dia, a realidade é que a maioria dos casais acaba bancando com os gastos com pouca ou nenhuma ajuda dos pais…
(09:02:26) nova noiva: quais são os principais e maiores gastos com o casamento??
(09:03:39) Cíntia Costa: nova noiva, o maior gasto é o buffet (espaço + comida). Por isso, esse é um dos primeiros fornecedores que os noivos devem procurar.
(09:03:42) Gel Pimentel: Cintia, sou casado há 15 anos só no Civil, tenho 3 filhos,(10, 08 e 06 anos), minha esposa sonha em casar na Igreja…vc acha que mesmo depois deste tempo ainda vale a pena realizar este sonho???
(09:05:02) Cíntia Costa: Gel, se este é o sonho dela, vale muito a pena. Às vezes, por causa das circunstâncias, os casais adiam o casamento e esse dia nunca chega. Fazer um casamento agora será uma forma de reacender o amor de vocês 🙂
(09:06:19) Cíntia Costa: Galera, muito obrigada pela atenção de vocês! Quem tiver mais dúvidas, pode escrever para [email protected] ou deixar um comentário no blog www.planejandomeucasamento.com.br. Aproveitem para dar uma passadinha no www.recemcasada.com.br, que mostra um pouco da vida depois da lua-de-mel. Um beijão!
(09:06:36) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Cíntia Costa e de todos os internautas. Até o próximo!

5 thoughts on “Íntegra do Bate-papo UOL com Cíntia Costa”

  1. Cecy disse:

    ahazol! li tudo na íntegra… 😛 quando vai ter outro? 🙂

  2. millena disse:

    Olaa Cíntia Costa, decidimos vasar de ultima hora nao quero nada muito grande,quero algo simple mas de conforto, pretendemos casar antes de agosto, mas nao temosmuito capital quer dizer nao temos nadaa oque voce acha que devemos fazer? pois são varios preparativos é muita coisa da ate desanimo =/

  3. P.S disse:

    Oiii

    Adorei….quando vai ter outro.

    Gostaria de ter a sua ajuda…..estou pretendendo fazer o meu casamento no inicio de 2010 e o orçamento esta super apertado, pois estou mobiliando a casa, uma amiga sugerio um casamento tropical e estou pensando na possibilidade o espaço e localizado em um club que tem uma ilha particular com verde, piscina e um salão….O que vc acha….aceito sugestões.

    Bjs!

  4. Beatriz disse:

    Olá td bem com vc?

    gostariz de saber quanto tenho que ter pra mim ter um casamento perfeito…não quero muito luxo,mas quero uma casamento e festa inesquecivel…Beijos

  5. Edilma disse:

    Amiga, gostaria de sua opinião e de quem quizer…pois tenho vontade de fazer meu casamento que será esse ano, as 10:00 da manhã! bom como a minha familia é do povão gosta de churrasco e feijoada…eu devo servi algo como canapes e alguns salgados como entrada e feijoada de almoço, pensei em fazer brunch, planejo algo confortavel e muito verde
    de ante mão agradeço sua atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *