Rituais e simbolismos para cerimônia de casamento

Rituais em casamento: velas que se unem no casório de Kalinka e Selotti.

Eu acho cerimônia de casamento algo muito bonito em si. Porém, para fugir da liturgia comum, muitos noivos optam por realizar pelos rituais no meio da cerimônia para simbolizar de maneira mais visual sua união.

Veja aqui algumas idéias para inovar na sua cerimônia e ter um casamento diferente.

  • Ritual do vinho

Vi no blog da Kalinka Cope e achei lindo! Noivo e noiva bebem vinho de uma taça de cristal e, depois, o noivo a quebra, simbolizando que nunca mais ninguém beberá naquela taça.

Para evitar acidentes com cacos de vidro, a taça é envolvida em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrada no chão, com o pé.

  • Ritual das velas

Cada noivo segura uma vela, que pode ser acendida por seus pais. Juntos, usam suas velas para acender uma terceira, que fica no altar, e apagam as suas individuais. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão uma só carne.

Outra opção é colocar no altar um castiçal de três lugares, com uma vela grande e acesa no meio, que simboliza Deus. Os noivos, que seguram velas apagadas, as acendem na vela do altar e colocam no castiçal. O gesto simboliza a formação de uma nova família, com Deus no centro (como na foto, do casório da Kalika).

  • Ritual da areia

O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida (duas cores diferentes). Juntos, depositam 0 conteúdo em um terceiro vaso, misturando as cores de uma maneira que ninguém jamais conseguirá separar.

É uma boa pedida para noivos de países ou culturas diferentes que, casados, formarão uma família com um pouco de cada lado, mas única.

  • Ritual da lavagem de pés

Esse eu vi no casamento da Sarah e do Renê. Primeiro, a noiva senta-se em uma cadeira e tira um dos sapatos, enquando o noivo pega uma bacia de porcelana e um jarro de água perfumada. Ele então lava o pé da sua noiva e o seca. Depois, ele se senta e ela repete o rito.

O costume vem da época da Bíblia (Jesus e seus discípulos viviam lavando os pés uns dos outros), e é um símbolo de humildade, serviço e amor ao próximo.

14 thoughts on “Rituais e simbolismos para cerimônia de casamento”

  1. Tayra disse:

    Cíntia,

    o lance das taças sempre acontece em casamentos judeus, mas sempre vi que o simbolismo é totalmente diferente:

    “O copo é colocado no chão, e o chatan quebra com o seu pé. Esse ato serve como uma expressão de tristeza com a destruição do Templo em Jerusalém, e proporciona ao casal sua identidade de povo Judeu. Um Judeu, mesmo no maior momento de sua alegria, tem em mente sua vontade maior ainda de reerguer Jerusalém ao seu mais alto jubilo.

    Outros explicam que essa é a últma vez que o noivo “pisa” em alguém. Em Israel, o copo é quebrado bem no começo, antes da leitura da Ketubá.

    Isso marca a conclusão da cerimônia. Com gritos de “Mazel Tov”, o chatan e a kallah oferecem uma alegre recepção para seus convidados, enquanto eles deixam a chupá e se dirigem ao quarto de Yichud, para terem o seu momento de privacidade.”

    Mas, vai saber se existem outros simbolismos, né!

    Pelo que vi, achei outros:

    Outros significados para a quebra do copo:

    Lembra as primeiras Tábuas da Lei, quebradas após o “Grande casamento” entre Deus e o povo de Israel; que somos mortais e devemos casar-nos e multiplicar-nos; que somos como vidro, que mesmo quebrado, pode ser reconstituído, como através de nosso sincero arrependimento somos perdoados.

    Ao som do copo quebrado, a atmosfera solene é rompida e substituída por danças e música. Todos devem animar os noivos expressando a alegria e apoio ao casal que constitui a partir deste momento, mais um elo na corrente de vida através da Torá.

    O casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico.

    beijo

    Tayra

  2. Adriele disse:

    Sensacional mesmo, hein? Tudo para deixar o momento mais bonito.
    Sem falar de rituais, foi em uma cerimônia muito bacana uma vez, na qual a noiva era evangélica e, o noivo, católico. Um padre e um pastor celebraram o casamento. Uma prova de tolerância religiosa e respeito!

  3. Laura Mesquita disse:

    Adorei achar essa lista aqui. Vou fazer o ritual das velas. Tem 15 meses que mexo com meu casório(será em agosto) e tive muita ajuda deste site.

  4. cristina disse:

    gostaria de saber o que seria o ritual das espadas, em um casamento.

  5. Cíntia Costa disse:

    Cristina, eu nunca ouvi falar nesse ritual… Alguém aqui sabe ajudar?

  6. karine disse:

    Amei! vou fazer agora em outubro/2011 nas minhas bodas de algodão.

  7. EMILIA GONÇALVES disse:

    o ritual das velas eu fiz no casamento da minha filha em 30/10/2004, e foi um sucesso, quanto ao das taças, é mesmo um ccostume Judeu, e para nós cristãos, não tem mesmo significado… o da areia tb. não gosto. façam o das velas, é muito rico em mensagem.

  8. Karina disse:

    Achei muito lindo o ritual da Lavagem dos Pés ! Estou pensando em usar para o Meu Casamento que acontecerá no próximo dia 11/01 …. Sou cristã e realmente ele simboliza amor e muita humildade….

  9. Cleide disse:

    A cerimonia da taça podemos adaptar ao casamento cristão da seguinte forma:
    O judeu em uma outra versão, fazia esta cerimonia com a mensagem de que por maior que fosse a alegria dos noivos,deveriam lembrar-se da tristeza pela perda de seus irmãos no holocausto e pela destruição do templo. Mas a esperança da vinda do Messias, os faz celebrar a reconstrução desse templo. Para nós cristãos, somos o templo feito pelas mãos de Deus onde habita o Espirito Santo. Ao celebrarmos a alegria do casamento, os dois se tornam uma só carne reconstruindo suas vidas como um só templo, formando uma nova familia que glorificará a Deus até a volta de Cristo Jesus, a quem esperamos com amor ardente. Na biblia a noiva tipifica a Igreja e o noivo a Jesus! Ass.Pra.Cleide. Maranata! Deus abençoe a todos.

  10. Cleide disse:

    Definição de Maranata: Ora vem Senhor Jesus!

  11. João E. Francisco disse:

    gostei dos rituais. O das espadas só os vi em casamentos de soldados das forças armadas. Na saída dos nubentes, faz-se um cordão de oficiais com fardas especiais munidos com suas espadas. No momento em que os noivos se aproxima do cordão, eles as levantam cruzando-as no alto e os noivos passam por baixo até o outro lado. Significando que após a proteção divina os nubentes também gozarão da proteção e cobertura dos seus companheiros.

  12. Maria de Lourdes Cardoso de Souza disse:

    Sou celebrante de casamento amo ler sobre cerimonias diferente. Ainda bem que temos varias formas de celebrar o amor, pois o amor é maior de que qualquer preconceito religioso. Cada noiva é unica, e cada casal tem a sua história.O importante é celebrar a vida.

  13. Jecilene disse:

    Amei o ritual da lavagem dos pés irei fazer no meu casamento ❤️

  14. Cíntia Costa disse:

    Que legal, Jecilene!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *