Buffet de casamento com comidinhas vegetarianas gostosas

Não é fácil encontrar buffets de casamento que contemplem no cardápio opções de pratos para quem segue algum tipo de restrição alimentar, como os vegetarianos. Em geral, as opções sem carne (nem frango, nem peixe) são poucas e nem sempre muito gostosas.

Como não sou vegetariana, confesso que nunca prestei muita atenção a isso até o dia do coquetel do PMC, quando uma das convidadas, a Natane Tamasaukas, vegetariana, ficou super feliz e bem impressionada com o cardápio oferecido pelo buffet Mônica Dajcz. Pedi para ela dar seu depoimento!

Comida vegetariana para casamento - Buffet Monica Dajcz

Buffet de casamento Monica Dajcz

Buffet de casamento Monica Dajcz

“Eu tenho um sério problema em casamentos. Não que eu não goste, porque, cá entre nós, eu adoro. Sou chorona em cerimônias, adoro um pró-seco e vivo inaugurando a pista de dança dos meus amigos que já passaram para o lado dos casados.

Mas ninguém vive de ar, né? E aí que mora o meu ‘probleminha’. Sou vegetariana e, infelizmente, preciso admitir que os brasileiros não se acostumaram muito com esse, digamos, estilo de vida.

E já que estamos falando de casamento, vamos à verdade: os casamentos (buffets, organizadores de cerimônias e afins) sempre acabam esquecendo de gente como eu. Os salgadinhos são cheios de salmão, frango; as entradas com os carpaccios da vida; os pratos só trazem carnes mil.

De vez em quando, chegam uns seres iluminados e decidem criar cardápios sem preconceito. E é justamente por causa disso que estou aqui: na festa do Planejando Meu Casamento, o pessoal do Mônica Dajcz serviu uma amostra do que costumam preparar para casamentos afora.

Assumo que comi umas barrinhas de cereal antes de ir porque estou bem acostumada com as ‘restrições alimentares’ que enfrento todos os dias (por pura opção, é claro). Pisando no espaço (belíssimo, aliás), um dos garçons chegou com pequenas porções de sopa de abóbora. Perfeito para o frio que passamos naquele dia. O creme não tinha carne seca, nem bacon, nem nada animal. E que delícia! Na segunda rodada, puxei duas tacinhas de sopa e deixei uma na mesa. Nada elegante, mas acostumei a garantir o meu jantar.

Estava eu lá, toda feliz com a sopa deliciosa e outras de entradinhas também sem carne ou peixe, quando chegamos ao momento ‘prato principal’. Uma das opções foi um dos melhores risotos que eu já comi até hoje. Sem brincadeira. Talvez por ser servido em pequenas porções e feito ali na hora (idéia que deveria preceder todo e qualquer risoto), o risotinho de brie e espinafre frito estava divino. E sem carne.

No final do prato, percebi que comer as barras de cereal antes de chegar à festa não foi uma boa estratégia… Não consegui repetir, mas sonho com o dia em que serei convidada para outro casamento com os mesmos pratos.

Bom, moças e moços casadoiros, deixo aqui um pedido: lembrem-se dos convidados vegetarianos. Vocês não têm idéia como ficamos felizes quando há, pelo menos, uma ou duas opções nos buffets para nós. Vocês garantem um jantar saudável e, de quebra, elogios por agradar 100% dos convidados. ”

Eu, como anfitriã do evento, fiquei super feliz de ver minha convidada tão satisfeita na festa! Fica a dica para quem tiver vegetarianos na lista de convidados do casamento!

Confiram abaixo o cardápio servido pelo buffet Mônica Dajcz no dia do evento! Percebam que há opções de carnes também, agradando a todos!
Coquetel degustação

  • Carpaccio com molho da casa na telha de sementes
  • Tartar de atum com creme de mostarda e dill na torrada de brioche
  • Pao de especiarias com fromage e pêra caramelada
  • Polenta cremosa com cogumelos orientais e azeite trufado
  • Moquequinha de lula sobre pirao
  • Robalo com molho de hadoque
  • Creme de abóbora e curry

Prato quente

  • Risotinho de brie e espinafre frito
  • Tagliatelle com file de cordeiro wafer de parmesão e alecrim

Bebidas

  • Refrigerantes diet e normal, agua mineral e gasosa, club soda e gelo
  • Café com madeleines

Serviço

Buffet Mônica Dajcz
www.monicadajcz.com
11 3873. 6581 | 3672. 1356
Rua Aurélia, 40, Vila Romana, São Paulo

Foto: Pepa Comunicação

Gostaria de agradecer novamente a todos os parceiros envolvidos no evento.

Arranjos florais especiais: Alessandra Lima

Docinhos: Atelier  Mariza Doces

Local: Caza 324 (um espaço ótimo para mini wedding!)

Sonorização: DJ Pelé

Bebidas: JMatos

Organização e assessoria: LaMabelle

Buffet: Monica Dajcz

Foto: Pepa Comunicação

Material impresso: SV Design

14 thoughts on “Buffet de casamento com comidinhas vegetarianas gostosas”

  1. Simone disse:

    Muito legal!!!

  2. Glauce disse:

    Eu sei mto bem o que a Natane passa, também sou vegetariana. Nossa, lembrei que teve casamento que só tinha jantar e eu fui lá toda faminta me servir, quando cheguei na mesa a única coisa sem carne era o arroz branco, até salada tinha presunto e frango. rsrs

    Como nós, brasileiros, não somos acostumados com restrições alimentares nem pensamos nessa possibilidade quando vamos oferecer um almoço ou jantar, seja em casa ou numa festa.
    Mas existe muita gente com restrições, como muçulmanos, adventistas, pessoas alérgicas, intolerantes à lactose, fora o tanto de gente q não consome bebidas alcoólicas ou refrigerantes.

    É mta coisa pra lembrar, né? Mas acho super sensato e delicado perguntar aos convidados sobre restrições alimentares, mostra que a gente se preocupa em agradá-los.

    Acredito que uma boa salada e um prato sem carne ou queijo sempre vai agradar a essa minoria e ainda incentiva o pessoal a comer coisas gostosas e saudáveis!!!
    PS: Deu água na boca de ler seu post! rsrs! ADOREI! =) Bjos!

  3. Oksana disse:

    Eu sou vegetariana e – sente o drama – o buffet do meu casamento também será assim. Sei que muita gente fica escandalizada e acha uma “falta de respeito” com os convidados. Mas como ser vegetariana é para mim uma opção ética, creio que seria um desrespeito comigo mesma servir carne de qualquer animal no meu casamento.
    Não quero impor a ninguém meu estilo de vida, não quero obrigar ninguém a adotar os mesmos princípios que eu sigo. É só uma refeição na vida, e acredito que ninguém vai morrer com isso.
    Recebi até agora propostas de cardápio e orçamentos de 3 chefes diferentes (moro em Curitiba). Ah, a refeição será um brunch. Tem coisas deliciosas e acho difícil alguém passar fome por falta de opção… E NÃO, VEGETARIANO NÃO VIVE SÓ DE SALADA! Pães, massas, tortas, quiches, molhos, recheios variados, funghi, tomate seco, palmito, aspargo, queijos, shitake, champignon, pesto, ovos… Tanta coisa gostosa!
    Espero realmente que meus convidados consigam curtir o meu big day livres de preconceito! 🙂

  4. Cíntia Costa disse:

    Oskana, pelo que você descreveu, seu cardápio estará muito gostoso! É capaz de os convidados “carnívoros” nem perceberem a falta de carne! 🙂

  5. Ana Paula disse:

    Semana passada fui ao um casamento em um espaço muito especial, lindo e o mais importante não é caro. Fica no Lago Norte/Brasilia. A noiva falou que não gastou mais de 20 mil e ficou tudo muito lindo.
    Quero compartilhar este espaço, pois os valores de casamento hoje são exorbitantes. Amigos meus já deixaram de casar por conta dos valores: Só sei o email do local:[email protected]. Temos que divulgar estas opções, nós merecemos. Bj

  6. Cíntia Costa disse:

    Oi Glauce! É isso mesmo, super delicado! Obrigada, Simone :).

  7. Glauce disse:

    Oksana, eu queria ter tido sua posição. No meu casamento eu servi 2 pratos com carne, pq me convenceram. Fiquei com mta dor no coração, mas meu marido não é vegetariano, então acabei cedendo. Acho q se fosse hoje eu não serviria, me viraria pra escolher pratos bons. =)

  8. Oksana disse:

    Cíntia, a opção pelo brunch ajuda sob vários aspectos. Combina com o horário (finalzinho de uma manhã de domingo); com o local (uma linda chácara); com crianças (mais fácil para os pequenos encontrarem algo que gostam do que em um menu de jantar ou almoço metido à besta) e também com o vegetarianismo, já que não vai ter proteína de soja nem bife de glúten ou coisas conhecidas como “comida de vegetariano”. Tem muita opção gostosa de pratos quentes e frios pra um brunch. Já num almoço ficaria mais complicado servir só massa e salada, né? Vários amigos que souberam do meu cardápio concordaram com você: “é capaz de os carnívoros nem repararem”, mas sei que sempre vai ter alguém insatisfeito. Paciência!
    Glauce, meu noivo também não é vegetariano, mas já foi, e hoje come só frutos do mar. Felizmente ele me apoia 100% nessa decisão. Só posso mesmo me manter firme por conta disso, e também pelo fato de nós dois estarmos bancando tudo. Se fossem nossos pais, seriam mais difícil, né?
    Às vezes a gente se obriga a ceder pela felicidade dos outros… O problema é que mesmo cedendo – e muito – jamais será possível agradar a todos, então vou pela minha consciência e pronto, colocando muito carinho em cada escolha e torcendo para que os convidados sintam esse carinho no meu grande dia! 🙂

  9. Marcela disse:

    AMEI o post!!!

    Eu e meu namorado também somos vegetarianos e passamos por várias situações problemáticas por causa deste estilo de vida que resolvemos seguir.

    E além da vantagem ecológica citada a cima, eu acredito também que, dependendo das escolhas, possa ficar mais barato sem a carne tbm. Porque a carne é cara!

    Um abraço!!!

  10. Dane disse:

    Oksana, meu noivado foi 100% vegetal e todo mundo repetiu o prato! Sério! Todo mundo repetiu… e não tinha só salada como alguns pensaram.. hahah
    Então, fique tranquila, todo mundo vai adorar e nem vão sentir falta dos pratos sanguinolentos
    xD
    Um beijo!

  11. Regina de Paula Contini Pietscher disse:

    Gostaria de saber alguns menus de crepes, com opções para vegetarianos, para mais ou menos, 40 pessoas.
    Desde já agradeço vossa atenção

  12. Cíntia Costa disse:

    Olá, Regina! Encontrei um link com idéias para você: http://www.buffetdaycrepe.com.br/cardapio.html

  13. buffet infantil guarulhos disse:

    Adorei o site muito bom

  14. Li disse:

    Uma boa salada com mix de folhas verdes, deve compor uma mesa bem posta. Melhor ainda, se estes vegetais, são orgânicos e colhidos horas antes de ser colocado à disposição dos convidados. Uma horta orgânica faz grande diferença numa mesa bem posta, e qualquer convidados que saborear as folhas de uma bela salada verde orgânica, percebe imediatamente que o sabor é diferente. Parabéns ao excelente assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *