Dicas para acalmar a ansiedade pré-casamento

Toda noiva sabe o que é ansiedade. Não importa se o casamento será pequeno ou grande, caro ou econômico. São tantos detalhes, contratempos, tanta sensação de que não vai dar tempo de cuidar de tudo… É super comum chegar àquele ponto em que os outros chamam a gente de “bridezilla” (mistura de noiva, em inglês, com o mostro Godzilla).

Aqui vão algumas dicas de quem já passou por isso (e já acompanhou tantas noivinhas na mesma situação!) para que você não deixe a ansiedade atrapalhar esta fase única!

Noiva ansiosa. Foto: Fernanda Sharon.

Foto (lindíssima, diga-se!): Fernanda e Sharon.

1) Organize

A falta de controle sobre os preparativos (mal que, em pelo menos alguma fase do casamento, atinge dez em cada dez noivas) é a mãe da ansiedade.

Baixe as planilhas de organização de casamento aqui do blog. De tempos em tempos, faça uma lista de status geral. Veja o que está encaminhado, liste o que falta resolver e atualize o que andou. Saber em que pé estão as coisas ajuda a dar sensação de controle!

2) Simplifique

No começo, é normal a gente querer personalizar tudo, cuidar de cada mínimo detalhe. A gente quer saber da barra do vestido da madrinha, da cor do banco de madeira da igreja, do aromatizador de ambiente do banheiro do buffet.

Na real, quanto mais detalhes, mais trabalho! Simplificar economiza dinheiro e rugas :). De repente, vale aceitar a sugestão da sua decoradora em vez de escolher cada flor de cada arranjo, sabe? (Vale lembrar aqui aquela reflexão que fiz no blog outro dia: Por que é tão caro casar?).

3) Aceite ajuda

Nada de querer ser a Super Noiva. Organizar um casamento é tarefa pesada! Você está cercada de pessoas que te amam, certo? Mãe, pai, sogros, padrinhos, madrinhas… Deixe que eles participem deste momento te ajudando a resolver as pequenas coisas que aparecem no caminho! Vale pedir ajuda para distribuir convites, degustar doces, escolher flores… Assim, eles se sentirão especiais e, de quebra, deixar o processo mais leve (vejam o depoimento da Débora, que contou com a ajuda da família para montar a própria decoração do casamento!).

4) Cuide do relacionamento

O seu relacionamento com o noivo é a coisa mais importante do casamento. Afinal, toda essa festa é para comemorar a união de vocês, lembra? Quando perceber que vocês estão brigando por coisas bobas, tipo o recheio do bolo, lembre disso! Ouvi uma vez uma dica interessante quando estava noiva: instituir, de vez em quando, uma noite em que é proibido falar de casamento. Vão ao cinema, a um restaurante; não vale tocar no assunto, só vale curtir e namorar! Acho que vale até outro post, né? :).

5) Desapegue

Gente, tem jeito não. Sempre dá algo errado em qualquer casamento. Aliás, em qualquer evento: aniversário, festa corporativa, bodas… Isso acontece porque, por mais perfeccionista que a noiva seja, ninguém é capaz de controlar tudo.

Pode chover, um fornecedor pode furar, sua madrinha pode passar mal, o padre pode errar o nome do noivo. Mil coisas podem acontecer e isso foge do seu controle. Não adianta esquentar a cuca por aquilo que você não pode controlar. Foque naquilo que pode e, quando acordar no dia do seu casamento, olhe-se no espelho e prometa a si mesma que nenhuma surpresa vai estragar esse dia tão esperado! Ligue no modo zen e se carpe diem!

7 thoughts on “Dicas para acalmar a ansiedade pré-casamento”

  1. Carlinha disse:

    Tudo anotado… agora vamos fazer o possível para colocar em prática!! he he he

  2. Rebeca disse:

    Concordo plenamente com todas as dicas!!!

  3. Adrielle disse:

    Nossa, essa planilha me ajudará muito! As suas dicas vieram no momento certo, porque percebo que eu e meu noivo estamos brigando por tudo e qualquer coisa, tudo por causa do estress que dá casar, rs. E olha que ainda faltam 09 meses….

  4. Gerson Paes disse:

    Hahahaha… o padre errar o nome… isso me fez lembrar do meu casamento que, foi em 2002. O Padre, ao invés de dizer Gerson e Rubia, disse Gerson e Rubens!!! Poxa… além de errar, me fez casar com um homem!!! Eu morri de rir.

    Mas é isso mesmo… eu que fotografo a noiva desde o Making Of percebo que as melhores fotos são das noivas mais tranquilas e relaxadas… tem noiva que fica tensa, preocupada, fica com o celular o tempo todo. Isso só faz com que elas fiquem de cara amarrada e tensa… relaxem! As fotos vão ficar muuuito mais legais!
    E daí se der errado? Sempre dá… é só um “causo” a mais pra contar na sua vida. Curta o dia! Sorria! Sinta-se apaixonada e amada!

    Quer dicas? Converse com seu fotógrafo, ele também poderá dar boas dicas de vários assuntos, até decoração, iluminação…

  5. Natalia disse:

    Estou baixando agora as planílias! Faltam 2 meses e parece que tem tanta coisa pra fazer ainda… Por mais que eu seja organizada, mas tem hora que parece fugir do controle! E também a cada semana invento uma coisa…
    Obrigada pelas dicas!

  6. mai:: disse:

    so faltam 60 dias….haaaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *