Como encontrar o cartório para casamento civil

Uma amiga escreveu pedindo ajuda para encontrar o cartório para casamento civil e resolvi escrever este artigo. Você sabia que não pode escolher qualquer cartório? Os noivos devem escolher entre duas opções: o cartório de registro civil mais perto da casa do noivo ou da noiva.

Neste artigo, você verá como descobrir qual é o cartório responsável pela área da residência dos noivos, e também entender como fazer casamento civil fora do cartório (o famoso casamento com efeito civil, que pode ser num salão, numa igreja ou onde os noivos quiserem). Confira!

Lista de cartórios de registro civil

Clique no botão abaixo para descobrir todos os cartórios de registro civil do Brasil e pesquisar por localidade. Você também pode jogar no Google o nome do seu bairro e cidade + “cartório de registro civil”.

A dica é ver qual é o mais perto e ligar para confirmar – eles pedirão o endereço e informarão se são o cartório responsável pela sua área ou indicarão o correto.

Como escolher o cartório para o casamento civil

Casamento civil no cartório

O casal só pode escolher o cartório mais próximo da residência de um dos dois. Infelizmente, os noivos não podem escolher outro cartório além dessas opções para dar início à papelada.

Casamento civil fora do cartório

Casamento civil em diligência

Se você, porém, não curtir o ambiente do cartório responsável pela sua área de residência, pode fazer um casamento civil em diligência – ou seja, pagar uma taxa para o juíz de paz realizar a cerimônia no local de sua escolha (salão de festas do seu prédio, uma sala de eventos bonita em um hotel, a cerimônia do seu casamento e onde mais você quiser…). Aí, você pode caprichar na decoração e emendar uma festinha para a família!

Casamento religioso com efeito civil

Outra opção é fazer o casamento religioso com efeito civil, que é realizado por uma autoridade religiosa autorizada, e não por um juiz de paz, e em que os noivos recebem um termo de casamento que deve posteriormente ser levado ao cartório para que seja convertido em certidão de casamento.

O casamento religioso com efeito civil pode ser realizado na igreja ou em um buffet, por exemplo.

Mais conteúdos sobre casamento civil

Se vocês estão na fase de se preparar para dar entrada no casamento civil, aqui vão alguns artigos do blog que podem ser super úteis para o casal:

E-book Planejando Meu Casamento.

7 thoughts on “Como encontrar o cartório para casamento civil”

  1. Thaila disse:

    Como achar meu cartórios

  2. Karina Pereira dos Santos disse:

    Moro no Jardim Vitória 2 qual é o meu cartório que posso casar.

  3. Cíntia Costa disse:

    Karina, você clicar em “lista de cartórios de registro civil no Brasil” e consultar filtrando pelo seu estado e, depois, pela cidade para ver quais são as opções mais próximas da sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *