7 passos para planejar um casamento perfeito

Casamento com chuva de pétalas. Foto: Sônia Colvara.

Sonhem

O casamento perfeito começa com um sonho. O sonho de um casal que deseja passar a vida juntos e quer comemorar este rito de passagem com pessoas amadas da maneira mais romântica e linda que já se viu. O primeiro passo, então, é esse: imaginar o que é o casamento perfeito.

Alinhem seus sonhos

O segundo passo é alinhar os sonhos dos dois. Casamento de dia ou de noite? Pra um monte de gente ou mini wedding? Tradicional ou moderninho? Na praia ou na cidade? Conversem, sonhem juntos e cheguem a um ponto comum: o casamento perfeito para vocês.

Façam as contas

Casamento é um troço caro. Então, assim que começarem a sonhar e alinhar seus sonhos, é preciso também ser pragmático e colocar tudo na ponta do lápis. Quanto dinheiro vocês tem para isso (vejam aqui como definir o orçamento do casamento)?

Informem-se

Assim que vocês começarem a pedir orçamentos para os fornecedores, sinto informar, mas bate um desânimo. Tudo é tão caro… A impressão que vai dar é que vocês não vão conseguir fazer nem o mais mixuruca dos casamentos. Mas existem mil e uma formas de economizar – e a gente ensina mil delas no nosso best-seller livro do Planejando Meu Casamento e aqui no blog.

Organizem-se

Organização é tudo na vida de um casal de noivos. Desde a lista contagem regressiva (com o que fazer mês a mês) até planilhas de organização de casamento, temos várias ferramentas para te ajudar… O importante é não deixar que o planejamento do casamento vire uma bola de neve de estresse!

Tenham disciplina

É normal os gastos do casamento passarem um pouquinho do planejado… A lista de convidados sempre fica um tico maior do que vocês tinham pensado, tem sempre aquele detalhe que vocês tinham esquecido e que gera um gasto extra… Mas é preciso ter disciplina para se manter dentro do orçamento e não deixar a coisa sair do controle! Recomendo ler o post “Estou gastando demais com o casamento?“.

Foquem no que importa

Enfim, o último passo do casamento perfeito é: foco no que importa, o amor e o relacionamento de vocês. Vocês podem fazer de tudo para ter uma festa incrível, perfeita, inesquecível… mas depois que vai todo mundo embora, com as bolsinhas cheias de bem-casados, o que vai ficar são vocês dois e a vida de casados. Quando tudo estiver dando errado, lembrem disso. O que importa é o motivo da celebração, e não a celebração em si!

Foto: Sonia Colvara.

2 thoughts on “7 passos para planejar um casamento perfeito”

  1. Luana Lima disse:

    O mais importante acho que é não extrapolar muito o orçamento, e manter sempre o foco no que é importante: o casal!

    Beijos

    http://luavaicasar.blogspot.com.br

  2. Cíntia Costa disse:

    Verdade, Luana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *