Guia: pajens e daminhas de honra para casamento 105


Guia de daminha de honra e pajem de casamento

Quem nunca deixou escapar um suspiro ao ver a entrada de uma daminha de honra ou pajem em um casamento?

As participação de crianças na cerimônia é uma forma de representar o amor em sua forma mais inocente. Sua participação é esperada e muito apreciada!

Aqui vai um pequeno guia sobre como convidar, vestir e orientar daminhas e pajens no seu casamento.

A partir de qual idade a criança pode ser daminha ou pajem?

O ideal é a partir dos três anos. Crianças mais novas podem causar imprevistos, como ficar com medo diante da igreja cheia e não querer atravessar a nave ou sair correndo em direção à mãe no meio do caminho.

Uma forma bacana de incluir crianças muito pequenas é fazer com que entrem de mãos dadas com um irmãozinho mais velho, por exemplo. Elas se sentem mais seguras.

Precisa ser parente?

Não precisa, mas é bacana que a menina ou o menino tenham alguma relação com os noivos. Afinal, são convidados de honra!

Quem paga o traje da criança, noivos ou pais?

O ideal é os noivos pagarem, mas vai de combinar com os pais da daminha ou do pajem. O importante é lembrar que, se você não vai pagar, não pode exigir uma roupa cara – é muito deselegante e pode desestimular os pais de deixarem a criança participar.

Que roupa as daminhas e pajens devem usar?

Existem muitas opções de roupinhas, mas a escolha deve ser feita de acordo com o horário do casamento, assim como acontece com os trajes dos adultos. Geralmente, as daminhas usam vestidos brancos com detalhes coloridos e sapatos de festa e os pajens, terninhos ou conjuntos de calça e camisa, com sapato. As cores não precisam combinar com a decoração.

O mais importante é que a roupinha seja confortável. Se a saia estiver pinicando, o sapato apertando o pé, a criança vai ficar irritada e irriquieta, e não vai ser legal nem pra ela, nem pra você.

Quem cuida da criança até a hora da sua entrada?

A mãe ou a cerimonialista, dependendo do grau de independência da criança. É importante que as mais novas não precisem esperar muito, pois costumam ser mais impacientes e podem se cansar.

O que as daminhas e pajens podem levar?

As crianças costumam participar dos casamentos levando ao altar objetos que serão usados na cerimônia. O mais comum é uma almofada ou cestinha com alianças, mas no meu casamento, minha daminha levou a Bíblia que o pastor usou. No casamento do meu primo Bruno e da Mariane, o pajem levou a chave do apartamento onde eles iam morar, para o pastor abençoar.

Qual é a hora certa de a criança entrar?

Depende do objeto que ela carregará. Se for algo que será usado desde o início da cerimônia (como a Bíblia), ela pode entrar logo no começo, depois do noivo. Se forem as alianças, ela entra somente no meio da cerimônia, na hora da troca de votos.

Que detalhes podem deixar a entrada das crianças mais especial?

Ao longo do caminho, a daminha pode jogar pétalas no tapete ou entregar rosas para as convidadas da ponta de cada banco.

Que tal substituir o tradicional buquezinho por um buquê de pirulitos ou um ursinho de pelúcia? Deixa as crianças mais à vontade e mais fofas!

Também acho bacana que a entrada delas seja embalada por alguma música que remeta à infância, como temas de filmes infantis (no meu casamento, uma das daminhas entrou com o tema de A Bela e a Fera).

Precisa de convite especial ou lembrancinha?

Não precisa, mas é gracioso. É importante que, além de ter o consentimento dos pais, a criança queira participar. Por isso, vale convidar pessoalmente, explicando que seria uma honra para você que ela ocupe este cargo tão importante.

Depois, agradeça a gentileza presenteando-a com uma caixa de chocolates ou outros docinhos.

Foto: Alfa Foto no casamento da Mayra e do Michel.

Tem mais dúvidas ou idéias? Deixe nos comentários!


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

105 thoughts on “Guia: pajens e daminhas de honra para casamento

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Raphaella! Seu noivo vai entrar com quem? Pergunto porque, usualmente, a mãe da noiva entram com o pai do noivo, para que o pai da noiva possa entrar com a noiva e a mãe do noivo, com o noivo. Então, no seu caso, a esposa do seu irmão poderia entrar com o pai do noivo, e você com seu irmão, enquanto seu noivo entra com a mãe. Será que funciona?

  • Allana Toledo

    Olá Cíntia! Boa noite!
    Veja só vou estou com uma dúvida, eu e meu noivo temos 07 sobrinhos no total são 06 homens e 01 menina, os dois meninos mais velhos tem 18 e 15 anos, temos carinho demais por todos.
    Gostaria de saber se não vai ficar sem graça eles entrarem antes de mim na cerimônia?
    Aaa um tem 2 metros de altura e o outro 1,90.
    Um abraço!

  • Luana

    oi tenho 11 anos vou ser porta alianças do casamento da minha tia minha prima mais nova de 1 ano vai entrar no casamento mais com uma placa escrita ¨daminha em treinamento¨. a ideia é legal?

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Allana! O que eu mais gosto em casamentos é que cada um faz como gosta, e assim não tem como ficar sem graça. Então acho que pode ser bacana eles entrarem antes de você, sim! Seria interessante que estejam levando algo, como a Bíblia que será usada na cerimônia, ou aquelas placas de “Lá vem a noiva!”, para não entrarem de mãos vazias. Depois conta pra gente o que decidiu! Abraço!