Festa de casamento barata na balada

Festa de casamento: papéis no chão e noivos dançando. Foto: Rafael Karelisky.

Foto: Rafael Karelisky.

Os casais com orçamento apertado costumam optar por recepções mais simples para o final do casamento.

Servem bebidas e bolo para brindar a união ou até um coquetel (veja mais tipos de recepção).

Compare preços de pulseiras de neon, óculos coloridos de plástico, acessórios pisca-pisca, perucas e outros artigos para festa.

A parte ruim é que, dessa forma, fica de fora da celebração um dos detalhes mais animados: a curtição da pista de dança.

Uma saída criativa para não abrir mão dessa parte da festa é esticar o casamento em uma balada – onde cada convidado paga a própria entrada.

Pode ser um programa para padrinhos e familiares, com quem os noivos combinam um encontro em uma casa noturna após o término da cerimônia na igreja (e os cumprimentos). Convidando apenas os íntimos, não há constrangimento.

Outra idéia é fechar uma parte de um estabelecimento para seus convidados, acertando com o dono do local um valor pela reserva. O gasto é sensivelmente menor que o do aluguel de um salão. Além disso, não é preciso pagar pelo DJ, o sistema de som e os efeitos de luz.

  • Como convidar

Pode parecer indelicada essa história de cada um pagar o seu, mas quem conhece a situação financeira de vocês certamente entenderá. Irão à festa aqueles que fazem questão de participar deste momento especial.

Para que os convidados possam se planejar com antecedência, inclua um flyer no convite informando o local da festa e o preço de entrada. Uma dica para não parecer deselegante é este convitinho ser feito em nome dos padrinhos.

  • Como escolher o local

Prefiram um espaço que já conheçam ou visitem algumas casas. Na hora de bater o martelo, levem em conta a localização (quanto mais perto do local da cerimônia, melhor) e lembrem-se de escolher um lugar com um preço que caiba no bolso dos seus convidados, para que todos possam participar sem sacrifícios.

  • O que servir

Geralmente o valor pago na entrada dá direito a bebidas (e o limite de limite de consumo pode ser negociado com a casa). Os noivos podem também oferecer algum tipo de comida. O ambiente descontraído permite até lanches simples, como sanduíches de metro.

Compare preços de vinho, cervejas e outras bebidas.

  • Como animar a festa

Para deixar a festa ainda mais animada, ofereçam adereços como pulseiras de neon, óculos coloridos de plástico, máscaras, perucas, chapéus…

Isso tudo pode ser encontrado a preços bem populares em centros de comércio especializado, como a Rua 25 de Março, em São Paulo (veja uma lista de lojas com artigos para festa na 25 de Março).

49 thoughts on “Festa de casamento barata na balada”

  1. virginia disse:

    era tdo que eu estava precisano.shou de bola

  2. Nayla disse:

    Gente vcs não teem ideia de como me ajudaram, muito obrigada, desde os convites até o sim seram vcs que me ajudaram. Não tenho nem palavras para dizer o quanto sou grata!!!!

  3. Thaina disse:

    No caso de um casamento de manhã onde cada um paga o seu, não terá balada. Um som leve eu acho que fica melhor? Gostaria da opinião de vcs. É deselegante fazer a cerimonia em um clube de manha e o almoço fica por cada um, claro que bolo e demai coisas não só o almoço( buffe contratado) e acho que o refri. E como colocar no convite. Me ajudem por favor.

  4. Thaina disse:

    Complementando o comentário acima.A cerimonia será realizada no salão , ele é bem amplo e tem uma vista muito bonita.

  5. gostaria de mais informações sobre a elaboração do flyer anexado ao convite de casamento, ou um exemplo de flyer avisando que será cobrado a entrada no estabelecimento.

  6. Priscilla disse:

    Olá!!! Estou querendo preparar uma festa de casamento bem simples, tenho poucos recursos e gostaria de saber o que poderei fazer para que seja uma festa sem demora, a cerimonia acontecera na igreja e a recepção no salão da propria igreja, me ajude a organizar de uma maneira que as pessoas se sintam a vontade…Obrigada( não tem bebida alcoolica)

  7. Rosemary disse:

    Olá, Pretendo me casar em julho desse ano, e tudo que encontrei até agora e muito caro. Gostaria de uma festa onde meus convidados fiquem avontade, não tenho como gastar muito por favor me de uma luz de como organizar a festa.
    Desde já agradeço a atenção.

  8. néia disse:

    olá.
    me caso em outubro e não dá para pagar o cerimonial, se alguem souber como organizar a entrada e a saida do cortejo na igreja..por faver me envie..
    desde já agradeço

  9. Felippe disse:

    Olá, pretendo me casar dentro de um ano (06/03/2010) pela manhã e não dispomos de muits recursos. Pra falar a verdade, no momento, estou até desempregado. Gostaria que alguém me desse dicas de como preparar uma festa simples, de preferência um almoço, que não gaste muito. Se conhecerem algum local interessante para a realização do evento na Zona norte da capital do RJ, por favor, indiquem também. Me ajudem , por favor. É um sonho que quero realizar!!!!

  10. Juliana disse:

    Boa noite
    Gostaria de algumas dicas para uma festa para 150 pessoas sem gastar muito, na minha cidade não tem balada.
    Por favor me ajudem.
    Obrigada
    Juliana

  11. Lucineia disse:

    Gostaria de saber se não é correto servir churrasco numa festa de casamento às 19h?

  12. Julia disse:

    Adorei a dica muito importante e sem ser deselegante. Obrigada vocês me ajudaram bastante.

  13. ERICA disse:

    Olá!!! Estou querendo preparar uma festa de casamento simples e bonita, tenho poucos recursos e gostaria de saber o que poderei fazer para que seja uma festa sem demora, a cerimonia acontecera na igreja e a recepção no salão da propria igreja, me ajude a organizar de uma maneira que as pessoas se sintam a vontade…Obrigada( não tem bebida alcoolica)

  14. Cíntia Costa disse:

    Oi Erica. Se quiser uma festa rápida, a melhor maneira é não servir coquetel nem jantar. Que tal uma festa estilo bolo e champanhe, só que com refrigerantes e sucos? Enquanto vocês recebem os cumprimentos, os convidados comem o bolo e depois a festa acaba. Mas tenha em mente que isto é apenas uma recepção rápida. Beijos

  15. Gleydislaine Chaves disse:

    Olá, estou planejando meu casamento para realizar-se no mês de Novembro ou Dezembro de 2012, porém estou com dúvida na data pois gostaria de saber se no mês de Dezembro os serviços para casamento são mais caros que nos outros meses.Tambem gostaria de saber a melhor de planejar somente a recepção do casamento pois não vou fazer um casamento tradicional, ou seja não haverá cerimonia, somentea união civil, no cartório, e no salão gostaria que tivesse uma decoração básica e a mesa do bolo, eu e meu noivo não estaremos vestidos á carater porém gostaria de uma sugestão de vestido e da roupa do meu noivo. O cardápio já foi definido faremos churrasco bem descontraído mesmo porque nossas familias são simples e faz mais o nosso estilo. Voltando a festa vamos nos casar no civil e no salão um religioso dará a benção e fara uma breve reflecção. Gostaria de mais sugestões do que poderia ser feito e cores para decoração, o colocar no centro de mesa e tudo mais!

  16. ariana disse:

    olá tenho 3.000.00 e gostaria de fazer uma festa de casamento será que consigo aguardo resposta!

  17. Ana Paula disse:

    Olá, já sou casada no civil + pretendo me casar na igreja até o final do ano, quero uma cerimonia bem bonita + não tenho granaaaa…socorrooo…rssrs me ajudem! Queria fazer uma recepção bem bonitinha, + sem gastar muito! Fico no aguardo Bjuxxx

  18. patrine disse:

    ola; queria saber como faço para decorar a igreja do casamento sem gastar muito ;pois andri pesquisando esta acima dee 1.500.00. me deem uma dica por favor …..

  19. ivanilce disse:

    ola.. vou me casar so no cartorio, mais quero fazer um cerimonia simples,ou seija so para os mais intimos, o que devo fazer? e como fazer? me ajude to aflita!!!! so tenho 2 meses.

  20. thaiane disse:

    Boa Noite,estou a proucura de um outro estilo de casamento um que não saia caro na verdade um suuper simples,me ajudem por favoor.

  21. marcieli disse:

    Ola meu nome é Marcieli gostaria de esta fazendo uma recepçao para meus convidados eu so ia casar na igreja mas resolvi fazer alguma coisa mas que seja barata entende,tipo assim um pate com torradas,salgadinhos fritos e assados e um jantar tipo arroz saladao carne branca e carne vermelha e um bolo pequeno e doces naquelas vazilhas(pote)tipo doce de coco de abobora de mamao certo sera que eu vou gasta muito?

  22. Alexandra disse:

    Puxa, sinceramente não gostei destas idéias em que os convidados pagam alguma coisa. Penso que é preferível contratar uma cozinheira e fazer um strogonoff com arroz e salada com refri que fica barato e satisfaz, a levar os convidados a pagarem contas. Acho totalmente deselegante, melhor não fazer nada. E se for de dia, música suave, mpb ou internacional, por que as pessoas querem mais conversar que dançar, e se for á noite, pode escolher uma mais animada. Bom, esta é minha opinião. Me casei de manhã e ofereci um almoço por q. me casei num domingo e não queria q. os convidados saíssem procurando lugar pra almoçar depois.

  23. Alexandra disse:

    Priscila, o meu foi exatamente assim. A cerimônia foi ás 10:30, seguida de um almoço no mesmo ambiente. Não posso dizer que ficou barato, por q. contratei buffet completo, mas poderia ter sido feito com um arroz, fricassé e salada que funcionaria muito bem. Pode colocar alguns salgadinhos de entrada. No meu caso foi refri e suco natural e frizante branco só uma rodada, para um brinde. Como não havia bebida alcólica, as pessoas entenderam e naturalmente foram embora logo após o almoço. às 4 da tarde havia terminado tudo. A intenção era essa mesma, de não estender até tarde, queríamos algo íntimo, só mesmo a presença das pessoas, e como era domingo achamos indelicado não oferecer o almoço, uma vez que é um dia da semana que as pessoas ou estão com seus familiares ou almoçam fora e não querem muito trabalho. Funcionou muito bem.

  24. jeane batalha disse:

    Por favor me ajudem a encontrar uma solução para o meu casamento que será em dezembro deste ano,pensei no café da manhã que siria mais barato o q vc6 acham ,mais ñ sei como organizar !!!!obrigada

  25. Cíntia Costa disse:

    Jeane, é uma boa opção. Sirva paezinhos, patês, pães de queijo e bolos. Uma delícia!

  26. paula disse:

    ola meu nome e paula e tenho planos para me casar em março mas… estou com orçamento muito apertado e queria se possivel q voces me enviassem telefones de lugares ou seja buffets em conta(ou dicas do q devo fazer sem me apertar tanto)queremos fazer churrasco,o casamento sera as 18:30 e depois vamos fazer a festa em casa(moro em sitio).o q devo servir junto com o churrasco e como posso pagar…por favor me ajudem preciso muito de suas dicas…desde ja agradeço

  27. Elisandra disse:

    Olá! Gostaria mto da ajuda de vcs …
    Meu casamento vai ser só no civil e depois queria dar uma festa para meus convidados … ainda não sei se a cerimônia será no local da festa … não sei como procurar o mais em conta e onde meus convidados possam se sentir a vontade … por favor me ajudem …
    Escolhemos a data para 09/06/12 … desde obrigada pela ajuda de vcs …

  28. vanessa morais gomes disse:

    olá, quero fazer minh festa de casamento mas só tenho 5 mil reais,gostaria de saber se é possivel realizar meu sonho com tão pouco dinheiro.?

  29. Michele disse:

    Olá!!!
    Estamos planejando casar até abril de 2012. Mas estamos pagando a casa. Resumindo a grana esta muito curta.Vamos casar somente no civil e gostariamos de fazer uma pequena recepção(Na recepção terá uma pequena cerimônia, pois meu primo é pastor e meus pais fazem questão) e terá que ser em um salão pois nem a minha casa e nem a dos meus pais tem espaço para isto, levando em consideração que a minha familia e grande e ainda tem a dele e alguns amigos. Então que tipo de recepção eu deveria fazer sem ter que gastar muito? Por favor me de uma luz.
    OBRIGADA!

  30. monica disse:

    Vou me casar dia 5 de novembro de 2011 e nao tenho condiçoes de fazer festa, estou fazendo tudo pela fé em Cristo Jesus, é um casamento cristao e e gostaria de saber o que é mais barato salgados ou churrasco e eu mesmo vou fazer o bolo, por favor me tire esta dúvida

  31. jacqueline disse:

    vou casar em janeiro e preciso de algumas dicas para festa simples com
    200 convidados sendo q a cerimonia tbem sera no local.

  32. paula disse:

    Olá!!! Preciso de ajuda!!! Vou me casar em junho de 2011 , não tenho muito dim dim, vou me casar no civil, mais gostaria de fazer um almoço para não passar em branco. tenho R$ 3.000. Será que dá pra fazer algo legal, não queria oferecer nada ruim para os meus amigo… me ajudem por favor…. obrigada!!!!

  33. Bianca disse:

    Bom dia!
    Pretendo casar no início de 2012 e ainda não encontrei um salão de festas, pois todos que estou vendo está além do que estou planejando investir… Gostaria da ajuda de vcs, estou perdida!!!! rss
    Grata!

  34. Felipe disse:

    ola,gostaria de fazer uma cerimonia em uma churrascaria,vou me casar no civil de manha e gostaria d fazer a cerimonia com a festa a tarde ou a noite,mas nao tenho muita grana,tenho na faixa pra pagar 4 a 5 mil reais…poderiam me ajudar? dar indicaçoes tambem?
    obrigadoo!!

  35. Joyce P. Simões disse:

    Por favor, gostaria muito de saber o que posso fazer a respeito da situação que vou descrever abaixo:
    Vou me casar e até então não iria fazer nada pq não tinha dinheiro, porém é um sonho meu fazer a festa de casamento mesmo continuando sem dinheiro, enfim, vou fazer uma loucura, pegar empréstimo, mas vou realizar meu sonho. agora o problema é outro, como eu só iria casar no civil e não iria ter nada eu resolvi comprar tudo para o meu apartamento e agora que resolvi fazer a festa não tenho o que pedir de presente ou melhor não tenho nem onde por a lista de presentes, pois felizmente já tenho tudo, como devo proceder nesta situação?
    Desde já, agradeço
    Joyce

  36. viviane pereira ramos disse:

    olá…ja tenho um companheiro à 6 anos então resolvemos casar no papel sou contra gastos,então vamos casar no casamento comunitario da cidade,agora não sei o que usar!o que faço?são varias noivas juntas não sei como elas estarão vestidas é meu segundo casamento mas dele é o primeiro ele ta muito empolgado não quero estragrar tudo posso fazer algo simples em casa mesmo? (me ajudem por favor)

  37. haryelle disse:

    Estou querendo preparar uma festa de casamento bem simples, tenho poucos recursos e gostaria de saber o que poderei fazer para que seja uma festa sem demora, a cerimonia acontecera na igreja e a recepção no salão da propria igreja, me ajude a organizar de uma maneira que as pessoas se sintam a vontade…Obrigada( não tem bebida alcoolica)me casarei no dia 5 de maio de 2012
    obrigado

  38. Cíntia Costa disse:

    Haryelle, se qur uma festa rápida e simples, a melhor opção parece ser a festinha com bolo e champanhe na saída da igreja. Você pode montar uma mesa de bem-casados e servir bebidas para os convidados enquanto você e o noivo recebem os cumprimentos!

  39. Marcela de Matos Barros disse:

    Queria começar a planejar meu casamento,pois não tenho dinheiro para fazer festa grande gostaria de uma dica para uma festa mais em conta.Obrigada.

  40. Maria graziele de frança disse:

    Adorei as dicas de como fazer uma linda recepção bonita e economica.Essas dicas estão sendo muito ulteis para mim que irei me casar em abril e não tenho muita grana desponivel,entretanto não quero abrir mão da minha festa.

  41. Aline disse:

    Oi, o casamento é uma dada muito especial, e não queria deixar de fazer uma recepção, mas pretendo gastar apenas 3 mil reais, nada mais, gostaria de algumas dicas, o casamento esta marcado pra dia 3 de novembro, e ate agora não decidimos nada. Agurado, Obrigada

  42. Lilia disse:

    Ola
    Vou me casar e quero saber posso servir batatinhas na vinagrete e pão com carne louca? ou é feio pobre etc?

    Help me

  43. Sandra disse:

    Me caso daqui três meses, estou completamente sem saber o que fazer. Não tenho muito dinheiro, a festa e a cerimônia vão ser em um salão. Mas preciso muito de uma dica de como economizar. Por favor me ajudem a realizar meu sonho.

  44. karen disse:

    oi gente tudo bem eu queria saber o que fazer para meu casamento eu adiei uma vez por causa de minha mae,agora eu to para casar dia 4 de agosto e minha quer que eu adio de novo,como fazer uma festa sem muito dinheiro me ajudem eu to desesperada obrigada,o problema e a festa me ajudem

  45. marcio disse:

    Olá, já sou casada no civil + pretendo me casar na igreja até o final do ano, quero uma cerimonia bem bonita + não tenho granaaaa…socorrooo…rssrs me ajudem! Queria fazer uma recepção bem bonitinha, + sem gastar muito! Fico no aguardo Bjuxxx

  46. marcio disse:

    gostaria de da de presente a decoracao da festa de casamento para uma amiga e tenho pouco dinheiro quero gasta mas ou menos 1000,00 como faco a decoracao obrigado

  47. Ruth Gabriele alves disse:

    Olá, quero fazer uma cerimônia linda para o meu casamento em Setembro porém, no momento não estou podendo gastar muito!!
    Gostaria muito da ajuda de vcs.
    Será algo bem simples, mais quero que fique do jeito que sempre sonhamos…
    Pra 70 pessoas entre adultos e crianças, por favor me ajudem.
    Obs: já moramos junto a algum tempo mais queremos oficializar a nossa União.
    Desde ja agradeço pela atenção de vcs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *