Reflexão: Por que é tão caro casar?

Por que é tão caro casar?Você provavelmente chegou a esse blog em busca de soluções mirabolantes para fazer com que o casamento do seus sonhos caiba no seu bolso.

Está numa espécie de encruzilhada: você cotou preços por aí e viu que suas opções parecem ser pagar uma fortuna por um casamento lindo ou economizar e servir coxinha numa festa de fundo de quintal.

Eu me caso 2009. De vez em quando me bate um desânimo em relação ao orçamento, lembro do dinheiro que gastamos e de tudo que ainda falta pagar e eu penso: por que raios é tão caro casar? Minha opinião é que perdemos o foco.

A essência do casamento
Uma casamento é, na essência, uma cerimônia religiosa em que os noivos se unem formando uma nova família diante de Deus e testemunhas. Meu primo Daniel disse que na igreja dele, alguns casais fazem isso no meio do culto. O líder da comunidade diz “Fulano e Ciclana de tal decidiram se casar. Fulano, você aceita Ciclana…”. Os dois dizem sim, selam o pacto com um beijo e acabou – estão casados.

Papel vergé, para fazer convites em casa

Ok, para muitas pessoas (como eu), o momento pede mais comemoração. Mas por que a tal comemoração custa tantos mil Reais? Nós noivos adiamos os planos, entramos no cartão de crédito, pedimos ajuda aos pais, passamos o maior aperto e brigamos tanto porque acreditamos que uma ocasião tão especial merece esse sacrifício.

Mas para onde vai o fruto de tanto esforço? A verdade é que os padrões que hoje conhecemos (cerimônia na igreja, festa no buffet e serviços profissionais de foto & vídeo, decoração, assessoria etc.) devem ser vistos como uma sugestão. Pensar que somente nesses moldes o casamento é “decente” é cair na cilada da “indústria dos sonhos” formada por fornecedores interessados no consumismo dos noivos.

Combinando com a realidade dos noivos
Assim como as festas de aniversários e outras celebrações, nada mais lógico que a festa de casamento combinar com o padrão de vida dos noivos. Se nunca tiveram dinheiro, por que é que justo agora teriam de arrumar? É inclusive imprudente fazer um evento fora do seu orçamento.

Com uma mega-produção, o casal talvez consiga agradar à maioria dos convidados, mas depois que a festa acabar, terão de lidar com as contas sozinhos, sem nenhuma ajuda das pessoas com cuja opinião se importaram tanto.

Então, sugiro que você pare um momento para repensar seus planos. Pense no que é realmente essencial e o que é dispensável. O casamento não cabe no bolso? Simplifique. Este blog está cheio de idéias para tornar a coisa toda mais econômica sem abrir mão da alegria e do romantismo. Navegue de coração aberto, a mente focada na real essência da celebração do casamento e reflita seriamente sobre as dicas.

No fim das contas, o que conta é alegria de vocês e dos convidados.

17 thoughts on “Reflexão: Por que é tão caro casar?”

  1. Elide disse:

    realmente, o foco acaba no lugar errado,,,ninguém pensa além da festa, simplesmente na festa e ponto, aí que está o erro, como um casamento pode viver depois de uma festa e cheios de dívidas ???? só para parecer mais chique, fino, etc….se vc quiser realmente agradar seu futuro marido, capriche na lua-de-mel, pq por mais linda e perfeita que será a festa, as pessoas ainda vão falar mal….pode acreditar…..

  2. Joyce disse:

    Concordo que ultimamente o casamento virou um comércio, da mesma forma que existe dia das mães, pais, namorados, crianças e etc… onde o dia em si não é o que vale e sim o que se compra, por isso pequenas coisas se tornam carissimas pois na verdade eles sabem que muitos casais mesmo não podendo irão fazer, irão comprar pelo simples fato de que querem casar. E da mesma forma que a Elide disse, por mais que seja “a festa” sempre tem um que irá sair falando de algo. Beijos

  3. Adriana disse:

    Namoro há 12 anos e nunca pensamos na possibilidade de fazer festa de casamento pelo fato de fugir muuuuuuito do nosso orçamento. Hoje que temos uma condição para morar junto. Acreditamos na benção de Deus desta união pelo fato de uma conversa em uma festa de aniversário um a pessoa disse: Vou arrumar seu casamento! Assim foi dito e está sendo assim. Ganhei tudo e vou me casar dia quatorze de agosto de 2008. Todos os colaboradores é de alto gabarito. Visite meu orkut pelo e-mail [email protected]. E deixe seu recado. Beijos as sonhadoras como eu!

  4. cAROLINA disse:

    BOM DIA GENTE. CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS DE TODOS. EU ME CASO A ANO QUE VEM, E ESTAMOS TENTANDO ECONOMIZAR EM TUDO, PORÉM TUDO É CARO. E FICAMOS NA ILUSÃO DE QUERER O MELHOR, DE FAZER A FESTA DOS SONHOS, NOS PREOCUPANDO NOS QUE OS OUTROS VÃO FALAR.
    MAS ONTEM, APÓS UM CRISE PRÉ CASAMENTO….KKK TIVE A CERTEZA DE QUE O IMPORTANTE É A MINHA VIDA COM MEU FUTURO MARIDO, NOSSA LUA DE MEL. E SIM, NOSSA FESTA, MAS SIMPLES COMO PODEMOS FAZER.

    BJOS A TODOS E BOA SORTE.

  5. OOi !
    ah ,vlw msm
    gostei muito do seu blog
    não sei ainda a data do meu casamento mais queremos nos casar
    no ano que vem ,porem não sei nem por onde começar
    é muita coisa e acho que temos que começar desde agora …
    Enfim é isso !
    vou msm precisar muito da sua help !
    ^^
    =*

  6. Aline disse:

    Eu nao estou planejando casamento nenhum para nenhuma futuro proximo, mas gosto muito das dicas do site! Parabéns moça!

  7. danielle disse:

    Eu já estou planejando..
    Esse site esta sendo mto útil..
    Obrigada!
    =)
    beijos

  8. Monalisa disse:

    Parabéns pelo seu blog!!!

    Eu creio que festa de casamento virou comércio, porque tem muitos profissionais que estão somente em busca de lucro e se aproveitam dos noivos que estão em busca desse sonho que é o casamento. Eles sabem que muito de nós noivos ( o que não me inclue) faria de tudo para ter uma linda festa, talvez nem por eles e sim para se exibir. Depois que chegam as faturas dos cartões de crédito, os boleto etc… Quem paga são os noivos. No Brasil uma das maiores causas de separação são motivos financeiros, por isso começar a vida de casados mergulhados em dívidas, eu estou fora.

  9. Débora disse:

    Gostei muito da materia viu… eu por exemplo me caso em
    fevereiro ainda nao fechei com serviços nenhum… eu e meu noivo pertencemos a classe assalariada ai ja viu rs…
    Pretendo fazer algo legal… uma cerimnia no salao, um churrasco
    e com td pago até a data do nosso casório se Deus quiser…
    to atrás de materias na internet de como economizar e não deixar de realizar meu sonho “Casar de véu e grinalda”

    Beijos!

  10. luziane cristina disse:

    olha eu concordo com os comentarios anteriores, eu e meu noivo estamos pretendendo nos casar no final do ano de 2009 mais como muitas já falaram,o casamento esta virando comércio,e eu acredito que se os noivos não tem uma condição finaceira muito boa,deve sim, fazer uma festa que caiba no bolso ,assim serão felizes antes, durante e depois da festa.ah eu gostaria de opinioes a respeito de casmentos durante o dia,já estou fazendo orçamento ,e estou percebendo que de dia sai mais barato … por favor se poder me responda por email.
    parabens pelo seu blog

  11. Karen disse:

    Menina você escreve bem mesmo adorei os seus comentarios
    são muito úteis.
    Vou add você, não tenho tantos arquivos e informaçãoes quanto você mas farei o possivel para ter um casamento lindo, romantico e barato.
    BEIJOSSSSS

  12. Lucélia disse:

    Amei essas dicas, estou planejando meu casamento, mas o orçamento está curto optei por não fazer festa, o importante é a felicidade do casal , que sera impossivel manter estando cheios de dívidas!

  13. Rafa Costa disse:

    sensacional! mandou muito bem! disse tudo!

  14. Roberta disse:

    Disse tudo!!!

    Precisamos nos focar na essência e menos no que os outros vão pensar.

    Nada como um casamento em que é possível reconhecer os noivos nos detalhes, perceber a preocupação com o conforto dos convidados, com o momento de celebração (que se espera) único!

    No nosso casamento eu e meu noivo não queremos uma festa enorme e impessoal que poderia ser a celebração de qualquer evento, de qualquer pessoa.

    Queremos que nosso jeito, nosso amor, nosso carinho, estejam no ar e que possam ser boas lembranças para nós e nossos convidados.

    Adoro seu blog!!!

    Beijos

  15. paulo disse:

    e verdade tem é que se preoculparem guardardineipara comprar a casa proria enche a pança s outros e depois morar de aluguel nao dá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *