Idéias para um chá de cozinha “verde”

cha_de_cozinha_verdeNa correria da preparação do casamento, a gente mal tem tempo de se preocupar com qualquer outra coisa.

Mas, desde que comecei a acompanhar a Rede Ecoblogs pelo trabalho, percebi que pequenas atitudes podem fazer diferença para o meio ambiente.

Aí me empolguei e elaborei uma série de dicas para fazer um chá de cozinha mais “verde”, sem perder a elegância nem a diversão.

  • Convites

Ideal seria fazer seus convites online e enviar por e-mail. O problema é que, primeiro, nem todo mundo que a gente convida tem acesso à internet. Depois, as pessoas mais velhas, que não estão muito acostumadas à informalidade da era da internet, podem não se sentir muito convidadas sem um convitinho impresso. Então, se não der para fazer online, use papel reciclado. Fica bonito e diminui o consumo de árvores.

  • Comes e bebes

Compre os alimentos frescos (legumes, verduras e frutas) na feira ou sacolão. Assim, você estará consumindo itens frescos e produzidos localmente (o mais perto possível da sua residência). Quando o alimento atravessa grandes distâncias para chegar à sua mesa, ele deixa para trás um rastro de carbono grande por conta da poluição causada pelo transporte. Ah, sim. Leve sua ecobag e dispense os saquinhos plásticos.

Sirva fingerfoods, aquelas comidinhas de se comer com a mão (canapés, torradinhas, salgadinhos, docinhos etc.), que dispensam o uso de pratos e talheres. Assim você diminui a quantidade de descartáveis. Veja receitas e idéias de fingerfoods chiquérrimas aqui e aqui.

Tente, aliás, abrir mão dos descartáveis em geral. Eles são mega práticos, eu sei, mas não são muito amigos da natureza. Tudo bem que plástico é reciclável, mas vem do petróleo. Enfim, reduza ao máximo.

No lugar dos descartáveis, use aquelas peças que são relíquias da família, como uma travessa de prata que pertenceu à sua bisavó ou um jogo de pratos para bolo em porcelana pintada à mão ou ainda um bule bonito que está na família há anos. Dá um toque super pessoal à festa e é elegante.

Nesse caso, escale com antecedência um time de ajudantes para lavar a louça com você, para depois não se arrepender.

Peça, no convite, que cada convidada leve a própria caneca, como as Luluzinhas fazem em seus encontros. Se for usar copos descartáveis, ofereça etiquetas para cada convidada identificar o seu. Evita o desperdício.

  • Iluminação

Fazendo a festa de dia, em um ambiente bem iluminado, você reduz ou dispensa o uso de energia elétrica. E luz do sol é um charme, né?

  • Limpeza

Tenha duas lixeiras: uma para recicláveis (latas de alumínio, garrafas pet, embalagens de presente etc.) e outra para orgânicos (restos de comida, guardanapos sujos etc.). O condomínio não recolhe o lixo reciclável separado? Não é desculpa. Existem pontos de recolhimento muito práticos, como as lixeiras especiais do Pão de Açúcar, por exemplo. Custa nada, né?

  • Decoração

Use flores para alegrar o ambiente e economize nos papéis e outros materiais. Margaridas e violetas são ótimas opções. Dispense as toalhas de mesa de plástico e invista em algumas de tecido que, depois do Chá, podem ir para o enxoval da casa nova.

  • Lembrancinha

Que tal oferecer como lembrancinha as mesmas flores que forem usadas para enfeitar as mesas? É uma lembrança que não polui, incentiva o amor à natureza e, de quebra, você economiza.

Outra idéia é oferecer pacotinhos com sementes, para as convidadas cultivarem em casa. Você pode comprar as sementes, imprimir estes modelos de envelope para sementes fofésimos do blog da Maggie Wang e monta a lembrancinha você mesma.

3 thoughts on “Idéias para um chá de cozinha “verde””

  1. Poliana disse:

    Ótimas dicas!
    Bjs

  2. Glauce disse:

    Pensar na preservação do meio ambiente está super “na moda” (nada mais justo!). Eu também tinha pensado em vários detalhes que favorecessem essa iniciativa, inclusive as sementes como lembrança no chá… eu vi várias idéias legais, vasinhos de plantas ornamentais que são um charme e daria até pra usar como lembrança do próprio casamento =))) Adorei o post!!!!
    Bjos!

  3. anjinha disse:

    Eu acho linda a verde e vou casar daqui a 10 meses e aminha sera assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *