Exames pré-nupciais para noivas e noivos

Noivinhos de topo de bolo com noiva médica ou enfermeira e estetoscópio e noivo judeu com quipá

Foto: Anna Cho.

O casamento inaugura uma nova fase de intimidade para o casal, tenham vocês uma vida sexual ativa ou estejam se preparando para dar os primeiros passos.

Tendo em vista a saúde do casal e seus planos em relação a filhos, existe uma série de exames médicos que recomenda-se que os dois façam antes de se casar. É uma coisa meio chata, mas muito importante.

Entrevistei a drª. Silvana Chedid, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana para listar os principais exames pré-nupciais e explicar porque eles são importantes para o casal.

  • Quais são os exames pré-nupciais indicados para noivas e noivos?

Para mulher, a avaliação pré-nupcial envolve a consulta com seu ginecologista, que fará uma avaliação através da história clínica da paciente de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual.

O controle ginecológico através do exame de Papanicolau deverá ser realizado nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrasonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrasonografia pélvica por via abdominal.

A mulher deverá também fazer coleta de exames de sangue para avaliar doençaas infecciosas (hepatites B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus), além de tipagem sanguínea (ABO + Rh), glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para ver anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.

No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher acrescidos de um espermograma que é o exame através do qual podemos saber se o homem e fértil ou não.

  • Por que fazer estes exames é importante?

Essa avaliação é fundamental para tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

  • A doutora recomenda testes de fertilidade antes do casamento?

Os testes de fertilidade devem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. Devem também ser realizados naquelas que tenham antecedentes que sabidamente podem levar a infertilidade como – por exemplo – endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

  • Quais cuidados o casal deve manter depois do casamento? Há quem recomende o uso de camisinha, por exemplo.

No caso de casais que não desejam gestação, a camisinha poderá ser utilizada – a critério do casal – para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa questão envolve aspectos relacionados a confiança e respeito mútuo do casal e deverá ser discutido por cada casal.

  • De quanto em quanto tempo devem refazer exames? Quais?

As sorologias para doenças infecciosas poderão ser repetidas de 6 em 6 meses. Exames como Papanicolau e Ultrasom podem ser repetidos anualmente.

16 thoughts on “Exames pré-nupciais para noivas e noivos”

  1. Gabriele disse:

    Oi…

    Cintia voce tem razão esses tipos de exames são muito importantes, principalmente para quem quer ter filhos, porque por mais que as vezes os casais queiram esperar e curtir a vida a dois um pouco antes de ter um filho, alguns tratamentos que possam vir a ser necessarios podem ser demorados, então é bom ter tempo para tratar.
    É otimo tambem fazer um chek-up se possivel, pois a correria e o stress que os preparativos do casamento causam podem ser prejudicial, e quem é que quer passar mal na festa do casamento??? Ninguem né!

    Amei a dica para as noivinas cuidarem da saude.

    Beijocas.

  2. Danielle disse:

    Muito bom o post!
    Imagine fui numa médica e ela disse:”Não precisa fazer, qdo vc voltar de lua de mel aí que vc faz”…meio doida né?
    Troquei de médica e fiz os exames!!
    São bem importantes!

  3. Luciana disse:

    Cíntia,

    Não é a toa que seu blog e livro têm tido tanto sucesso e recomendações.
    Nunca vi nenhum site para casamentos tão completo como este.
    E olhe que a forma como o conheci foi meio suspeita…rs: sua mãe, que trabalha no mesmo lugar que eu, me recomendou quando conversávamos sobre o meu casamento.
    Hoje, digo que não era elogio de mãe…rs Aliás, o site é muito melhor do que eu imaginava.

    Parabéns e continue com esse sucesso.

  4. Aline Chaves disse:

    Esse post é muito importante!Nada como cuidar da saúde. As vezes as noivas ficam tão preocupadas com a cerimonia, a festa , o vestido e etc, que acaba esquecendo do mais importante!

    òtima dica!

  5. Glauce disse:

    Esse post foi ótimo, Cintia! Meu casamento está próximo e eu ainda tinha dúvidas sobre quais era esses exames e sua importância. Foi esclarecedor pra mim e acredito que pra maioria das noivas. Vou procurar minha médica já!
    Bjos!

  6. MiLa Franzini disse:

    Essencial esse post! (aliás, fazia um tempinho que não passava por aqui!! rsrsrss..)
    Esse já foi um dos temas das conversas entre eu e meu noivo, e ambos temos consciência do qto esses exames e testes (que são chatinhos a princípio) são fundamantais para um com inínio na vida a dois.

    Parabéns, mais uma vez, e q Deus continue abençoando vcs!
    bjs..

  7. Cíntia Costa disse:

    Oi Mila.

    Obrigadinha 🙂

    A gente tem que cuidar da saúde, principalmente nessa fase.

    Beijos

  8. Rachel Cembranelli disse:

    Muito boas as dicas.
    Simples e diretas.
    Meu noivo não é muito ligado nos detalhes, e quando falei para ele dos exames ele mostrou que não tinha a menor idéia do que eu estava falando, e ele até questionou alguns amigos, que também não tinha conhecimento da importância destes exames.
    O post foi super instrutivo.
    Obrigada

  9. judiemelly disse:

    oi muito bom saber sobre isso
    pensava q não era importante fazer todos
    esses exame…………….

  10. samara disse:

    a decisao de casr é uma escolha muito importante na vida de cada uma pessoa pois é daí que gera uma estrutura familiar por isso concordo com o exame pré nupcial pois só assim sabemos e podemos confiar na pessoa q esta do nosso lado………..

  11. Matilde Maria disse:

    Gostei muito do site, e acredito que estes cuidados deveriam ser mais divulgados pra que se tornem uma prática comum, inclusive a ser inserida na saúde pública.

    Quanto ao uso da camisinha, gostaria que a doutora revisse a forma como se expressou. Sabemos que muitos casais fazem uma associação de camisinha com a questão da confiança. No entanto é importante que se quebre este pré-conceito.

    Camisinha é sinal de repeito e cuidado com o parceiro. Existem doenças graves, como por ex a Hepatite C, que por vezes não apresenta sintomas, que a pessoa pode contrair na manicure, barbearia, etc… e passar pra pessoa que ama, através da relação sexual.

    Devemos nos preparar pra receber os filhos, emocionalmente, economicamente e também em termos de saúde. O uso de camisinha, em minha opinião, só deveria ser descartado em periodos especificos ( pra engravidar) e seguindo a orientação médica .

    Cristo nos ensina “ame o proximo como a ti mesmo”. Um casal deve ter o cuidado de preservar sua saúde e a do outro.

  12. Ruan Rieger disse:

    Gostei muito deste post…nesta semana mesmo eu estava conversando com minha noiva sobre isso, ela falou e eu não tinha nem noção por onde começar, mais agora com estas informações, já sei o que fazer para termos um casamento saudavel e feliz…estou muito motivado para casar..daqui a 4 meses…então não quero ter surpresas…

  13. Diego disse:

    Muito bom o post, parabéns!
    Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência podemos fazer os exames?

  14. Cíntia Costa disse:

    Diego, você precisa confirmar com seu médico!

  15. Paulinha Soares disse:

    Puxa valeu das dicas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *