Tipos de aliança de casamento

Tipos de aliança de casamento. Foto: Lojas Rubi.

A aliança de casamento é um dos maiores símbolos do universo das noivas e noivos. A escolha desta joia é fundamental, afinal, além de ter um papel central na cerimônia e festa, você vai usar a vida toda. Mas são tantos os tipos de aliança de casamento

Neste post, reunimos imagens de aliança de casamento e características dos principais modelos para te ajudar na hora de escolher a perfeita para vocês!

Tipos de formato de aliança de casamento

Forma da aliança

Existem divertos acabamentos em relação ao formato de uma aliança:

  • Meia-cana (curvo do lado de fora e plano na parte interna, que fica em contato com o dedo).
  • Reta (plana por dentro e por fora)
  • Chanfrada (redonda, com borda chanfrada)
  • Anatômica (curva na parte interna, mais confortável no dedo)
  • Côncava (tem o lado de fora “afundado”)

Aliança de casamento tradicional (redonda)

Em seu formato mais tradicional, é uma aliança de casamento redonda. Pode variar na espessura e no acabamento. É uma ótima pedida para noivas e noivos minimalistas e, em geral, uma das escolhas mais econômicas.

Aliança de casamento quadrada

Está em alta a procura por alianças de casamento quadradas, popularizadas pelo uso de um anel do tipo pela apresentadora Xuxa (apesar de não ter relação com casamento).

Aliança de casamento retorcida ou ondulada

Outra linda variação de formato é a aliança de casamento retorcida.

Tipos de espessura de aliança de casamento

Aliança fina

Quem busca uma opção ainda tradicional, mas com um toque de singularidade, vai adorar as opções de alianças finas, com espessura de 1mm a 2mm. Super elegantes, podem ser encontradas em ouro, rosé gold e prata.

Aliança de casamento grossa

Ultimamente, tem crescido a procura por aliança de casamento grossa. que podem chegar a passar dos 8mm de espessura. A vantagem é que alianças mais grossas tem espaço para mais detalhes, como filetes, pedras e acabamentos diferentes.

Alianças com Pedrarias

Anel solitário

Símbolo dos pedidos de casamento em filmes românticos, solitários são anéis de compromisso ou alianças de casamento com uma única gema, como diamante ou zircônia. São usados também como anel de compromisso.

Aparador ou meia-aliança

Outra joia popular entre as noivas e casadas são os aparadores, anéis cravejados com brilhantes, usados juntamente com a aliança de casamento. enfileiramento de pedras pode ser ao redor do anel todo ou apenas em metade da circunferência.

A maioria tem cravejação pavê, técnica em que pequenos diamantes ou brilhantes são inseridos dentro do metal de forma alinhada, criando a impressão de uma rua pavimentada (que é o significado do termo em francês “pavê”).

Alianças cravejadas 

Além dos modelos tradicionais acima, existe uma infinidade de alianças decoradas com diferentes quantidades e disposição de pedras.

Tipos de detalhes em alianças

Alianças com filete ou canaleta

Um dos tipos mais comuns de detalhes em alianças, no que diz respeito ao trabalho no metal, são os filetes ou canaletas.

Entalhamento em alianças

Uma forma sutil de embelezar a aliança de casamento tradicional é ascrescentar um entalhamento delicado, como chanfrado ou outro desenho.

Aliança de casamento com coração

Por ser o símbolo do amor, muitas noivas e noivos optam por alianças com corações.

Aliança de casamento com frases e nomes

Outra tendência são as alianças com mensagens, frases ou nome dos noivos gravadas, seja entalhado, em alto relevo ou vazado.

Design diferenciado

Quem busca opções de alianças de casamento diferentes, encontra uma série de modelos com design diferenciado, seja em relação ao formato ou aos detalhes.

Tipos de acabamento de alianças

Os principais tipos de acabamento de alianças são:

  • Polido (liso)
  • Acetinado (semi-brilho)
  • Jateado (fosco)
  • Escovado (com “ranhuras” aparentes)

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *