Casa nova: fiador ou seguro-fiança?

diferencas_fiador_seguro_fiancaA locação de um imóvel é um processo muito burocrático e um dos itens que tira o sono dos envolvidos é a garantia financeira exigida pelo proprietário para se proteger contra uma possível inadimplência. As principais modalidades de garantia são fiador e seguro-fiança.

Pedi ao pessoal da Você Consultoria para explicar as diferenças entre elas para ajudar vocês a escolherem a opção que melhor atende as suas necessidades.

  • Fiador

Neste processo de garantia, vocês devem apresentar uma pessoa que assuma a responsabilidade de arcar com todos os gastos (aluguel , encargos e danos) que, porventura, vocês deixem de pagar. Geralmente, é uma pessoa da família ou um amigo próximo.

O fiador deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos um imóvel quitado em seu nome. A duração da garantia se estende até o final do contrato de locação. Para esta modalidade, os documentos exigidos do fiador são geralmente cópias de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (três últimos holerites), carteira profissional, capa do IPTU e a matrícula atualizada do imóvel dado em garantia.

É a opção preferida dos locatários, já que não envolve nenhum custo.

  • Seguro-Fiança

Hoje a maioria dos proprietários exige o seguro-fiança. A garantia, neste caso, é prestada por uma seguradora. O inquilino deve contratar esta modalidade através de uma corretora. Existem diversos tipos de coberturas, mas as mais utilizadas são as que cobrem alugueis, encargos, danos ao imóvel e multa de rescisão. Geralmente, o seguro-fiança dura um ano.

A desvantagem para o inquilino é  que existe um custo que varia entre o um e dois aluguéis por ano.

Para contratar seguro-fiança, é necessário apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (três últimos holerites), carteira profissional, declaração de Imposto de Renda e os três últimos extratos bancários.

Facebook Comments

4 thoughts on “Casa nova: fiador ou seguro-fiança?”

  1. Lucilene disse:

    Olá, Cintia
    Gostaria de saber se o sorteio da frigideira já aconteceu. Gosto muito do seu blog, e votei nele para virar livro e lembro que havia uma promoção, que quem votasse concorreria a uma frigideira. Não foi esse o motivo para eu votar, acho seu blog muito informativo e interessante e ele tem me ajudado na preparação do meu casamento. Entretanto havia essa promoção, e me parece que depois que vc ganhou a votação, esse assunto foi esquecido. Me desculpe se eu estiver equivocada, mas eu entro aqui com frequencia e não me lembro de ter visto o resultado da promoção.

  2. Glauce disse:

    Eu queria alugar um imóvel, mas aqui tá tão ou mais caro que comprar, sabia? Já faltam somente 7 meses pro meu casamento e eu ainda não tenho casa, tá começando a bater o desespero…
    Bjos!

  3. Muito bom ter o cantinho da gente!!!!

  4. Claudiane, é mesmo uma delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *