Como organizar um casamento na praia
Casamento na praia é tudo de bom. Cenário maravilhoso, energia boa, clima de férias… Veja nossas dicas de como organizar o seu destination wedding com o pé na areia e vista para o mar!
A foto de destaque é de um casamento em Ilhabela, pelo olhar artístico do fotógrafo Rafael Karelisky.
Escolha da data
O clima é muito importante para casamentos na praia e, por isso, a escolha da data é fundamental. Verifique os períodos de muitas chuvas ou calor muito intenso. A escolha do dia também é importante por conta de preços e disponibilidade – evite alta temporada, quando os valores para hotéis e serviços são mais altos e as praias, lotadas. Os fornecedores de casamento na praia dão a dica: maio e setembro são os meses mais procurados e, portanto, mais caros.
Local perfeito
Existem muitos espaços para casamento na praia maravilhosos, tanto para cerimônias estilo pé na areia ou no deck quanto em locais com vista para o mar. A escolha da praia varia de acordo com a localização do casal, mas é importante levar em conta a distância para os convidados e a disponibilidade de serviços na região. Na hora de escolher o espaço para o casamento, considere a capacidade de convidados, infra-estrutura (tendas e gerador para o caso de chuva, salão de festas, capacidade de acomodação para noivos, padrinhos e familiares etc). Temos aqui no blog ótimas dicas de espaços para casamentos em Ilhabela.
Decoração
A maior decoração de um casamento na praia é a beleza natural, mas os espaços oferecem complementos incríveis com sua arquitetura e mobiliário. Consulte uma decoradora especializada em casamentos na praia para saber quais flores são ideais não apenas para o estilo de casamento com que você sonha, mas também para a época e o clima. Detalhes como velas e itens que remetam ao mar, como conchas e barquinhos, são um plus!
Convidados
Qualquer casamento que exija uma viagem dos convidados merece uma atenção especial a eles. Para começar, os convites do casamento devem ser enviados com um pouco mais de antecedência (especialmente se for em um feriado), para que as pessoas tenham tempo de programar a viagem. Montem um guiazinho com indicações de hotéis e restaurantes da região para aqueles que pretendem ficar na praia por uns dias. Se possível, negociem um pacote atrativo com algum hotel, que costumam fazer valores especiais para grandes grupos.
Mimos e lembrancinhas
Também é delicado oferecer alguns mimos no dia, como sombrinhas e leques em dias quentes, chinelos personalizados e até repelente. No convite, não esqueçam de informar o dress code do casamento, para que ninguém sinta-se por fora.
Fornecedores
Munido de um bom guia de fornecedores de casamento na praia, busque os parceiros que irão ajudar você a realizar seu sonho! A maioria dos espaços de festas já tem seus indicados, com quem estão acostumados a trabalhar, e essas indicações são uma mão na roda. Alguns fornecedores da cidade dos noivos também aceitam fazer entregas na praia, então não deixe de consultar aqueles próximos a você também. Como na maioria das vezes os noivos não moram na praia onde será o casamento, é super recomendável procurar uma assessora para ajudar na organização enquanto não estiverem por lá, especialmente nas semanas que antecedem o casamento.
Cardápio
Vocês podem aproveitar a grande gama de restaurantes das regiões praianas para servir frutos do mar frescos, para o deleite dos convidados. Massas também são uma ótima pedida. Por conta do calor, evite pratos pesados. Para divertir a pista de dança da festa, que tal um carrinho de sorvete?
Bebidas
Para beber, água saborizada, suqueiras e água de coco (in natura) fazem sucesso. Não podem faltar também cerveja e caipirinhas, tudo bem gelado!
2 thoughts on “Como organizar um casamento na praia”