Casamentos para todas as estações

Casamento: noiva de invernoVocê já parou para pensar se seu casamento combina com a estação do ano em que acontecerá? Pode parecer um detalhe bobo, mas é muito importante levar o clima em conta na hora do planejamento.

A escolha do local, dos trajes e até do cardápio devem passar por essa avaliação para evitar desconfortos e também aproveitar o que cada época tem de melhor.

Eu mesma dei uma bola fora. Me casei em fevereiro, um mês super quente, e não lembrei de verificar se o buffet tinha sistema de ar condicionado ou ventilação. Não tinha. O dia foi quentíssimo, e os convidados sofreram com o calorão.

Um exemplo do outro extremo: uma amiga sempre sonhou em se casar ao ar livre numa cerimônia noturna, mas esqueceu que a data que escolheu caia bem no meio do inverno. Resultado: os convidados ficaram impacientes durante toda a cerimônia, reclamando de frio, e o sereno ainda desmanchou os penteados das madrinhas.

Por outro lado, minha cunhada, que casou com temperaturas baixas, acertou ao oferecer fondue de chocolate aos convidados. Já ouvi de casamentos no verão em que os convidados se surpreenderam com barraquinhas de picolés.

Ao longo das próximas semanas, vou fazer uma série de posts com idéias e cuidados para casamentos em cada estação do ano. Acompanhem e enviem também suas idéias!

Foto:  alenkasm/iStockphoto

Facebook Comments

36 thoughts on “Casamentos para todas as estações”

  1. Dama disse:

    Gostaria muito dessas dicas, desde que comecei a pensar no casamento ando pensando no clima, por enquanto o dia escolido eh 8 de janeiro de 2012, como sera domingo, penso em me casar num sitio de dia, e ja pensei nos sucos, saladas, bolo com sorvete e etc. mas estou com muito medo de, adivinha o que? a chuva, e o horario certo do casamento, tenho medo de estar muito solzao 11hrs., atençao penso em servir almoço…
    Adoraria suas ideias

  2. Kete Flor disse:

    Oi Cintia…
    Mesmo já tendo escolhido a data, suas dicas seriam de grande ajuda. Vou me casar no final de julho e já penso que irá fazer muito frio. Apesar que atualmente não podemos contar muito com o clima, tivemos um outono e um inverno fora do comum. Então pode ser que faça muito frio, ou que faça muito calor. Ficarei de olho nas suas dicas.
    BJINHUS….
    =^.^=

  3. lilika.jolie disse:

    Oi, Cintia!
    Eu me caso em outubro, e adoraria ver suas novidades sobre casamentos nas diversas estações do ano! Algumas pessoas podem achar que outubro é uma boa época, mas a verdade é que nunca mais sabemos como será o tempo aqui em São Bernardo, SP onde moro! Acho que no Brasil inteiro o clima anda meio bagunçado, mas eu torço para que esse dia seja como um dia normal de outubro, nada de extremos, hehe!

    Bjs!

  4. Aline disse:

    Claro que nunca podemos prever totalmente , mas prevenir e’ necessario, para maior conforto de todos!

  5. Aline, é isso mesmo! Prevenir não custa nada… 🙂 Estou ansiosa pro seu casamento, irmãzinha 😀 Beijos!

  6. Lilika, realmente, esta região do país tem o clima mais doido do universo! A gente mal consegue prever como será o fim de semana, né? Hehehe… Beijos!

  7. Kete, como eu disse pra Lilika, o clima é uma caixinha de surpresas, pelo menos aqui no Sudeste. Mas acho que vc vai gostar das dicas!

  8. Manhe disse:

    O comentário foi meu! estava usando o note da Aline! hahaha

  9. Mãe, bem que eu desconfiei… hahahaha! Te amo!

  10. Gabriele disse:

    Estou anciosa pelos proximos post’s…. da pra começar pelo outono??? uahua e nem é pq eu caso em abril.. rsrs é só curiosidade mesmo rsrs
    bjus

  11. Kizzy disse:

    Oi Ci td bem querida???
    Vou adorar ler esses post seus, me caso em fev como vc, me passa dicas para eu não dar furo, pleasseee!!
    Bjãooo

  12. Juliana disse:

    Nunca tinha parado para pensar nisso!!!
    Vou ficar ansiosa pelo próximo post.
    bjos

  13. Ana Carolina disse:

    Olá Cintia uma boa dica que vou fazer no meu casamento
    que será em Dezembro (verão), vou servi sorvete com bolo.
    Acredito que seja uma boa ideia.
    Ah para 200 convidados serão 90 litros de sorvete
    bjs

  14. Karinne disse:

    Oi Cintia!Acompanho seu blog sempre!Anciosa pelos post!Pretendo casar em junho… o ruim eh q aki chove e tem as festas juninas!Moro no Nordeste, então tenho q ver se dará tudo certo nessa data!

  15. Juliana disse:

    Cí,

    eu caso bem no meio do inveeerno!

    Estou louca para ver as dicas!

    Bjs

  16. Kalinka Cope disse:

    Muito bem lembrado Cíntia. Parabéns pelo post 🙂

    Bjus

  17. Penso nisso bastante Cintia, mas como sofremos as consequências do Efeito estufa, não podemos mais ter certeza da temperatura. Por exemplo, fui a um casamento em Outubro passado, (primavera) e passei o maior frio!!
    Por outro lado, agora em julho fiquei de férias na primeira quinzena e não conseguí curtir nenhuma tarde embaixo do cobretor, estava bem calor. Depois que voltei a trabalhar resolveu fazer frio.

    Como as estações não são mais tão definidas, resolví casar em Junho e orar para que não faça tão frio assim!

    Beijokas

  18. Thaise, o clima nesse país é realmente uma caixinha de surpresas! Mas ainda existem alguns momentos em que fica mais ou menos definido, como o calorão entre dezembro e fevereiro e o friozinho de julho a agosto… Aguarde o post com dicas pro casamento de inverno! Beijos!

  19. Chuva é uma dureza pra casamentos, né, Karinne? Sobre as festas juninas, fique de olho que em breve farei um post sobre inspirações pra casamento com tema de festa junina nordestina. Beijos!

  20. juliana disse:

    oi boa tarde, gostaria muito mas muito msm de sua ajuda, vou me casar agora dia 23/10/2010,em uma chacar ao ar livre em volta de uma piscina maravilhosa, mas o meu medo é se chover estraga tudo, ja pensei na segunda opção mas não vai ficar bonito, como posso saber se vai chover ou não me ajuda por favor ja procurei no google mas nada nenhuma resposta,bjssssn e obrigada

  21. juliana disse:

    a esqueci moro no regiao sudeste 450 km de sampa bjss

  22. Emanuelly disse:

    É justamente pelo clima que escolhi casar em fevereiro/2012, quero que tudo esteja bem agradavel e perfeito!!!
    Seu site é perfeito e já está me ajudando bastante, obrigada pelas dicas!

  23. Juliana, infelizmente, não tem como saber se vai chover ou não. Os sites de previsão do tempo só conseguem prever até uma semana e pouco para frente. Sugiro que você converse com o pessoa da chácara e faça um plano B para o caso de chuva. Beijos

  24. Emanuelly, seja sempre bem-vinda por aqui! 🙂

  25. Ana Carolina, ótima idéia!

  26. Lais disse:

    Me casarei dia 08/01/2011 ao ar livre as 11h…tenho medo de chover, mas o local possui um salão coberto, para emergencias…mas Deus queira q nao chova!! rs

  27. Oi Lais! Espero que não chova, mas é bom mesmo ter um plano B, porque pode acontecer… No meu choveu tanto… hehehehe..

  28. Ana Lucia disse:

    Oi, estou com um caso seríssimo! Gostaria de me casar ao ar livre, mas não encontro chácaras com salão coberto que comporte 200 convidados na cidade onde será o casamento, marcado para Julho, no noroete do Paraná. Porém o motivo do meu contato é: Como eu posso organizar um casamento a distancia? Moro no Rio e o casório será em Umuarama – PR. Portanto, agradeço todos os post possiveis sobre casamento no inverno! Seu site está me ajudando muito, parabéns. Bjus

  29. moana disse:

    meu casamento será entre final de maio ou começo de junho [nao em decidi ainda],
    porém será numa “marina”, é um churrasco simples, é coberto e tal…começará as 17:00…
    nao tenho a minima noção de como estará o tempo, sou da baixada santista, a marina fica em praia grande.
    mas que eu me lembre final de maio nao é uma epoca chuvosa hm
    to em duvida =\

  30. Cibeli disse:

    Cintia, Boa Tarde.
    Meu casamento esta marcado para 24 de setembo de 2011, será que vai ser o mesmo tempo horrivel deste ano? Preciso de algumas dicas estou desisperada. Bjinhos

  31. Cibeli, dependendo da região em que você mora, é muito difícil saber. Aqui em São Paulo, é super imprevisível…

  32. Moana, converse com o pessoal da marina e do buffet que você contratou. Eles devem ter mais experiência e saberão te dizer o risco de chuva do dia, mais ou menos, e te ajudar a se preparar para o caso de acontecer.

  33. Oi Ana Lucia! Poxa, eu não conheço nada da sua cidade, não consigo te ajudar com indicações. Minha dica? Contrate uma assessora de casamento da região. Vai ser uma mão na roda… Além de certamente conhecer muitos fornecedores na região, saberá quais são bons e quais são uma furada, e isso vai te economizar muito estresse!

  34. Camila Angélica disse:

    Ai eu estou amando todas as suas dicas!
    Ainda temos uma incerteza com relação ao mês que vamos escolher…
    Como vai ser ao ar livre temos medo de escolher abril ou maio (que são, por enquanto, os prioritários) e chover, estragar tudo…

    Qual mês será que é melhor? E para quem ainda não tem certeza se quer no salão, ao ar livre ou na igreja, qual gasta menos?

    Obrigada!!!

    =)

  35. Cíntia Costa disse:

    Oi, Camila! Realmente não sei dizer qual mês tem menos probabilidade de chuva, mas isso depende também da região em que você vai casar. Em São Paulo, eu nunca me sinto muito confiante em relação ao tempo (no meu dia, por exemplo, choveu horrores! Ainda bem que eu não fiz ao ar livre!). Sobre custos, acho que o mais em conta é cerimônia e festa no mesmo local, seja igreja, salão ou sítio! Aqui vai um post que pode ajudar: http://planejandomeucasamento.com.br/2008/03/06/economizando-na-festa-de-casamento/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *