Como escolher seus padrinhos e madrinhas de casamento 37


Abraço de noiva e madrinha de casamentoPadrinhos e madrinhas de casamento são convidados especiais, pessoas que os noivos escolhem para participar mais de perto da cerimônia.

São as pessoas que vocês verão o tempo todo, no altar, e que verão vocês do melhor ângulo.

O número ideal de padrinhos depende do tamanho do altar e da quantidade de convidados do casamento, mas quanto menos, mais elegante. Isso porque ser padrinho é um privilégio para poucos.

Se vocês estão com dificuldades para tomar esta decisão, a dica é escolher, entre os amigos mais próximos e queridos, um ou dois representantes de cada grupo social (faculdade, trabalho, igreja). Assim, o grupo se sente representado sem que ninguém se sinta excluído.

Com membros da família, depende da relação de vocês com eles. Eu, pessoalmente, fiz questão de ter meus irmãos e cunhados comigo no altar. Tem gente que é super amiga dos primos ou dos tios, enquanto outras não nem tanto. Se o caso de vocês é o primeiro e o número de familiares queridos for grande, vale a mesma regra: um representante de cada grupo.

A formação dos casais também exige atenção. Se as pessoas escolhidas forem solteiras, os noivos podem formar casais que misturem convidados da noiva ou do noivo, mesmo que não se conheçam. Se tiverem namorado, vocês podem optar por convidar ou não o outro para ser padrinho, dependendo do grau de intimidade que vocês tem com ele. Agora, se forem casados, é deselegante convidar apenas um dos dois. Chamem o casal ou escolham outra pessoa.

Por fim, cuidado com as expectativas. Existe um mito de que padrinhos dão presentes mais caros que outros convidados. Já vi gente que recusou convite para ser padrinho por não ter grana para isso. Quando forem convidá-los, cuidem para que entendam que vocês estão interessados em sua  amizade e companhia, e não no poder aquisitivo.

Foto: do meu casamento, no momento em que eu abraçava a madrinha amada Laura, feita pela Fox Produtora.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

37 thoughts on “Como escolher seus padrinhos e madrinhas de casamento

  • erika

    Cintia,

    Esta foto esta linda, reflete a pura emoção da sua amada madrinha.Parabéns
    Concordo com o que disse, é importante escolher quem temos afeição e ela é reciproca e não pelo poder aquisitivo.

  • Glauce

    Também acho legal os padrinhos entrarem separados das madrinhas, como acontece em muitos lugares fora do Brasil. Acho que é interessante nesses casos em que se tem vários solteiros e a gente fica meio sem jeito de formar pares de pessoas que não se conhecem.
    Acredito que nesse caso entram os padrinhos juntos e em seguida todas as madrinhas, não é?
    Linda foto, Cintia! =)

  • Gabriele

    Em primeiro lugar a foto esta linda mesmo, transmite a emoção do momento sem precisar de legenda.

    Eu e meu amor já decidimos um casal de cada lado, o nosso problema é que temos um circulo de amizade grande e forte com varios casais de amigos, inclusive agora em junho fomos padrinhos de um desses casais, e em março, um mes antes do meu, vamos ser padrinhos de mais um desses casais, acha que deveriamos chama-los tbm, como uma retribuição de carinho? Pergunto isso pq quero chama-lo mais quero outras pessoas tambem, mais não quero que fiquem mtas pessoas la na frente, porque não quero passar a impressão de que sai chamando qualquer pessoas, quero que eles se sintam especiais…

    Oh duvida cruel…rs

  • Eliana

    Olá Cintia!
    Suas dicas são mt boas e concordo completamente com vc, devemos escolher quem consideramos de verdade, não pelo presente. O mais importante é a consideração msm.
    Bjs

  • Thaise de Souza

    Belíssima foto! Reflete emoção e amizade.
    Concordo com tudo e tenho mais um ítem relevante: gosto de observar o exemplo dos casais mais velhos.
    Como os padrinhos do bebê são aqueles que ficariam responsáveis por ele espiritualmente, caso os pais faltassem, creio ser interessante observar este aspecto na hora de escolher padrinhos para casamento também. No caso de casais solteiros ou recém-casados, não há como, mas quanto à casais mais experientes, como tios por exemplo, prefiro escolher aqueles que são exemplo para nós como casal, e que se um dia for necessário, poderão nos aconselhar.

  • Gerson Paes

    Bom, casei em 2002 e na época não tinha um FANTÁSTICO blog como este para dicas e mais dicas. E, hoje, me arrependo de ter convidado alguns padrinhos para o casamento.

    Os motivos explico abaixo para que alguém não cometa os mesmos erros ou pense um pouco mais no assunto:

    1 – convide quem realmente está sempre com vocês, pessoas que tem a ver com vocês e que realmente gostam;
    2 – cuidado em convidar “amigos queridos” do trabalho. Muitas vezes a pessoa muda de emprego e some. Ou seja, amigo de Happy Hour ou de sair pra almoçar não é AMIGO pra ser padrinho de algo tão importante;
    3 – parente já é parente, mas, tem gente que se dá tão bem com algum parente, estão sempre juntos, que quer convidar. Eu acho legal, principalmente porque essa pessoa dificilmente vai sumir da sua vida.
    4 – não convide amigos ou parentes que moram longe ou nunca tem tempo pra nada… sair, jantar, dar um telefonema, etc… Padrinho tem que estar sempre próximo, gostar e se envolver com o casal, estar próximo para os bons e os “não tão bons” momentos;
    5 – PROFISSIONALMENTE FALANDO, para nós fotógrafos e para os videomakers, muita gente no altar atrapalha e, quem tem que aparecer e brilhar são os noivos;
    6 – se o amigo (ou amiga) tá namorando, não convide a namorada (ou namorado) se ela não for uma pessoa realmente querida e AMIGA. Se o namoro acabar é uma das pessoas que vão sumir (provavelmente). Converse só com o AMIGO(a) conte a sua visão da coisa e deixe ele decidir se quer ou não aceitar o convite. Conversar é sempre bom.

    Bom, nós convidamos padrinhos que nunca nos ligam socialmente (apenas trabalho), nunca saem conosco, nunca nos convidam pra nada, nunca vão quando convidamos, e tem outros que só vemos de vez em nunca.
    Tem padrinho que NUNCA veio ver nossa filha (já tem 1 ano e 5 meses), nem quando estava na barriga. Nunca veio em casa… etc…

  • Adulia

    Gente, eu e meu noivo estamos pensando em fazer convites especiais para os padrinhos, mas, como a grana é curta, iremos usar dos meus dons artísticos para faze-lo, porém, eu não sei o que colocar no convite para os padrinhos… Tem algum post falando sobre isso???

  • eliana

    Que legal rever a foto da Laura! Vcs são amigas desde a quarta série! Já pensou que estão juntas à quinze anos???

  • Cíntia Costa

    Poxa, Thaise, que ótimo ponto de vista. Adorei o conselho. Eu tive, entre meus padrinhos, um casal da idade dos meus pais, que faz exatamente esse papel de conselheiros pra gente, desde a época do namoro. Beijos!

  • Cynthia

    Oi! No meu casamento só terei no altar meus pais, sogros e um casal de amigos( minha melhor amiga e o melhor amigo dele),Pessoas que nos conhecem desde criança e fazem parte em tempo integral de nossas vidas!

  • Alê

    Adorei esse post (mais um pra coleção dos que adoro.. rs) Acho que ser convidado para ser padrinho/madrinha de um casamento é uma honra e não uma obrigação de presente caro!!! Isso é uma cultura que deveria ser extinta…

  • Geisla

    Cíntia, que matéria legal. A foto está linda…transmiti uma emoção maravilhosa. P/ o meu casamento ainda tem 1 ano e meio, e já estou pensando nos padrinhos…aiii dúvida cruel.

    Bjos

  • Micheline

    Ouvi dizer que o convite para os padrinhos deve ser diferente dos demais convidados. É necessário ou devo levar o mesmo convite?
    Obrigada

  • Cíntia Costa

    Micheline, não é obrigatório, mas você pode fazer este agrado. Neste caso, faça um convite especial, que inclua no texto o convite para ser padrinhos. Um texto como “Querido Fulano, você é um amigo muito amado por nós e gostaríamos de ter a honra de compartilhar conosco a alegria do nosso casamento de forma especial. Queremos que seja nosso padrinho!”

    Beijo

  • Camila Melo

    Adorei as dicas!
    E concordo que os padrinhos devem ser pessoas que sejam amigos de verdade dos noivos, ou seja, pessoas que façam parte da vida do casal e que acompanharam a história deles!

    Ahhh e a foto é linda msm!!

  • Ariana

    Oi!
    qtas madrinhas e padrinhos eu posso ter … se for um altar médio, e +- umas 200 pessoas!
    tenho duas certas mas são primas e quero convidar uma amiga … só que eu sei q se eu convidar ela a minha outra amiga vai ficar d cara!! Sabe …

    beijos
    Obrigada!

  • Ariana

    outra coisa, pensei em fazer um casamento super diferente … mas ñ sei s ia ficar trii…! Eu amo futebol e meu time, e meu namorido tbm .. só q ñ somos do msm time … Um clássico gaúcho… Gre-Nal … dai estava pensando em fazer um casamento Gre-Nal!!
    o q vc acha?

  • Aline

    Oii,você pode em ajudar???
    Bom me caso no final do ano e a serimônia civil seria um dia antes do religioso,mas aconteceu um imprevisito e será tudo no mesmo dia e mesmo horario,mas…ja haviamos convidado os padrinho do civil,três casais e do religioso,seis casais,mas o altar vai ficar muito apertado,por favor me ajude com suas dicas…..obrigado bjos

  • Cíntia Costa

    Aline, vou sugerir uma solução que já vi em um casamento e achei bacana. No altar, ficaram apenas os padrinhos do casamento religioso. No momento das formalidades do civil (o pastor, padre ou juíz de paz fará as perguntas e delcarações como no cartório), os padrinhos do civil foram chamados ao altar. Eles estavam sentados na primeira fileira de bancos da igreja, subiram, assinaram o livro do cartório, abraçaram os noivos e desceram novamente. Você pode combinar isso com eles! Espero ter ajudado!

  • Aline

    Gostei da idéia,mas como meu casamento será realizado no próprio salão da festa ,pois a igreja não comporta muitas pessoas,você ainda acha que fica interessante?? No caso os padrinhos estarão sentados nas mesas próximas do altar…o que você acha?? Ahh esses padrinhos também deverão estar em trages próprio para a ocasião,ou não é necessário???
    Agradeço pela idéia,ja estava ficando louca,você sabe como são as noivas né…
    bjos

  • Mariana

    Ola, achei muito interessante o seu post, mas não acho que deselegante não chamar o casal. Tenho amigas muitos quaridas que os maridos são distantes e que não possuem relação de amizade comigo. Como Madrinha e Padrinhos devem ser pessoas queridas, não acho que fique uma coisa legal. Mas valeu a dica.

  • Cristiane

    Já sou casada há mais de 20 anos e acredito que a escolha dos padrinhos deva ser muito pessoal, deve ser aquele casal que se identifica com os noivos, aquele casal que nas horas de dificuldades deva ser parceiro aos noivos, não só no momento do casamento, mas sim durante a vida toda. Nunca escolham padrinhos por obrigação ou por que algum membro da família quer, e sim devem ser aquelas pessoas que assumem o compromisso de ajudar o casal não financeiramente, mas sim espiritualmente !!!! E no coração dos noivos vcs sabem verdadeiramente quem escolher !!! Um abraço a todos !!!