Como fazer convite de casamento 350


convite_casamentoUma boa idéia para quem quer economizar é fazer os próprios convites.

Que papel usar

Você pode comprar convites em branco, como estes. Os chamados papéis especiais são ideais para a ocasião – apesar de mais caros que o sulfite, o visual e a textura são muito mais elegantes. Os mais utilizados para convites são os tipos vergé e couché nas cores branco, creme e marfim (é mais difícil imprimir em papéis escuros).

Faça testes de impressão com sulfite para avaliar alinhamento, tamanho de letra, disposição de texto etc. Só parta para os papéis especiais quando estiver tudo ok.

Compare preços de papel vergé e outros tipos de papel especial

O que escrever

As três principais funções dos convites de casamento, segundo a consultora Vera Simão, são:

  • Passar informações necessárias (noivos, data, local, horário…);
  • Indicar o grau de formalidade da festa (para que as pessoas saibam o que usar);
  • e servir de lembrete para os convidados.

O estilo do texto deve combinar com o perfil dos noivos e o tom da festa. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números em extenso (em vez de “2008” , “dois mil e oito”). Para casais descontraídos, o texto segue a linha coloquial (mais informal) e pode até incluir irreverências como “Finalmente vamos casar e você é nosso convidado”.

Seja qual for o estilo, devem constar no convite obrigatoriamente as seguintes informações: nome dos noivos, nome dos pais (se estes forem os anfitriões), data, horário e local da cerimônia e da festa, se houver e endereço dos noivos (dos pais ou dos próprios, para entrega de presentes). Costuma-se usar uma frase romântica no topo. Pode ser um versículo, um poema, um trecho de uma música… O que os noivos quiserem.

Compare preços de livros de poesia.

Como enfeitar o envelope

Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:

  • Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
  • Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
  • Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).

Compare preços de fitas, pingentes e outros materiais de artesanato.

caligrafiaComo subscrever o envelope

O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.

  • Amigos próximos: podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como “Ao querido amigo Fulano de Tal”.
  • Casais solteiros: podem receber convites separados ou apenas um;
  • Casais casados: “Sr. e Sra. Fulano de Tal” ou “Sr. Fulano e Sra. Fulana de Tal”. Para convidar a família toda, “Sr. Fulano de Tal e família”. Se os noivos não conhecem os cônjuges dos convidados, devem escrever “Sr. Fulano de tal e Sr.” ou “Sra. Fulana de Tal e esposo”.

Os nomes podem ser impressos no envelope, mas fica mais elegante se forem escritos à mão. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha letra bonita e disposição para ajudar. Canetas do tipo rollerball têm um ótimo resultado. Para convites tradicionais, use tinta preta; tons metálicos ou coloridos estão liberados para os mais modernos, desde que combinem com o estilo e a decoração da festa.

Compare preços de canetas rollerball e envelopes.

Modelos de convite de casamento

Gostou da idéia? Então clique aqui e veja 20 modelos de convite de casamento para download ou baixe um dos modelos básicos abaixo.

Dica: se quiser um convite grande, do tamanho da folha de papel, utilize os modelos “1 por folha”. Se quiser um equivalente a meia folha de papel sulfite, use “2 por folha” – neste caso, atenção na hora de imprimir: clique em “Arquivo”, em “Imprimir”, em “Propriedades” e digite “2” em “Páginas por folha”. Para cortar os dois convites, não utilizem tesoura; o acabamento fica muito melhor se o corte for feito com guilhotina de papel ou com estilete e régua.

Os modelos de convite acima são livres para uso não-comercial desde que citada a fonte (este blog) e o nome da autora (Cíntia Costa). Entenda melhor a licença de uso clicando no ícone abaixo.

Creative Commons Alguns direitos reservados.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

350 thoughts on “Como fazer convite de casamento

  • marciely

    quero fazer o meu convite mas nao sei em que programa fazer…..
    se vc puder me ajudar estarei grata…..

  • Patricia

    Boa Tarde .

    Queria muita ajuda de todos com alguma ideia de dizeres !!!

    Estou com a seguinte duvida , vou mi casar apenas no civil e após isso, dar um almoço na casa de meus pais juntamente com parentes e amigos.
    Que da um total de 120 pessoas .
    O Cartório civil só comporta 10 pessoas .
    Neste caso como devo proceder com a escrita dos convites ? O que deve ser escrito neles ?
    Pois não vou poder chamar todos para o civil , apenas para festa e recebelos lá .
    Att Patricia

  • Diego

    Felipe Meyer, gostaria de saber onde você conseguiu por esses valores. Estou em São Paulo, Capital.
    Obrigado

  • Carolina

    Ola,

    Gostaria de tirar uma duvida quanto à convite.
    é indelicado colocar a confirmação de presença (RSVP) com o e-mail da noiva???

  • Juliana Borba

    Os convites do casamento já estão prontos, porem agora decidimos mudar endereco da recepção… o que fazer ?

  • Cíntia Costa

    Juliana, você precisará enviar uma notificação de alteração do endereço. Pode ser em papel menor, mas mantenha a mesma arte e tipo de papel! Explique: “Querido convidado, Por motivos de força maior, o local da recepção do casamento mudou. Anote o novo endereço: Rua….”. No final, coloque “O local da cerimônia permanece o mesmo. Relembrando: Rua… Te esperamos lá!”

  • Mene

    Bom dia,
    Estou fazendo convites e como alguns são em menor quantidade quero comprar uma impressora que me permita fazer as impressões em casa, mas não sei se compro uma a jato de tinta ou a laser colorida, pq tbém preciso imprimir peças com fotos, além de textos e gráficos.Qual delas me atenderia nas duas situações e com qualidade?

    Obrigado,

  • mariana

    Boa tarde.

    Vou casae dia 09/04,so no civil,como que eu posso fazer uma comunicado para os convidados.
    Pois sera uma recepção para mais ou menos 60 convidados,apartir das 18hs.
    Precis de ideias,papael,frase,discrição,efim …

  • KELLE

    QUAL A DIFERENÇA DO PAPEL VERGÉ 180G E O DE 90G, QUAL É O MELHOR PARA UM CONVITE DE CASAMENTO? OU TERIA OUTRO PAPEL MAIS ADEQUADO?

  • DEISE

    OLÁ, ADOREI OS TOQUES… MAIS, VOU CASAR NO FIM DO ANO E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS SOBRE O QUE DAR DE LEMBRANÇINHAS PARA MEUS CONVIDADOS, SEM GASTAR MUITO. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA IDÉIA LEGAL… AGRADEÇO. BJS A TODOS, DEISE.

  • Michelane Monteiro

    Boa Noite gostaria de saber o tamanho daquele convite igual ao de Graziela, pois adorei mais não consigo fazer? Me ajudem por favor. Gostaria de tudo explicado bem com detalhes.
    Obrigado
    Att
    Michelane Monteiro

  • Vanessa

    Boa Tarde… gostaria de algumas idéias para eu fazer nosso convite, queriamos algo costumizado, como emitando uma carta de baralho ou algo do tipo. Nosso casamento será temático BOTECO.
    Ajudem por favor.

  • renata

    como escrever no convite para nao esquecer de confirmar a presença e também preciso de uma frase bem elaborada…
    aguardo
    obrigada

  • renata

    gostaria de fazer um convite de casamento estilo tipo um anuncio de jornal.vc não tem algum modelo ?????????????

  • Camile

    Nossa, fiquei fascinada com esse site!
    Só de pensar que eu mesma farei meu convite de casamento…
    Obrigada a todos pelas dicas que foram fantásticas..
    bjs

  • Greyce Mariani

    Olá!
    Sou frequentadora assídua do blog, me caso em dezembro deste ano. Também estou customizando nosso convite com as dicas do site, fiz alguns testes e está ficando muito bom. Mas precisava de alguns modelos para download de noivinhos puxando o laço ou corda, cada um em uma ponta, geralmente é aí que vão os nomes dos noivos e estou sem opção. Podem passar alguma referência.
    Obrigada!!

    Greyce Mariani.

  • vanessa lopes

    amei seu blog… mais eu gostaria de saber dicas para a noiva usar os cabelos soltos vou casar e quero usar meu cabelo solto de uma forma que fique muito bonito. desde ja agradecida

  • Mis

    Ola sou casada no civil a 13 anos, e resolvemos abençoar nossa união com uma paquena recepção entre amigos e faliriares…por já estarmos casado tem ideia de algo menos inormal para convite…farei uma cerimonia bem simples…desde já obgada!
    Qto ao site fantastico e muito util…parabéns

  • Mis

    desculpe meu erro de digitação…seria um convite não muito formal…e não inormal rsrsrs faltou um (F)

  • Adriana

    Não sou casada no civil, mas estamos juntos a 7 anos, e resolvemos abençoar nossa união com uma paquena recepção entre amigos e familiares…por já estarmos morando juntos tem ideia de algo mais iformal para convite…farei uma cerimonia bem simples em uma chácara…desde já obrigada!
    Qto ao site maravilhoso…bjos Adriana

  • nayara

    Olá, vou casar em julho agora,e queria fazer meus convites de casamento.
    Olhei vários modelos na internet,não gostei,gostaria que você me passase uam idéia de como fazer e que modelo,o casamento terá uma decoração simples e sera em um lugar meio rústico, em um Hotel Fazenda..
    queria um modelo de convite simples e bonito ao mesmo tempo,e nao queria de carta, gostaria que fosse laço…

    Obrigada

  • Karina

    Olá,
    Vou casar somente no civil e depois vamos oferecer um almoço de churrasco de casamento numa chacara. Como o casamento será informal, como poderia ser o texto para convidar amigos e familiares?

    Abraços

  • Ingrid

    Amei todas as dicas!!!!
    Tenho uma dúvida: no convite de casamento posso colocar o apelido do meu noivo? Será um casamento e uma festa informal… o nome dele é Wilson Roberto, porém, acho que nem a mãe dele nunca o chamou assim… todos o conhecem por Beto e é a preferência dele no convite…

    Por favor, me ajudem…

  • Priscila

    Cintia, tenho 3 dúvidas: não tenho muito contato com o meu pai que me registrou, porém vou convidá-lo para o meu casamento, coloco-o no convite ou coloco só a minha mãe? Posso colocar o meu e-mail para RSVP? É realmente necessário colocar o endereço dos pais?
    Muito obrigada!

  • Cíntia Costa

    Priscila, vamos por partes:

    Você não é obrigada a colocar o nome do seu pai no convite, mas também não precisa deixar de fora. Vai do seu relacionamento com ele. Se você gostaria de agradá-lo e acha que ele vai se sentir honrado de participar do convite, coloque. Se acha que ele não tem muito a ver com sua vida hoje em dia, e que não tem nada a ver colocar o nome dele lá, não coloque, sem culpa! Se tiver um padrasto e preferir colocar o nome dele, pode ser bacana.
    Sobre o e-mail, acho até mais prático que telefone! Mas coloque também um telefone, afinal, pessoas mais velhas não tem o costume de usar a internet e preferem ligar. Sobre o endereço dos pais, não é necessário, ainda mais se vocês tiverem sua casa já. Eu coloquei o endereço da minha casa nova, afinal, queria que os presentes fossem entregues diretamente lá! Espero ter ajudado!

  • Bruna

    Olá… Eu e meu noivo vamos fazer o nosso convite de casamento, mas eu estou com dificuldades pq quero fazer o convite jah como envelope. Vou imprimir no meio da folha A4 vergê os dados do convites e depois fechar como envelope e pôr uma fita, mas fiz um teste e a parte de dentro do envelope quando fecho fica feio e gostaria de saber como dobrar o envelope corretamente para que fique legal e não pareça que foi feito em casa.
    Obrigada… Depois e mando a a foto de como ficou!!!

  • Rosana

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiii este site. Já casei já fazem 3 anos e ainda venho sempre olhar aqui. Agora tenho uma empresa de lembranças. Amo tudo o que tem aqui. é commo se fosse casar outra vez todos os dias. rsrsrsrsrs\(com o mesmo homem. Claro). Bjus e felicidades para aquelas que vão casar ou as que, assim como eu, já encontraram seu príncipe encantado.

  • claudinane

    estou começando a planejar meu casamento agora e falta 11meses para o evento pesso ajuda de todos pois nem sei por onde começar e o dinheiro está curto se poderem me ajudar agradecerei profundamente.

  • Jéssica Rufino

    Gostaria de fazer meu convite de noivado.

    Você poderia me informar qual seria os valores???
    Com quem eu falo???

    URGENTE. Fico no aguardo.

  • Cristina Marques

    Cintia, querida, por favor me ajude.
    Minha filha vai casar em setembro e estamos na fase dos convites (um pouco atrasadas, claro). Ocorre que sou viuva do pai dela e casai novamente e ela ama meu atual esposo, mas nao esquece o pai, claro, ate’pq conviveu com ele na infancia. Ela nao abre mao de colocar o nome dos “dois”pais no convite… O que eu faço? Será que ficará muito deselegante??? estranho, sei lá?? Nunca vi isso, mas ela quer homenagear os dois (o biologico “im memorian”, claro). O que voce acha? Voce ja viu algum algum convite assim??? Acho estranho porque a maioria das pessoas que convivemos nem sabe que sou viuva, pois morava em recife e meu segundo casamento’foi aqui em sao paulo onde vicemos atualmente.
    Aguardo seu comentário… Um beijo.

  • Raquel

    Olá,

    Estou fazendo o meu proprio convite com a sua dica, mas não sei como fazer os convites individuais para serem entregues na recepção apos a cerimonia.
    Alguém pode me ajudar?

    Desde já agradeço muito!
    Bjs.
    Raquel e Alex

  • Cíntia Costa

    Raquel, você está se referindo àquelas pequenininhos, escrito “Convite individual para a recepção”, certo? Acredito que pode ser simples assim! Um retângulo com esses dizeres!

  • jaqueline

    eu preciso de um convite como plano de fundo verde um pouco personalizado para meu noivado como fazer??

    por favor me ajude obrigado!!

  • Aliniane Silva de Paiva

    Olá estou planejando fazer minha bodas de algodão,e na minha busca por economia e modernidade achei coisas muito legais,guando achei esse site adorei as sugesto~es de convite,mas eu gostaria de saber se ao invés de eu colocar no convite NOIVO e NOIVA,e sim o CASAL,fica feio ou estranho…Espero uma resposta,atensiosamente!!!!Obrigado.

  • lais

    OLA NAO IREI CASAR NA IGREJA SOMENTE NO CARTORIO
    COMO ESCREVER NO CONVITE CONVIDANDO SOMENTE PARA UMA
    RECEPÇÃO APOS O CASAMENTO CIVIL

  • JESSICA PAIVA

    Amei! encontrei aqui os modelos de convites que estava procurando.
    Já até escolhemos o modelo, tô com 1.000 idéias na cabeça p complementar…
    Eu e meu noivo vamos nos divertir mto fazendo o nosso próprio convite de casamento.rsrs
    PARABÉNS PELO SITE, MA-RA-VI-LHO-SO!!!

  • Thamires

    Oi eu irei noivar agora em Setembro, tenho 17 anos e estou um pouco perdida com relação aos convites, eu decidi fazer os convites do meu noivado, andei analisando nas gráficas e o custo pesou um pouco no orçamento do noivado, preciso fazer 60 convites, então estou precisando muito da ajuda de vocês!
    gostaria de receber um modelo de convite legal e pra essa quantidade de convite gostaria de saber mais ou menos quantas folhas seriam necessárias e quantos metros e fitas enfim … gostaria muito de ter contato com vocês durante esse período da elaboração dos meus convites!! aguardo a resposta e depois de pronto mandarei as fotos para vocês postarem e ajudar futuras noivas assim como eu !!! um beijo.

  • ana Kátia

    Adorei 0 modelo do convite agora por gentileza me tira uma duvida cruel impresora normal imprime em papel preto? ou tem que ser uma especifica para o papel? agradeço de cora ção a atenção abraço!!