Dica: como descobrir o fornecedor de um casamento pela foto 5


Vira e mexe, vocês se apaixonam por algum detalhe de casamento que viram em uma foto: a  decoração, um arranjo de mesa, o buquê da noiva, um adereço de cabelo, uma maquiagem incrível… Aí ficam morrendo querendo saber: quem é o fornecedor?

Bom, o post de hoje é um passo-a-passo pra ensinar vocês a descobrirem o fornecedor de um casamento pela foto! Anotem que é dica de ouro, hein? Vocês vão virar Sherlock Holmes dos casamentos!

Vou usar essa foto linda de decoração de casamento em azul turquesa, branco e preto, pela qual a leitora Isabel se apaixonou e me escreveu à beira do desespero por não encontrar a decoradora responsável por essa beleza!

Decoração de casamento: parede azul turquesa e flores brancas. Foto: Fabrícia Soares.

1) Ficha técnica

Às vezes, no fim de um post, está a ficha técnica do casamento, uma listinha de fornecedores que atuaram naquele evento. Antes de deixar um comentário pedindo socorro, fuce o post e veja se encontra essa lista! Não foi o caso dessa foto, então vamos para o próximo passo.

2) Marca d’água

Muitos fornecedores identificam as fotos do seu trabalho com uma marca d’água, que é aquele texto ou logo que aparece em cima da foto. Pode ter sido aplicado pelo fornecedor de algo que está na foto ou pelo próprio fotógrafo.

No nosso exemplo, a marca d’água aponta o nome da fotógrafa e já começa a revelar o mistério…

Marca d'água de fornecedor de casamento

2) Nome do arquivo

Nem sempre o crédito está lá, na frente da gente, mas pode estar nas entrelinhas. Veja, por exemplo, o nome do arquivo da foto (é o nome que a pessoa que publicou precisou dar ao arquivo quando fez o upload dele!). Por exemplo, uma foto de um buquê pode estar nomeada como “buque_noiva_by_fulana_da_silva.jpg”.

Você pode descobrir isso passando o mouse por cima da foto sem clicar e esperando um pouco o  clicando na foto com o botão direito do mouse e pedindo para ver “Propriedades da imagem”. Se você tem um Mac, precisa clicar em Ctrl + botão direito e escolher “Inspect element”.

Nome do arquivo da foto.

Na foto do exemplo, o nome do arquivo também indica a fotógrafa (Fabrícia Soares)!

3) Google Imagens

Descubra de quem é a foto. Se o fotógrafo não colocou a marca d’água (ou a blogueira, espertinha, cortou fora), a dica é a busca por imagens do Google. Você pode fazer uma busca por uma foto específica colocando o link dela ou fazendo upload dela no sistema de busca.

Busca de fotos no Google Imagens.

 

Em vez de digitar algum texto, clique no ícone da câmera.

Busca de fotos pelo Google Imagens: upload ou link.

Você pode colocar o link da imagem ou baixá-la no seu computador e depois fazer upload aqui.

Quanto mais “popular” for a foto, a página de resultados vai mostrar, provavelmente, dezenas de páginas em que ela foi publicada e vai dar um pouco de trabalho descobrir a fonte… Procure por algum site de fotógrafo aí no meio, ou algum blog que tenha dado o crédito! Em geral, o link mais antigo, que foi publicado primeiro, é o original.

O fotógrafo é uma das pessoas com maior chance de conseguir te ajudar. Afinal, ele esteve presente no evento e pode saber o que você precisa. Eles tem o costume de postar ficha técnica, mas, se não tiver, escreva perguntando.

4) Assessora do casamento

Outro profissional que pode te ajudar é a assessora do casamento, que sabe de todos os detalhes da festa. Se o fotógrafo não souber quem é determinado fornecedor, peça a ele ao menos o contato da assessora!

Espero que essas dicas ajudem vocês a descobrirem os fornecedores que tanto admiram!

5) Pinterest

Viu a foto no Pinterest? Primeiro, clique na foto que vai abrir o site de onde a foto foi “pinada”. Se não tiver informações sobre o fornecedor que você quer, siga os passos acima!

6) Aplicativo para celular Google Googles

Dica da querida Paula Paulenas nos comentários: o aplicativo Google Goggles (para Android e iPhone) faz uma busca semelhante à do Google Imagens! Facilita na hora em que você está vendo uma revista de noiva na rua :).

E de quem é a decoração da foto? Bom, seguindo os passos, fui parar no blog da fotógrafa e tinha uma ficha técnica! A decoradora é a Cris Magalhães! Mistério resolvido para uma leitora! Agora, quero ver vocês!


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

5 thoughts on “Dica: como descobrir o fornecedor de um casamento pela foto