Estilos de véu: mantilha versus bandana 28


A Daiane perguntou aqui no blog, outro dia, se é possível usar véu estilo mantilha como bandana.

Segundo o cabeleireiro Vitor Henrique*, do JJ Cabeleireiros, bandana e mantilha, apesar de parecidas, são acessórios diferentes.

Noiva usando véu estilo mantilhaMantilha

É um véu com as bordas trabalhadas em renda grossa.

A maneira ideal de usar mantilha é com um penteado todo preso, com um pouco de volume no alto da cabeça, ou um penteado meio preso.

As laterais do véus podem ser colocadas à frente dos ombros da noiva na hora de entrar na igreja.

Fica harmonioso, sofisticado e elegante.

Noiva usando véu estilo bandanaBandana

É um véu todo trabalhado em renda.

É preso como um lenço sobre o penteado já pronto (solto ou semi-preso).

Cobre a frente e o topo da cabeça.

Dá um ar retrô à noiva.

.

Qual é a diferença?

  1. A bandana cobre o topo da cabeça, enquanto a mantilha parte da parte de trás;
  2. A bandana é toda de renda e a, na matilha, só as bordas são rendadas e
  3. Com a bandana, o véu fica para trás e, com a mantilha, para a frente.

*Vitor Henrique é o profissional que fez o cabelo da minha mamis no meu casamento (veja as fotos aqui).


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

28 thoughts on “Estilos de véu: mantilha versus bandana

  • Marjorie

    Bacana viu…. Me esclareceu essa dúvida que eu tinha sobre mantilha..
    Bjs
    Marjorie (Clube das Noivas

  • alyne

    Cíntia, eu não quero usar véu nenhum, só queria usar presilhas, mas toda vez que vou provar vestidos ficam tentando empurrar o tal do véu… pra mim, já perdeu o sentido este acessório. É realmente necessário entrar na igreja usando um?

  • Daniela

    Acho o véu um acessório muito importante, porque em que outra ocasião, hoje em dia, vc usará véu. Poxa a imagem da noiva é associada a uma mulher de branco usando um véu.

    O meu tinha 2 mts e saia de cima da cabeça, porque sou baixinha, e tinha o que eles chama de efeito cascata.

    Todo mundo elogiou e eu adorei.

  • Glauce

    Eu não sabia os nomes dos véus!!!! Eu particularmente acho a bandana um charme… mas também não sei se usarei véu…. meu casamento é de manhã, ainda to pensando nesse acessório…
    Beijos!

  • MICHELLY

    olá,gostaria de esclarecer uma dúvida quanto ao véu!
    fui mãe solteira e tenho um filho com 10 anos,moro com meu futuro marido à cinco anos e temos um filho de 4 anos,vamos nos casar agora em agosto, em um salão de festas e gostaria muito de usar um véu!mas me disseram que vai ser um mico.procurei dicas na internet mas não encontrei nada aeste respeito

  • Cíntia Costa

    Oi Michelly, tudo bem?

    Não é mico nenhum. Geralmente, mulheres que já foram casadas ou são viúvas não se casam de branco nem com toda pompa de um casamento tradicional. Mas é costume, e só segue quem quer (geralmente, essas mulheres já tiveram um casamentão e para o segundo preferem uma coisa mais simples, gastando menos e só pros íntimos).

    Você parece que nunca se casou, estou certa? Pois tem direito a um belo casamento, como qualquer outra novinha. Com véu, vestido branco, buquê, valsa e tudo mais que desejar.

    Pense comigo: o casamento é uma festa para celebrar a união de vocês dois, certo? Como um aniversário é uma festa para comemorar mais um ano de vida. Ninguém tem direito a ficar te dizendo como essa festa deve ser. É você e seu noivo que devem decidir.

    E sempre tem alguém que sai falando mal, em qualquer casamento, então não se preocupe em agradar as pessoas. Elas são convidadas para participar da sua alegria, não para aprovar suas decisões ou avaliar sua festa.

    Espero ter ajudado!
    Beijos!

  • MICHELLY

    MUITO OBRIGADA CÍNTIA PELA FORÇA ADOREI! ERA TUDO O QUE EU PRECISAVA OUVIR,TENHO 25 ANOS E É SIM MEU PRIMEIRO CASAMENTO,ACHO QUE MEREÇO TUDO!
    BEIJOS…

  • Daiane

    FIQUEI TÃOOOOO FELIZ EM VER A RESPOSTA PRA MINHA PERGUNTA 😉 MEU VESTIDO É BEM RETRÔ É TODO EM PATCHWORK COM VÁRIOS TIPOS DE RENDA É SIMPLES E BONITO,ACHO Q VOU USAR A BANDANA MESMO, AGORA SÓ FALTA DEFINIR O PENTEADO. MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  • Marlucia

    Olá eu vou me casar agora em dezembro, eu so baixinha tenho 1,50 mts, eu quero usa o veu, você acha melhor o veu curto ou o veu longo.

  • Raquel

    Gostei da reportagem,mas fica um comentário:mantilha pode sim, ser toda rendada(como as originárias da Espanha). Me casei usando uma toda em renda(a mesma do vestido)feita por minha mãe. Acho que elas são mais charmosas e femininas que os véus comuns.

  • heliane

    Adorei as sugestões!
    Gostaria de sugestões de penteados para o uso do Véu Bandana e, como prendêlo com segurança! Outra pergunta posso usar este tipo de véu com Grinalda ou coroa? Obrigada!

  • Andreia

    Olá.
    Estou com dúvidas sobre o uso da mantilha com vestido evasê. Experimentei vários vestidos mas adorei um tomara que caia evasê que segundo alguns comentários não combinam com a mantilha, pois este acessório deve ser usado apenas em um modelo justo. Gostaria de saber se isto é verdade pois sou alta e o véu na cintura não chama tanto a minha atenção e sou apaixonada pela mantilha!!!
    Agradeço desde já.

  • Renata Cunha

    Boa noite!
    Meu nome é Renata, sou esteticista, e trabalho tbm com noivas.
    gostaria de receber mais informações sobre o trabalho de vocês.
    Vocês oferecem cursos de maquiagens e penteados para noivas e madrinhas?
    Desde já agradeço,
    Renata.

  • Glauce

    Olha eu pesquisando sobre bandana e caí aqui novamente! kkkkk
    Eu quero usar bandana, mas não sabia q ela era toda rendada… a estilista da loja em que aluguei meu vestido quer me empurrar um véu com as bordas em gripir fininho, ela ficou de fazer dizendo q é assim que combina uma bandana… não botei mta fé e agora vou querer mudar.
    Agora eu to com medo de não combinar com meu vestido, já que ele não terá nenhuma renda.
    Bjos!!!

  • sabrina

    Olá adorei ler sobre o uso do véu. Eu também estava muito chateada, pois tinha escolhido um vestido com véu, só que minha mãe me chingou devido a escolha do véu. Moro junto com meu “noivorido” á 6 anos, só que nunca nos casamos, essa é a primeira vez e meu sonho sempre foi o uso do véu. O que vocês acham? Véu é só para as moças virgens? Ou qualquer mulher que tenha sonhos pode usá-lo? Abraços!

  • Cíntia Costa

    Oi Tatiane. Depende muito do modelo do vestido. Na minha época de noiva, provei uma bandana com meu vestido e não gostei – a bandana cobria toda a parte das costas e escondia o bordado e os detalhes. Acho que fica melhor com vestidos com as costas simples. Beijos

  • Cíntia Costa

    Lucia, as imagens me foram passadas pelo JJ Cabeleireiros com a devida autorização de uso, como de fotos de divulgação. Eles tem os direitos das fotos. Beijos!

  • roberta

    boa noite,

    Alquem sabe onde comprar um véu requintado? pois como meu vestido tem pedras, gostaria de um veu mais trabalhado, mas nao tenho encontrado.

    Desde já agradeço

  • Evelyn

    Gostaria de saber,aonde no Rio de Janeiro(Capital),eu posso encontrar lojas com esse tipo de Véu Bandana,pq eu acredito ser meio difícil de achar,mas gostaria muito de me casar com um véu desse.

  • Camila

    Bom dia,

    Vou me casar de dia e queria usar o voilete (ou birdcage veil), mas não encontro. Alguem sabe onde posso achar?

    Muito obrigada.

  • Cristina

    Escolhi um visual de noiva que vi numa revista. Para mim era um dos mais lindos, não poderia escolher outro. A noiva estava com um vestido justo sem renda, e com uma bandana toda em renda. Que lindo! Pedi para uma loja especializada em noivas fazer uma para mim, mas o vestido que escolhi era todo em renda, então optaram por enfeitar apenas parte da bandana, com renda, para não ficar “demais”. Hoje tenho dúvida se fiz certo, pois, como é um visual lindo, mas, ao mesmo tempo diferente, fique insegura…Gostaria tbm de saber se podemos cobrir a maior parte da orelha na hora de pôr a bandana.

  • Bruna

    Oiii
    Vou me casar esse ano e gostaria de saber se usar esse veu bandana no periodo da noite fica feio, ou só se usa em campo e praia ??
    Meu casamento vai ser em igreja e salão social..

    Obrigadaaa!! =))