Dicas para quem está procurando casa nova 19


Neste sábado, eu e o meu noivo fomos ver apartamentos. Era a parte que eu estava esperando com mais ansiedade (mais até que a escolha do vestido de noiva).

Durante as últimas semanas, tínhamos pesquisado bastante em sites de imóveis, então deu pra ter noção dos preços de cada região. Buscamos apês perto do trabalho dele, perto do meu e no meio do caminho.

Pesquise imóveis em todo o Brasil

Foi muito legal entrar naqueles lugares vazios e imaginar a gente morando lá, o que eu colocaria na sala, onde ficariam nossos presentes… Adorei. Encontramos alguns bem interessantes mas ainda não fechamos nada.

Quando tiver novidades, venho aqui contar. Ficam aqui minhas dicas para quem procura casa nova:

Dicas para quem está procurando casa nova

Comprar ou alugar?
Essa é a primeira decisão que deve ser feita pelo casal. Eu e o meu noivo vamos comprar morando de aluguel, que sai mais barato (veja como no post “Como comprar seu imóvel à vista morando de aluguel“).

Qual é seu orçamento?
Façam as contas e descubram quanto vocês dois podem comprometer por mês com o imóvel, seja qual for a opção (compra ou locação). Levem em conta que, junto com a casa nova, virão despesas novas, como conta de luz, água, gás etc.

Pesquise na internet
Em sites como o este, este e este, você pode procurar apartamentos e casas no valor desejado em várias regiões da cidade. Essa pesquisa é muito importante para ter noção de que tipo de imóvel vocês podem bancar. Geralmente, o valor é uma relação espaço/localização. Com o mesmo valor, vocês podem pegar um apê bem localizado mas simples ou um super lindinho, mas em locais mais afastados.

Escolha onde quer morar
Sabendo quanto custa cada lugar, é a hora de escolher seu bairro. Eu e o meu noivo estamos procurando apês perto do trabalho dele e do meu. O objetivo é que um de nós vá para o escritório à pé e o outro vá de carro. É mais econômico assim. Mas isso depende do sonho de cada casal. Tem gente cujo objetivo é ter uma casa bem lindinha, novinha e grande, não importando que seja longe do trabalho. Conversem a respeito e definam suas prioridades.

Fiador ou seguro fiança
Em toda locação, é exigido um fiador, que é a pessoa que assumirá a dívida de vocês caso não paguem o aluguel. Definam como vocês farão: terão um fiador ou farão seguro fiança? A primeira opção é mais econômica, já que não implica nenhum custo. A segunda, porém, dá mais liberdade já que vocês não ficarão com “rabo preso” com ninguém (nem ninguém com vocês).

Visite imóveis

Se vocês gostarem dos imóveis que encontraram na internet, esta é a hora de começar a visitar. Entre em contato com as imobiliárias que os anunciaram e aproveite para sondar mais locais no perfil que vocês querem. Tentem marcar várias visitas para o mesmo dia. Facilita a comparação dos imóveis.

Se vocês vão alugar, isso deve ser feito de 4 a 3 meses antes do casamento (não antes, senão vão ficar pagando aluguel sem morar). Se vão comprar, de 1 ano a 6 meses antes, já que talvez o imóvel precise de reformas.

Atenção aos detalhes
Verifiquem se o lugar precisa de reformas (a maioria dos apês que eu vi tinha piso de carpete, que teriam que ser trocados por madeira…) e quem arcará com os custos (proprietário ou inquilino). Reparem no piso, azulejos, torneiras, lâmpadas, tomadas, tinta das paredes etc. Outros detalhes importantes: vejam se o lugar está na rota de aviões, muito perto de metrôs ou avenidas barulhentas.

Negocie
A maioria dos proprietários aceita negociação no preço pedido. Não tenham medo de pedir um desconto, eles já esperam por isso. Mas sejam espertos. Se o lugar estiver com o preço muito bom e for muito procurado, talvez não valha a pena chorar o preço. Pode ser que outra pessoa ofereça exatamente o que o proprietário pede e vocês percam a chance.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

19 thoughts on “Dicas para quem está procurando casa nova

  • Luana

    Oie…
    Venho lendo seu blog diariamente e adoro cada post seu.

    Sei bem como é a loucura do apartamento, no meu caso nós compramos na planta e nos entregarão em dezembro deste ano, mas o bacana é que eles fazem nós participarmos de todas as fases. Uma vez por mês visitamos o local, além de podermos escolher o piso e detalhes do acabamento (para não ser necessariamente o que tem no memorial descritivo).

    Tenho uma amiga que está como você atrás de apto, mas ela está bem desesperada viu?!

    Queria te perguntar uma coisa sobre seu vestido. Como vc teve certeza que era ele?? Aluguei o meu ontem…. Mas menina… que dúvida, que dificuldade. E estou bem chateada porque tenho uma amiga estilista que começou a desenha o meu vestido e acabei passando por cima disso em um impulso (quando vi minha mãe chorando ao me ver com o vestido que tinha acabado de achar lindo…. FECHEI!)… Não sei nem como falar com essa amiga….

    Espero que você possa me responder e obrigada por me ajudar tanto, mesmo sem saber. Até tive vontade de criar um blog também, mas o meu não seria tão interesante e desisti! hehe

    Beijos

    Luana

  • Silvia Guarnieri

    Oi Cíntia!!!! Eu sempre acompanho seu blog e baseada nas coisas que eu leio, acabei criando o meu próprio. Sou decoradora e estou vivenciando na pele o drama e o dilema de alugar/comprar a primeira casa….a minha idéia então é montar um blog para que pessoas como nós, possam economizar na decoração para poder investir num imóvel mais legal ou melhor localizado. Está bem no começo ainda, mas sempre aberto a novidades e pedidos. Espero que vc goste e indique: http://decorandominhaprimeiracasa.blogspot.com/

    Beijos

  • Tiane

    muuuito bom seu post! vou segui-lo a risca!! 😉 voce sabe que eu tb to ansiosa com o apto? estranho né…rs
    bjao

  • Ana

    ADOREI o blog! Caso só no comecinho de 2011, mas tenho vááááriiias idéias na cabeça já.
    Quanto à procura do imóvel.. suas dicas foram bem boas, fiz quase tudo isso quando tava procurando o meu apê…

  • Cinthia

    OI!!

    eu tb pretendo me casar no inicio de 2011!! que bom saber q não sou só eu que estou um poko apressada em pesquisar as coisas!!

    ESTE BLOG É D+!!

  • Xandinho

    Oi Cinthia,
    Parabens pelo site, é muito legal. Sabe, eu tenho um colega de trabalho que vai casar ano que vem e que estava procurando apartamento também, por isso eu sei mais ou menos como vcs se sentem.
    Td correu bem com ele. Que eu saiba ele visitou e fechou em uns 10 dias e conseguiu um apê perto do trabalho.
    Ele é um cara legal por isso fico feliz. Conheço pessoas que ficaram meses para achar o lugar ideal…
    Espero que voces encontrem rapido tb.
    Deus abençoe vocês.

  • carlinha

    Acrescento uma dica:
    Observar se a casa ou ap tem pontos de cupim, praga muiiiiiiito comum – infelizmente…

  • Jessica

    Adorei seu site!!!!!!! Além de ser super bacana, também é muito util! Tirei várias ideias daqui e brevemente vou colocar em prática!!
    Parabéns!!

  • vick

    OI meninas… bem fiquei noiva na terça (24-ago-10), nao sei bem o q fazer ainda, to noiva e sim?? o q fazer??? estou procurando e encotrei esse site, otimo =D
    bem, ainda nao decidimos a data do casamento, pq queremos comprar nossa casa antes e para piorar um pouco nao vamos morar na nossa cidade, vamos fortaleza ou floripa, bem diferene nao?? mas temos um emprego meio doido q poucos conhecem e assim podemos escolher onde queremos viver felizes para sempre, se DEUS quiser. Mas mesmo assim ja estou começando a procurar algumas coisas para fazer, enxoval e coisinhas assim, minha mae esta mais empolgada, esta vendo ate igreja… mas vendo vcs, decidi que vou começar a procurar tudo desde ja =D vai ser lindo meu casamento e espero q o de vcs tb sejam…obrigada… grande abraço a todas e todos e valeu cinthia.. =D

  • Bel

    Olá adoro esse site está me ajudando bastante.E gostaria de uma opinião vou me casar em dezembro/11 e minha casa estará pronta em outubro mas não tenho nada de móveis na minha casa o que devo fazer peço dinheiro aos padrinhos e quanto? ou peço mobilias para a casa?Mas tem um probleminha pq minha casa é muito pequena e a maioria dos móveis precisão ser por medidas.O que faço adoraria receber sua opinião. Aguardo respostas.

  • Cíntia Costa

    Oi Bel, como vai? Não peça dinheiro para os padrinhos, não… Se algum deles te procurar para saber o que você gostaria de presente, você pode dizer que prefere receber em dinheiro para comprar os móveis, mas jamais diga quanto eles devem dar! É super indelicado… Além do mais, móvel é coisa cara e pode magoar seus padrinhos. É como ser chamada para um aniversário e a dona da festa te pedir um computador de presente. Capaz de você nem ir, certo?

    Sugiro que você separe parte do orçamento do casamento para montar a casa. Mude com o básico: cama, geladeira, máquina de lavar roupa. O resto, vai comprando aos poucos…

    Beijos!

  • Mariana

    olá Cíntia, me caso em Dezembro 2011,descobri seu blog a pouco tempo e estou adorando, muitas dicas boas, principalmente o cronograma mês a mês, é ótimo. Mas tb estou muito ansiosa com relação a casa que vamos comprar, é o que mais me preocupa,até perco o sono rss mas faz parte!!
    parabéns pelo bolg

  • Vinicius Geraldes

    Oi, Cíntia,

    Muito interessante o blog, parabéns pelo trabalho!
    Gostaria apenas de deixar registrado aqui que uma boa fonte para encontrar imóveis também é o Portal VivaReal. Lá há ofertas por todo o Brasil e é muito fácil de navegar e de utilizar os filtros de busca!

  • luiza mikaela

    olá tudo bom?

    amo seu blog e adoro ele e leio todos os dias gosto muito das suas dicas elas
    sao maravilhosas e estao me ajudando a planejar meu casamento e minha casa nova

    beijos 🙂