Guia: pajens e daminhas de honra para casamento

Quem nunca deixou escapar um suspiro ao ver a entrada de pajens e daminhas de honra em um casamento? As participação de crianças na cerimônia é uma forma de representar o amor em sua forma mais inocente. Sua participação é esperada e muito apreciada!

Aqui vai um pequeno guia sobre como convidar, vestir e orientar daminhas e pajens no seu casamento.

Guia de daminha de honra e pajem de casamento

A partir de qual idade a criança pode ser daminha ou pajem?

O ideal é a partir dos três anos. Crianças mais novas podem causar imprevistos, como ficar com medo diante da igreja cheia e não querer atravessar a nave ou sair correndo em direção à mãe no meio do caminho.

Uma forma bacana de incluir crianças muito pequenas é fazer com que entrem de mãos dadas com um irmãozinho mais velho, por exemplo. Elas se sentem mais seguras.

Pajens e daminhas de honra precisa ser parente?

Não precisa, mas é bacana que a menina ou o menino tenham alguma relação com os noivos. Afinal, são convidados de honra!

Quem paga o traje da daminha de honra e do pajem, noivos ou pais?

O ideal é os noivos pagarem, mas vai de combinar com os pais da daminha ou do pajem. O importante é lembrar que, se você não vai pagar, não pode exigir uma roupa cara – é muito deselegante e pode desestimular os pais de deixarem a criança participar.

Que roupa as daminhas e pajens devem usar?

Existem muitas opções de roupinhas, mas a escolha deve ser feita de acordo com o horário do casamento, assim como acontece com os trajes dos adultos. Geralmente, as daminhas usam vestidos brancos com detalhes coloridos e sapatos de festa e os pajens, terninhos ou conjuntos de calça e camisa, com sapato, podendo complementar com suspensório e gravata coloridos. As cores não precisam combinar com a decoração.

O mais importante é que a roupinha seja confortável. Se a saia estiver pinicando, o sapato apertando o pé, a criança vai ficar irritada e irriquieta, e não vai ser legal nem pra ela, nem pra você.

Quem cuida da criança até a hora da sua entrada?

A mãe ou a cerimonialista, dependendo do grau de independência da criança. É importante que as mais novas não precisem esperar muito, pois costumam ser mais impacientes e podem se cansar.

O que as daminhas e pajens podem levar?

Casamento: pajem entra na cerimônia carregando balões de coração de gás. Foto: Beth Esquinatti.

As crianças costumam participar dos casamentos levando ao altar objetos que serão usados na cerimônia. O mais comum é uma almofada ou cestinha com alianças, mas no meu casamento, minha daminha levou a Bíblia que o pastor usou. No casamento do meu primo Bruno e da Mariane, o pajem levou a chave do apartamento onde eles iam morar, para o pastor abençoar. Também dá para entrar com elementos que remetam á infância, como balões, ursinhos, bonecas etc.

Qual é a hora certa de a criança entrar?

Depende do objeto que ela carregará. Se for algo que será usado desde o início da cerimônia (como a Bíblia), ela pode entrar logo no começo, depois do noivo. Se forem as alianças, ela entra somente no meio da cerimônia, na hora da troca de votos.

Que detalhes podem deixar a entrada das crianças mais especial?

Ao longo do caminho, a daminha pode jogar pétalas no tapete ou entregar rosas para as convidadas da ponta de cada banco.

Que tal substituir o tradicional buquezinho por um buquê de pirulitos ou um ursinho de pelúcia? Deixa as crianças mais à vontade e mais fofas!

Também acho bacana que a entrada delas seja embalada por alguma música que remeta à infância, como temas de filmes infantis (no meu casamento, uma das daminhas entrou com o tema de A Bela e a Fera).

Precisa de convite especial ou lembrancinha?

Não precisa, mas é gracioso. É importante que, além de ter o consentimento dos pais, a criança queira participar. Por isso, vale convidar pessoalmente, explicando que seria uma honra para você que ela ocupe este cargo tão importante.

Depois, agradeça a gentileza presenteando-a com uma caixa de chocolates ou outros docinhos.

Foto: Alfa Foto no casamento da Mayra e do Michel.

Tem mais dúvidas ou idéias? Deixe nos comentários!

Loading comments...