Como organizar um casamento às pressas

Casamento Dani e Raul: decoração com plaquinhas. Foto: Canvas Ateliê.

O tempo recomendado para planejar um casamento é de 1 ano a 1 ano e meio. Mas, às vezes, é preciso organizar um casamento às pressas, em dois meses, um mês, poucas semanas… Nos próximos parágrafos, vamos dar algumas dicas preciosas para quem está nesta situação!

Passo a passo para organizar um casamento

Planilha de organização de casamento

O primeiro passo para planejar seu grande dia é montar sua planilha de organização de casamento. Nela, você vai definir seu orçamento, controlar os gastos, gerenciar fornecedores e convidados. Temos aqui no blog um modelo planilha super completo e gratuito para você fazer a sua (clique aqui para acessar).

Comece pelo cartório

O primeiro passo é dar entrada na papelada no cartório e definir a data do casamento. Temos um post aqui no blog explicando como organizar o casamento civil, como encontrar o cartório correto para casar e mais um monte de artigos com assuntos relacionados na categoria casamento civil. Esse passo é super importante por conta dos prazos legais do processo de casamento. 

Defina o local do casamento

Em segundo lugar, com a data definida, escolham o local! Normalmente, casamentos organizados em pouco tempo são menores, estilo mini wedding, com cerimônia de casamento civil no cartório e almoço de comemoração. Esqueça os buffets, que tem longas listas de espera, e procure um restaurante charmoso ou considere mesmo o salão de festas do seu prédio (veja o post “Como fazer um casamento incrível no salão de festas do seu prédio“).

Verifique valores, disponibilidade de data e o que já vem incluso no pacote (por exemplo: restaurantes, normalmente, tem um cardápio para eventos, ou podem negociar um pacote especial estilo “cada um paga o seu”). Veja se bebidas estão inclusas e, se não, procure uma distribuidora, que costuma ter valores mais bacanas.

Avise os convidados

As pessoas precisam de alguma antecedência para se programarem para participar do seu casamento. Portanto, assim que marcarem a data e definirem o local, é hora de fazer a lista de convidados e o convite (veja aqui  o que escrever no convite de casamento civil). Se forem montar lista de casamento, avisem também (veja aqui tipos de lista de casamento)!

Corra atrás dos “detalhes”

Depois disso, o próximo passo é cuidar dos detalhes. Veja como está o orçamento depois das taxas do cartório e do valor comprometido com o local e a festa e parta para a busca de bolo de casamento, alianças, trajes, flores, buquês, lembrancinhas, maquiagem etc.

Organizando um casamento a jato, evitem tudo que precisa de ajustes, tenha prazo longo de entrega etc. Temos aqui no blog algumas dicas de casamento DIY para noivos e noivas que queiram botar a mão na massa na decoração e detalhes, para agilizar e ainda economizar.

Bom casamento!

Por último, depois da correria, é hora de curtir o grande dia! Não deixem a pressa da preparação se manter no casamento: quando chegar o dia, façam o possível para aproveitar com amigos e familiares esse momento tão especial! O mais importante de tudo é que seja um dia especial para o casal!

Não esqueçam de registrar o momento, seja com um fotógrafo e uma equipe de filmagem, ou com fotos feitas por vocês e os convidados. Afinal, o que restará de tudo são as lembranças…

A conclusão é que, com organização e foco, é possível criar um casamento incrível mesmo com pouca antecedência. Esperamos que curtam essas dicas e não deixem de deixar um comentário com o que acharam!

Foto: decoração do casamento de Dani e Raul clicada por Canvas Ateliê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.