Curso de noivos: 6 coisas que devem ser conversadas antes de casar
Eu e o meu noivo fizemos nosso curso de noivos no fim de semana passado.
Confesso que nós dois tínhamos expectativas muito ruins. A programação era longuíssima (quase 22h em um só fim de semana) e o preço bem salgado. Mas no fim, foi melhor do que esperávamos.
Cada palestra abordava um tema diferente: os sonhos para o futuro, as finanças do casal, a relação com sogros, o relacionamento com Deus. Em todas elas, os conselheiros reforçavam a necessidade do diálogo entre os noivos.
Isso me levou a pensar. Quais são os assuntos que o casal precisa necessariamente discutir antes de decidir casar? Seguem as minhas sugestões, baseadas no curso de noivos.
- A bagagem de cada um que o outro terá que levar junto. Quando se casam, os dois levam para a nova família seus traumas e complexos pessoais, as seqüelas de maus hábitos (alcoolismo, problemas com drogas), as conseqüências e frutos de relacionamentos anteriores (ex-cônjuge, filhos), doenças, pais idosos que precisaram de cuidados etc. Vocês estão dispostos a levar por toda a vida a “mala” um do outro?
- Como serão as finanças do casal. Tem quem queira juntar os salários e pagar as contas em conjunto, sem dividir o que é “meu” e o que é “seu”. Outros acham melhor cada um manter sua conta e seu dinheiro e dividir as responsabilidades financeiras: a conta de luz é paga por um, o supermercado, pelo outro, e assim por diante. Novamente, não espere casar para discutir como será a relação de vocês com o dinheiro. Isso será uma fonte inesgotável de brigas se vocês não definirem com clareza e diálogo como administração as finanças.
- Os sonhos a curto e longo prazo. Vocês sonham em viajar juntos, morar na praia, num sítio, na cidade? O que vocês não querem para o futuro de jeito nenhum? Saibam o que o outro sonha e avaliem a sinergia entre os planos dos dois (e a flexibilidade de cada um para fazer ajustes).
- Ter ou não filhos. Se um dos dois sempre sonhou em ter pimpolhos e o outro nem quer pensar no assunto, temos um problema. Ninguém muda ninguém depois de casar. A probabilidade é de que isso se torne motivo de briga, frustração e separação.
- Parar de trabalhar para criar filhos ou não. Algumas mulheres planejam voltar a trabalhar logo depois da licença maternidade; outras pretendem dar um tempo na carreira para se dedicar aos pimpolhos. A gravidez e a maternidade são coisas que afetam diretamente a mulher e essa é uma decisão muito pessoal para ela. Acontece que o marido (e pai) também faz parte desse cenário e os homens costumam ter opiniões formadas sobre o que esperam da esposa nessa situação. Não esperem a gravidez para falar nisso. Quando os dois não concordam nesse ponto um momento que era para ser de felicidade se transforma em palco para frustrações e brigas.
- Planos de carreira. Conversem sobre os planos de carreira. Apesar de ser algo essencialmente individual, alguns exemplos de planos que afetam diretamente a vida do cônjuge são quando se aposentar (cedo ou tarde), abrir o próprio negócio, aceitar empregos exaustivos por muito dinheiro, mudar de cidade por conta de um emprego. Essas coisas devem ser pensadas em conjunto.
Livro “Casais inteligentes enriquecem juntos” a partir de R4 16,90
Oi Cíntia, vim conhecer seu site, gostei muito.
Também fiquei bastante surpresa com a qualidade do curso, pensei que seria extremamente cansativo e no final até fiquei com vontade de ouvir mais!
Recomento para todos que pretendem se casar.
Bjs
Oi Cintia!!!!
Vi esse link no seu twitter e concordo com tudo o que vc aprendeu no seu curso. Mesmo sem saber disso claramente, fiz isso antes de casar. Foi meio instintivo, sabe? E acho que uma das coisas mais importantes em um casamento são os dois estarem sintonizados nos objetivos de vida.
Um grande beijo,
Fabi (da Gloss)
Eu já tinha vindo aqui bisbilhotar seu blog, hehehe. Muito legal e organizadinho (ai que inveja).
Mas esse curso de noivos é uma grata surpresa. Uma pena meu noivo não ter achado isso também. Ele acha que não é um curso expresso de fim de semana que ensine as pessoas a dialogar, a se respeitar, a renunciar…. Mas espero que pelo menos uma sementinha tenha ficado!
beijos
Já li o livro q tem na dica, “Casais inteligentes enriquecem juntos” e recomendo! É muito bom, vai desde o namoro até a separação kkkk. Dá varias dicas importnates. Recomendo tb “Mulheres boazinhas não enriquecem”!
Olá!
Gostaria de saber onde vcs fizaram o curso de noivos!
Muito obrigada!
Oi Bia!
Fizemos o curso de noivos na Igreja Batista do Morumbi (http://www.ibmorumbi.com.br/).
Beijos!
Muitos dos que aqui leram, não se darão conta disto na hora “H”, muitos dos que já viveram juntos com um cônjuge irão identificar a importância do que foi apontado. Então, quem nunca teve uma experiência a dois antes, leia e releia, imprima e salve em seu computador o que aqui esta escrito, reflita sobre o assunto, planeje e seja feliz.
além de todas essas dicas que são super importantes tbém indico o livro Sede Fecundos Pe Léo e Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor!!!
Boa tarde Cintia me chamo celiana sou coordenadora do curso para noivos e estou interressada sobre a palaestra o dialogo