“Elopement wedding”: um micro casamento a dois ou com pouquíssimos convidados

Uma amiga querida me procurou pra contar que ela e seu noivo gostariam de fazer um casamento a dois em algum destino de viagem incrível. Corri atrás de informações e achei muita coisa bacana do que os gringos chamam de “elopement wedding“!
Casamento ao ar livre elopement em um jardim. Photo De Nueva Photography.
Foto: De Nueva Photography.

Este tipo de mini-wedding é perfeito para casais que querem um momento simples e íntimo, só entre eles ou entre pouquíssimos convidados, para selar a união. Por um lado, eles querem a tradição do vestido de noiva, da troca das alianças, dos votos, do buquê, das fotos do casal. Por outro, não ligam para a parte de ter que chamar um milhão de pessoas, de fazer festão, cerimônia longa, gastança. Ou então, sonham com uma viagem especial que consome todo o orçamento, mas não querem abrir mão do simbolismo…

A idéia é manter tudo simples, intimista e romântico. A cerimônia pode contar ou não com um celebrante (se chamar o juíz de paz, já mata dois coelhos na mesma cajada 🙂 ). Não tem entrada triunfal, nem programação. Os noivos trocam palavras de amor, fazem seus votos, selam o pacto com um beijo e partem para a celebração.

Casamento ao ar livre elopement perto da Brooklyn Bridge em Nova York. Photo De Nueva Photography.

Foto: De Nueva Photography.

Um “elopement wedding” é, dessa forma, muito mais barato que um casamento tradicional. Os gastos são com trajes, fotos e uma pequena celebração (pode ser um brinde com champagne, um almoço ou jantar num lugar especial). Dependendo da escolha dos noivos, o local pode ser um espaço sem custo ou barato: um coreto de um parque bonito, uma livraria bacana, uma igrejinha charmosa. Se tiver uma viagem envolvida, fica mais caro – mas como, em geral, a viagem é a mesma que seria a lua-de-mel, o geral fica mais em conta de qualquer jeito.

Casamento: mini weddings. Foto: Brittany Lauren Photography and Brklyn View Photography.

Fotos: Brittany Lauren Photography e Brklyn View Photography.

Curiosidade: o termo “elopement” era usado antigamente quando um casal queria se casar e, sem a aprovação das famílias, fugia junto e se casava escondido.

Até eu, que sou festeira assumida, to achando uma fofura essa idéia de casamento a dois…

Facebook Comments

8 thoughts on ““Elopement wedding”: um micro casamento a dois ou com pouquíssimos convidados”

  1. CRISTIANE OLIVEIRA disse:

    Olá Cintia,

    Gostaria muito de trocar idéias com voce sobre o meu casamento. Ocorre que estou casada há 12 anos (legalmente) e somente agora estamos pensando em trocar as alianças. Minha vontade seria celebrar à dois, com uma benção religiosa, um passeio de limonousine pela cidade, um belo jantar em algum restaurante bacana de SP e por fim terminar a noite em alguma suite nupcial. O que voce acha? seria possiviel? Não sei como posso organizar.

  2. Cíntia Costa disse:

    Oi, Cristiane! Adorei sua idéia… Desse jeito, você marca o grande dia de um jeito inesquecível e que faz mais sentido para vocês que uma festa tradicional… O que você acha de fazer a troca de votos e a benção em um restaurante (aí você escolhe algum que tenha uma parte mais reservada para isso), seguido de jantar com seus convidados e, na saída, você e seu marido vão de limousine passear pela cidade até chegar a um hotel onde passam a noite de núpcias? Beijos!

  3. Andréa disse:

    Olá, Cíntia!
    Adorei seu blog. Eu nem conhecia esse termo! Só sei que a melhor coisa é um casamento pequeno, só proas bem próximos! Super recomendo. Sou suspeita pra falar, porque meu foi assim, pra 9 pessoas + noivos. Tem foto aqui: http://www.aflorazul.com.br/post//da-e-rafa-micro-wedding-11-pessoas-penedo-rj
    E não me arrependo de nadica!
    Abraços!

  4. Hellen Nunes disse:

    Olá, Cíntia!
    Meu noivo e eu estávamos pensando seriamente nessa possibilidade. Meu sonho é casar na praia, só nos dois, um fotógrafo e alguém pra celebrar. E já ficaríamos por lá mesmo, de lua de mel rsrs.
    O que você acha em como poderíamos organizar isso?
    Se puder me ajudar com alguma dica, agradeço!

  5. Olá .. gostei muito da ideia. Gostaria de indicações de locais propícios para realização do evento. Estava pensando em algo na verdade comigo e meu noivo apenas, sem abrir mão de um juiz de paz e também de um bolinho e fotos. Gostaria de indicação de fornecedores, fotógrafos e locais … tipo pousadas especializadas. Não encontrei muito, ainda confundem com minni wedding … Sou a Michelle do Rio De Janeiro e algo em praia ou campo são dos nossos gostos, Abraços,

  6. Naude Cristina Bertagni disse:

    Bom dia gostaria de realizar meu casamento na Italia somente eu e meu noivo sem convidados seria possivel? Obrigada Naude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *