Assessoria de casamento: vale a pena?

 

Assessoria e cerimonial de casamento em ação - La Mabelle

Cerimonialistas ajeitando o vestido da Mayra na entrada da igreja

Vira e mexe, falo sobre assessoria e cerimonial de casamento aqui no blog e as noivinhas vem me perguntar por e-mail se vale a pena contratar o serviço ou não. Primeiro, vamos diferenciar as duas coisas.

Cerimonial é uma pessoa ou equipe que dá assessoria no dia do evento. São as pessoas que organizam a entrada do noivo, dos padrinhos e das daminhas, que verificam se está tudo ok com a decoração, se tem almofadinha para os noivos ajoelharem no altar, se o fotógrafo chegou… E na festa organizam o roteiro (entrada dos noivos, começo da banda, início do jantar, distribuição de adereços de pista etc).

Cerimonial, na minha opinião, é obrigatório! No dia do seu casamento você não vai ter cabeça para organizar o roteiro da festa ou verificar se o buffet está cumprindo o combinado.

A Mayra, minha cunhada, estava repassando os detalhes do casamento comigo duas semanas antes e me contou que não tinha contratato ninguém porque achava que não precisava. Falei que ela era uma doida e comecei a relembrar dos pepinos do meu casamento, como quando a pista de dança alagou da chuva. Isso lá é problema que uma noiva consiga resolver?

Corri atrás da Kalinka Cope, dona da assessoria La Mabelle, cujo trabalho eu conhecia somente pelo blog dela. Contei a história, chorei as pitangas, e a Kalinka, que conhecia meu blog também, resolveu dar o cerimonial de presente pra Mayra! Já agradeci mil vezes, mas, de novo, obrigada, flor!

As fadinhas da La Mabelle - Assessoria e Cerimonial de Casamento

As fadinhas da La Mabelle e a Kalinka, terceira da esquerda para a direita.

No dia do casamento, lá estavam três mabelletes, pondo ordem na casa. Na igreja, checaram tudo e ajudaram a organizar a entrada dos padrinhos. Duas chegaram mais cedo no buffet e verificaram se estava tudo certinho, coordenaram os fornecedores, receberam as pessoas na entrada e indicaram os lugares nas mesas… Na hora que começou a distribuição de Havaianas pra mulherada, foram elas que organizaram!

A Mayra ficou só curtindo, cumprimentando as pessoas. De vez em quando, uma das mabelletes ia avisá-la “Agora é hora do brinde” ou “Senta aqui pra ver sua retrospectiva”. Até eu, que era madrinha, fui paparicada!

A Mayra ficou super satisfeita e, enquanto eu a levava pro hotel da noite de núpcias, me agradeceu por ter dado uma bronca nela, porque percebeu que seria loucura casar sem um cerimonial.

Assessoria é uma assistência que começa meses antes, auxiliando na negociação e contratação dos fornecedores e na organização de todo o evento. É aquela pessoa que, enquanto você está trabalhando, vai ligar pros seus fornecedores e marcar as degustações, provas de vestido, escolha de cardápio do buffet, essas coisas.

Eu não contratei assessoria porque achei que era um gasto inútil já que eu mesma podia fazer tudo. Imagino que vocês, que leem um blog chamado Planejando Meu Casamento também pensem assim, né? :p.

Mas hoje, penso diferente. Assessoria pode ser uma mão na roda das noivas que trabalham. Eu trabalhei até o penúltimo dia antes do casamento e tive a maior dificuldade com os últimos preparativos.

Só lembrei de comprar os noivinhos de topo de bolo na terça (eu casei no sábado) e não tinha tempo de ir à Rua das Noivas comprar. Tive que ficar ligando pra toda família, desesperada, até achar uma boa alma – meu cunhado Gustavo, que tinha um dia livre e podia ir até lá. Detalhe: como estava no escritório, tive que disfarçar. Terrível!

Isso sem contar que eu não conseguia marcar um dia pra levar a banda pra conhecer o buffet, nem para ir ao buffet escolher as toalhas de mesa. Os fins de semana não bastavam! Teve dia que eu fugi na hora do almoço, mas demorava e eu ficava preocupada com o trabalho….

Enfim, penso que uma assessora teria sido bela ajuda pra fazer essa ponte entre eu e os meus fornecedores para acertar detalhes e resolver problemas.

E o gasto, que era minha grande preocupação, não seria tão grande perto do gasto total do casamento. Ainda mais se a gente levar em conta os descontos que as assessorias descolam. Talvez eu teria gasto a mesma coisa, mas com menos preocupações.

Então não digo que é fundamental, mas vale pesquisar preços e considerar. Se tiver condições de pagar, super recomendo.

E a La Mabelle, que fez o cerimonial da Mayra, também faz assessoria. Fica a dica!

Fotos: Gerson Paes/Alfa Foto

Loading comments...