Tipos de recepção de casamento e dicas para economizar

Em um orçamento de festa de casamento, gastos com decoração, fotos e aluguel do salão são mais ou menos fixos: pouco variam se vocês receberem 100 ou 400 pessoas.

O que define mesmo o preço de uma recepção é o tipo e a quantidade de comida que será servida – que é cobrada por cabeça. Existem diferentes opções para diferentes bolsos. Saibam como economizar em cada uma e escolham a que mais agradar.

Tipos de recepção

  • Bolo e bebida

É a forma mais simples de brindar com os convidados após a cerimônia e entretê-los enquanto vocês recebem os cumprimentos.

É uma opção para quem está com o orçamento curtíssimo mas não quer que tudo acabe no altar.

Vocês gastarão apenas com bolo, bebidas, louças e garçons. Docinhos são opcionais. A música de fundo não precisa ser ao vivo e deve estar em um volume agradável, que não dificulte conversas.

Dicas

. Dependendo da igreja, o bolo e as bebidas podem ser servidos no local, e vocês economizam o aluguel de um salão.

. Vocês mesmo podem comprar as bebidas, direto de distribuidoras, o que significa uma bela economia.

. Se o número de convidados for pequeno, vocês podem aproveitar louças (pratos, talheres e copos) antigas de família em vez de alugar.

. O que encarece o bolo é a pasta americana, aquela camada branca espessa que dá a cara de casamento ao doce. Quanto mais for usada, mais caro fica. Uma idéia para baratear é fazer um bolo com andares vazados (as camadas de bolo são intercaladas com espaços vazios que podem ser preenchidos com flores). Fica vistoso e barato.

. Lembre-se que o bolo que aparece na foto é apenas um enfeite. Ele nem precisa ser de verdade – pode ser o que chamam de bolo cenográfico. O que é servido aos convidados é muito mais simples e barato.

  • Coquetel

Enquanto os noivos recebem os cumprimentos, são oferecidos canapés, salgadinhos e bebidas para os convidados.

O cardápio inclui apenas itens que podem ser comidos com as mãos, sem auxílio de talheres – com exceção do bolo. Não são necessárias mesas com cadeiras individuais e os quitutes podem ser dispostos em determinado local ou servidos por garçons.

É uma forma de manter os convidados por perto por mais tempo após a cerimônia, mesmo que os noivos não tenham condições de oferecer um jantar.

Dicas

. Disponha algumas cadeiras pelo salão para idosos e crianças, que não podem ficar de pé muito tempo.

  • Coquetel e mesa de massas

Opção um pouco mais cara que o coquetel simples, mas mais barata que o jantar completo. É uma das escolhas mais populares.

Inclui o coquetel, as bebidas e uma mesa de massas. Nesse caso, as mesas devem ter lugar para todos, para que possam comer sentados.

Dicas

. Massas simples saem mais em conta que as recheadas. Ao pedir um orçamento, verifiquem a diferença de preços entre os tipos de massas e molhos.

. As opções mais fáceis de servir são as que vêm em unidades (canelone, por exemplo). Crepes também são uma boa pedida.

  • Coquetel seguido de jantar

Coquetel seguido de jantar com salada, massa, carne e sobremesa. Costuma ser o sonho de consumo dos noivos – quem não gostaria de comemorar um momento especial com um super jantar?

Mas é também a mais cara das opções. Se for a escolha de vocês, também dá para economizar.

Dicas

. Analisem o cardápio, vejam que itens consideram dispensáveis. Experimentem também bolar um cardápio vocês mesmos e então cotar preços com pretadores de serviços.

. Sugiram substituições. Peixes são mais caros que carne vermelha, por exemplo.

. Escolham uma sobremesa simples (um sorvete com calda é certamente mais em conta que um doce mais elaborado) ou a substituam pelo próprio bolo.

Observações gerais:

. As bebidas alcoólicas geralmente não estão inclusas nos pacotes. Verifiquem qual é a política do buffet. Se for o caso de vocês comprarem, procurem uma distribuidora.

. Na hora de contar os convidados lembrem de perguntar sobre crianças. Muitos buffets dão descontos e alguns até não cobram por elas.

. Na hora de pedir orçamentos, informe um número de convidados menor que o real. Assim, você poderá depois chorar um desconto para um número maior de pessoas.

. Não contratem o serviço de buffet para o número exato de convidados. Se chamou 200 pessoas, contrate o serviço para 150. O prestador certamente está preparado para receber mais pessoas e cobra mais tarde pelos convidados a mais. Porém, se for menos gente do que vocês pagaram, o dinheiro não será devolvido.

. O tempo que seus convidados permanecerão na festa está diretamente relacionado ao quanto de comida será servido. Se você economizar na quantidade, corre o risco de ver seus amigos indo embora antes de terminar de cumprimentar todo mundo. Prefira uma festa mais simples, porém farta.

Facebook Comments

53 thoughts on “Tipos de recepção de casamento e dicas para economizar”

  1. Fe Mortara disse:

    Isso aqui é um guia de casamento!

    Manda o link pra revista Nova Noiva. Juro ele vao te patrocinar!
    bjao

  2. Luana disse:

    Chez!!! Super show seu site! curti muito! A pri que me mostrou!!!!

    Cin, se voce quiser ajuda, me fala, tem uma pasta enorme com tudo quanto é tipo de coisa!
    1 dica (talvez voce não va gostar), mas eu se fosse voce adiaria um pouco o casamento, não por causa do planejamento da festa (tambem por isso), mas pela casa de voces! EU TO QUASE PIRANDO!!! (serio!) rsrsrrs…

    Bjao!!!

    T AMO!!

    Lulu

  3. Isabela disse:

    Olá!
    Parabéns pelo site!!
    Não consigo abrir a calculadora de planejamento dos noivos. Tem como me ajudar?
    Obrigada!!

  4. Cíntia Costa disse:

    Oi, Isa, obrigada!
    Para baixar a calculadora de controle entre no site http://www.mediafire.com/?zonynny9mpr , espere alguns segundos e clique no quadrado à esquerda escrito “Click here to start download”.

    Outra opção é clicar direto em http://download349.mediafire.com/t9kb8cyxy9tg/zonynny9mpr/Planilha_planejamento_controle_orcamento_casamento_PlanejandoMeuCasamento.wordpress.com.xls

    Você pode escolher as opções “Abrir” ou “Salvar”.
    Verifique se seu navegador está bloqueando pop-ups, pode ser isso…

    Abraço!

  5. Estou adorando ler sempre novidades!
    Preciso pensar no vestido! Que tal dar dicas sobre o vestido da MÃE DA NOIVA??????????
    Beijinhosssssssssss

  6. Lorena disse:

    Interessante, mas há outras formas de recepcionar os convidados, como o brunch e o café da tarde, que não foram mencionados.

  7. Daniela Dias disse:

    Olá, td bem?
    Gostei muito do site, parabéns. Sou amiga da renata que me mandou o link e confesso que estou bem perdida com td isso.
    Caso em 2009 e não tenho idéia do piso de uma festa, o menor valor que gastou com um buffet? vc saberia dizer?
    abs
    Daniela

  8. mayara disse:

    gostaRia q vc me indicasse onde posso encontrar somente o serviço de garçons e a decoração

    obrigada

  9. vanessa disse:

    LOA!VOU ME CASAR NO CIVIL COM UM JUIZ DE PAZ NO LOCAL ,QUE E O SALAO DE FESTA DO MEU PREDIO QUE E MUITO CHARMOSO E NAO SEI AS ORDENS COMO TUDO ACONTECE…SE LOGO APOS ACERIMONIA TEM O BRINDE ,SE TEM QUE COMPRIMENTAR PO CONVIDADOS TODOS OU PODE SER TUDO MUITO A VONTADE ME DA UMA AJUDA!!!!!!!!ESTOU MUITO PERDIDA AH!TENHO UMA FILHA DO MEU RELACIONAMNTO E ELA VAI ESTAR JUNTO!

  10. Salete disse:

    òtimas dicas…me interessou opçao de coquetel seguido de jantar c o bolo de sobremesa….Posso planejar poucos iens no jantar e sem bebidas alcóolicas…isso fica mais leve …

  11. Claudia disse:

    Olha esse site é uma maravilha
    eu amei!!! Várias dicas p/ as noivinhas…
    eu tinha desistido de fazer minha festa
    mais diante dessas dicas….voltei a ter sonhos!!!

    Vcs são d++++++++++

  12. Oi Boa Noite,ja estou a procura de buffets e decoradoras dos mais simples e barato,quero convidars mais ou menos cerca de cem pessoas o que devo servir em meu casamento?Quero um jantar bem gostoso e simples pelo buffet?

  13. Fernanda disse:

    Oi Cintia, me caso em dezembro e só descobri seu blogo agora…estou lendo tudooo aki. Amei! Pretendemos fazer uma recepcao simples e informal, mas queriamos fazer nu sabado a noite. Pretendemos servir Buffet de Crepe (Salgados e Doces). O que vc acha?
    Parabens pelo seu casamento, tava tudo lindo!
    Bj

  14. Renata disse:

    Bom eu vou me casar no final de 2010 e gostaria de saber quanto tempo antes eu posso começar a organizar o casamento.

    Bjos
    Obrigada

  15. Evilen disse:

    Estarei casando fim do ano . Sera algo simples, mas o problema esta sendo o tanto de convidados, q esta passando de 450 pessoas.Por favor me ajudem com dicas e opinioes para a festa.
    Pois quero fazer algo bonito, sem gastar muito e que depois as pessoas nao falem ruim..

  16. Cristiane Linhares disse:

    Olá Cíntia!!
    Gostei muitíssimo do seu blog,tem muita dica bacana e ensina a gente a planejar um casamento de forma econômica e chique!
    Gostaria de saber uma coisa:eu e meu namorado estamos pensando em nos casar até 2011.Não estamos formados ainda(ele está no meio do curso de ciências contábeis e eu também estou no meio do curso de farmácia,que dura cinco anos),mas gostaríamos muito de nos casarmos.Então,decidimos que vamos fazer uma coisinha legal,sem muitos galanteios,e não pretendemos convidar todo mundo(também somos protestantes e na igreja você já viu como é,né?).Como a gente pode fazer isso?Meus pais fazem questão de chamar a todos,eu e ele não,afinal já que será uma coisa pequena,não queremos os não íntimos.Socorro!!!

  17. bruna disse:

    Boa tarde. adorei o site.Gostaria de saber como fazer uma festa com jantar boa e barata?
    Vou me casar o ano que vem porem o orçamento é curto.
    O salao ja temos agora so falta organizar mesmo a festa!
    Me ajude.
    att!

  18. Zeth Silveira disse:

    Olá!

    Muito bacana este site!!
    Ajuda demais!
    Vou divulgá-lo…hehehehe
    Um abraço
    Deus abençoe vcs!

  19. Roberta Queiroz disse:

    Olá,
    Bom dia!!!!
    Já sou casada no civil e gostaria de casar na igrja, porém com uma recepção simples!!
    O que seria mais adequado? Como começar a organizar?
    Desde já agradeço!!!
    Roberta

  20. Roberta Queiroz disse:

    Dorei este site!!!
    BJs!!!

  21. Roberta Queiroz disse:

    Adorei este site!!!
    BJs!!!

  22. Bruna disse:

    Olá adorei todas as dicas,
    eu vou me casar na igreja pela manhã
    e após a cerimônia eu queria servir o bolo e a bebida
    q será no salão da igreja mesmo, como faço eu coloco cadeiras?
    como organizar esse salão?
    Obg desde ja..beijoss.

  23. Dafny disse:

    Parabéns pelo site! Tenho procurado pela internet, dicas e conselhos pra ter o casamento que sempre quis com o que bolso me permite, e não achei nenhum que fosse tão direto como o seu!

  24. Tici disse:

    Olá.
    São muito boas as dicas encontradas aqui.
    Eu não vou casar, mas sempre gostei do assunto festa, e para ajudar umas amigas que estão a beira do altar, estou bolando uma planilha de de organizaçã de casamento, com informações de todas as planilhas que encontrei na internet. Gostaria de saber se vc tem interesse em publica-la.

    Att.

  25. Dayane disse:

    Adorei ler tudo isso, pois esta semana foi exatamente o que fui ver! E adivinhem, me surpreendi com os orçamentos!E tb há várias opções, estou escolhendo o cardápio do meu ainda!! rs
    AbraçãO!
    =)

  26. Ananda disse:

    oi Boa noite!qual é a sua sugestao,eu gostaria de fazer uma festa de casamento no mes de junho ai eu pensei em fazer tipico Junino,por uma banda de forro e comidas tipcas.Qual é a sua sugestao obrigada.

  27. Alessandra disse:

    Nossa adorei tudo o que vi e li, pois estou com os nervos a flor da pele pois caso em dezembro agora e gostei muito das dicas

  28. Elisane disse:

    Obrigado pelas dicas. Não iriamos fazer recepção, mas com essas dicas faremos um coquetel que cabe no nosso bolso e será agradável, pois não deixaremos passar em branco essa data tão especial.Parabéns pela utilidade do site! Continuem sempre assim!!

  29. anielly martins disse:

    vou me casar somente no civil e gostaria de oferecer um almoço para familiares e amigos proximos,em qual local devo oferecer o almoço,e o que devo servir?

  30. Anielly, você pode ir a um restaurante que vocês gostem ou fazer um churrasco no salão de festas do prédio!

  31. cleonice disse:

    Oi tenho uma duvida, vou realizar o casamento e a festa no mesmo local,devo ou naum servir algum tipo de pate,pq logo que terminar a cerimonia eu irei tirar fotos longe do local da festa,uma amiga me aconselhou servir o jantar depois da cerimonia e depois ir tirar fotos,para os convidados não ficarem esperando,qual a jeito certo de fazer nessa situação? desde ja agradeço.

  32. Cleonice, a melhor coisa é servir uma rodada de entradas (canapés, salgadinhos etc.) enquanto você tira as fotos e, depois, quando vocês forem para o salão, fazerem o jantar. Beijos!

  33. luciana disse:

    Olá,
    tenho o sonho de fazer meu casamento na praia, uma cerimonia bem simples, mas estou quase desistindo da ideia pois tudo o que leio sai muito alem das minhas possibilidades financeiras… Gostaria de dicas para tornar esse sonho possível!! Me ajude por favor!! Beijos

  34. Karina disse:

    Maravilhosas dicas. Parabéns!

  35. ariane disse:

    adorei as dicas

  36. Thenily disse:

    vou casar na igreja e no salão da mesma pretendo realizar um coquetel para receber os cumprimentos dos convidados.

    qual a dica? posso colocar mesas no salão para ninguém ficar desconfortável? posso servir sucos?quais são outras dicas que pode me ajudar?

    Obrigada!

  37. ISABELLE disse:

    Estou em dúvida se não vou fazer feio, vou me casar em novembro e a recepção será na própria igreja. Irei servir crepes doces e salgados, terá uma mesa bem farta de frios, o bolo e os docinhos. As bebidas serão whisky, vinho branco frisante ou espumante, água, sucos e refrigerantes. Fica deselegante não servir o coquetel volante? Me ajuda !!!!

  38. Isabelle, me parece um ótimo cardápio. O segredo é a quantidade, não pode faltar! Tenha diferentes tipos de pães na mesa dos frios. As pessoas podem se servir com pratinhos, escolhendo vários frios e pães, e podem ir para a mesa depois. Se não for ter mesas, ofereça palitinhos e etc para facilitar de comer em pé.

    Beijos!

  39. Shari Franci disse:

    Oi Cíntia,

    Adorei as dicas do blog e principalmente as planilhas práticas que ajudam demais na organização.
    Estou começando a planejar o meu agora e de todos que visitei esse foi o único que achei o mais organizado por tópico, fácil de navegar e parece que já vem com a resposta das minhas dúvidas! Parabéns!

    beijo,
    Shari

  40. Cíntia Costa disse:

    Poxa, Shari, fico muito feliz em poder ajudar!!!

  41. Jorgina disse:

    Bom dia.
    Gostaria de merecer a informação do seguinte:
    Seria elegante ou deselegante servir três pratos quentes, de forma individual e à mesa, na minha recepção de casamento para cerca de 60 pessoas?
    Inicialmente buffet de frios em mesa própria e servidos pelos próprios convidados
    Depois, fricassé de frango e arroz branco com nozes, a seguir filet mignon ao molho madeira e arroz à piamontesi e por último, strogonoff de camarão com arroz branco e batata palha.
    Pode parecer muita coisa, mas serão cerca de 200 gs em cada prato e servidos individualmente na mesa pelos garçons.

    Os doces e bolo estarão à disposição em mesa própria para consumo dos convidados.
    Obrigada pela atenção.

  42. Cíntia Costa disse:

    Oi, Jorgina! Seu menu parece uma delícia! Mas eu não serviria todos os pratos a todo mundo, e deixaria como opção (frango, carne ou frutos do mar). Também sugiro incluir uma versão sem carne (como uma massa com molho de tomates ou branco), para o caso de ter convidados vegetarianos… Abraço!

  43. Juliana disse:

    Olá Cintia, adorei suas dicas.
    Você que é essencial o serviço de assessoria para o casamento antes e durante ou só durante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *