Guia: pajens e daminhas de honra para casamento

Guia de daminha de honra e pajem de casamento

Quem nunca deixou escapar um suspiro ao ver a entrada de uma daminha de honra ou pajem em um casamento?

As participação de crianças na cerimônia é uma forma de representar o amor em sua forma mais inocente. Sua participação é esperada e muito apreciada!

Aqui vai um pequeno guia sobre como convidar, vestir e orientar daminhas e pajens no seu casamento.

A partir de qual idade a criança pode ser daminha ou pajem?

O ideal é a partir dos três anos. Crianças mais novas podem causar imprevistos, como ficar com medo diante da igreja cheia e não querer atravessar a nave ou sair correndo em direção à mãe no meio do caminho.

Uma forma bacana de incluir crianças muito pequenas é fazer com que entrem de mãos dadas com um irmãozinho mais velho, por exemplo. Elas se sentem mais seguras.

Precisa ser parente?

Não precisa, mas é bacana que a menina ou o menino tenham alguma relação com os noivos. Afinal, são convidados de honra!

Quem paga o traje da criança, noivos ou pais?

O ideal é os noivos pagarem, mas vai de combinar com os pais da daminha ou do pajem. O importante é lembrar que, se você não vai pagar, não pode exigir uma roupa cara – é muito deselegante e pode desestimular os pais de deixarem a criança participar.

Que roupa as daminhas e pajens devem usar?

Existem muitas opções de roupinhas, mas a escolha deve ser feita de acordo com o horário do casamento, assim como acontece com os trajes dos adultos. Geralmente, as daminhas usam vestidos brancos com detalhes coloridos e sapatos de festa e os pajens, terninhos ou conjuntos de calça e camisa, com sapato. As cores não precisam combinar com a decoração.

O mais importante é que a roupinha seja confortável. Se a saia estiver pinicando, o sapato apertando o pé, a criança vai ficar irritada e irriquieta, e não vai ser legal nem pra ela, nem pra você.

Quem cuida da criança até a hora da sua entrada?

A mãe ou a cerimonialista, dependendo do grau de independência da criança. É importante que as mais novas não precisem esperar muito, pois costumam ser mais impacientes e podem se cansar.

O que as daminhas e pajens podem levar?

As crianças costumam participar dos casamentos levando ao altar objetos que serão usados na cerimônia. O mais comum é uma almofada ou cestinha com alianças, mas no meu casamento, minha daminha levou a Bíblia que o pastor usou. No casamento do meu primo Bruno e da Mariane, o pajem levou a chave do apartamento onde eles iam morar, para o pastor abençoar.

Qual é a hora certa de a criança entrar?

Depende do objeto que ela carregará. Se for algo que será usado desde o início da cerimônia (como a Bíblia), ela pode entrar logo no começo, depois do noivo. Se forem as alianças, ela entra somente no meio da cerimônia, na hora da troca de votos.

Que detalhes podem deixar a entrada das crianças mais especial?

Ao longo do caminho, a daminha pode jogar pétalas no tapete ou entregar rosas para as convidadas da ponta de cada banco.

Que tal substituir o tradicional buquezinho por um buquê de pirulitos ou um ursinho de pelúcia? Deixa as crianças mais à vontade e mais fofas!

Também acho bacana que a entrada delas seja embalada por alguma música que remeta à infância, como temas de filmes infantis (no meu casamento, uma das daminhas entrou com o tema de A Bela e a Fera).

Precisa de convite especial ou lembrancinha?

Não precisa, mas é gracioso. É importante que, além de ter o consentimento dos pais, a criança queira participar. Por isso, vale convidar pessoalmente, explicando que seria uma honra para você que ela ocupe este cargo tão importante.

Depois, agradeça a gentileza presenteando-a com uma caixa de chocolates ou outros docinhos.

Foto: Alfa Foto no casamento da Mayra e do Michel.

Tem mais dúvidas ou idéias? Deixe nos comentários!

Facebook Comments

110 thoughts on “Guia: pajens e daminhas de honra para casamento”

  1. Erika Rocha disse:

    Ai que gracinha…tão lindos…minha filha foi novinha 6 vezes a recentemente foi convidada para ser novamente…hoje ela tem 13 anos e quase maior que a Noiva. E ela vai entrar com um Bouquet de pirulitos…meio moça ..mei criança…!

    O guia esta ótimo Cintia.

    Bjs

  2. 7 vezes, Érika? Que legal! Quando eu era criança, queria muito ser daminha, mas não rolou… Sua filha deve adorar ser tão requisitada! Beijos!

  3. Vanessa Iraty disse:

    Acho lindo também. No meu casamento, não teve daminha de honra, pq não tenho mta paciência com criança não. Mas para levar as alianças foram meus avós. Eles têm 58 anos de casados e uma referência de casal!!

    Bjss

  4. Van, quero as fotos do seu casamento pra fazer post! Cadê? :p

  5. Vanessa Iraty disse:

    Ah Ci, ainda não peguei. Mas vou mandar tudo, desde chá, ensaio na praia, dia da Noiva e O GRANDE DIA.
    Não esquecer nunquinha.

    Bjss

  6. Mislene, claro que rola! Olha que bacana esse post da Mari Mari com três pajens no mesmo casamento. Ficou super lindo e fora do comum.

  7. Mislene Tavares disse:

    Cintia… irei casar no fim do ano… e eu queria 2 pajens e uma daminha.
    1 pajen levaria a chave da minha casa onde irei morar com meu noivo e o casalzinho levarias as alianças…
    Será que rola 2 pajens? Eu nunca vi. Já vi duas damas.

    Beijos!

  8. Haiala Vasconcelos disse:

    Oi Cintia,

    Acompanho seu site sempre, e a um tempo atrás você denunciou uma empresa que faz fotos para casamento e outra pra danças de salão para noivos, os quais fizeram o uso indevido da foto de seu casamento. A foto continua circulando, e achei a mesma em um site de conteúdos para casamento em Portugal. Tentei entrar pra ver se a foto tinha os direitos e os créditos devidos, mas como tem que fazer cadastro, tentei realizar, mas dá erro. Quem sabe você não dá uma olhada lá e vê se eles colocaram os direitos autorais. Acho uma falta de respeito o uso indevido de fotos e por isso me senti na obrigação de dar este retorno pra você. O site é: http://www.casamentoclick.com/ e o link sobre o conteúdo com sua foto é com o tema: “MÚSICAS PARA A PRIMEIRA DANÇA”. Se você acessar lá agora, você verá o anúncio na home do site. Espero poder ter ajudado. Beijos. Ps: Não mandei e-mail pq meu outlook tá muito doido!! hahahahaha.

  9. Vivian Brito disse:

    Oi Cintia,
    Me caso no ano que vem e não temos crianças na família, nem filhos de amigos rsrs, portanto não teremos daminhas. Será que meu casamento ficará faltando “alguma coisa”? rsrs

  10. Vivian, não acho que vai faltar, não. Sabe o que eu já vi e achei muito bacana? Gente que, em vez de crianças, dá às avós o papel de damas de honra (para entrar com as alianças, a Bíblia ou o que for). Claro que não é uma pegada infantil, mas fica muito bacana e é uma forma de incluir as vovós na cerimônia…

  11. Tatiana disse:

    “As cores não precisam combinar com a decoração.”
    Ainda bem! Afinal, são crianças ou vasos decorativos???

  12. Glenda disse:

    Amei as dicas! Obrigada!

  13. Alice disse:

    Fofas demais as suas dicas! Minha filha foi daminha 4 vezes. Hj ela tem 7 aninhos. Dia 5 próximo, será daminha pela quinta vez. Ela levará as alianças em um baldinho de praia,cheio de areia pois os noivos vão morar em Saquarema, não é legal?!
    Ela foi daminha da professora da capoeira qndo tinha 4 aninhos e levou nas mãos um pandeiro (instrumento tb muito usado nesse esporte)cheio de pétalas de rosa. FICOU LINDO!
    Em outubro, ela será daminha novamente… rsrsrs, a noiva é da Marinha. Ela levará as alianças num barquinho… essas novidades estão em alta, né?!
    EM 2012 ELA SERÁ DAMINHA DO MEU CASAMENTO!!! RSSSRSRS

  14. Juliana disse:

    Boa Tarde!!
    Vou me casar no final do ano e gostaria de colocar minha prima de 12 anos como daminha…gostaria de saber se fica deselegante?
    Obrigada

  15. Isabela Duviges disse:

    Oi!! Gostei muito do seu blog!

    Me caso em Dezembro e como estamos com a grana curta estou pesquisando bastante para economizar um pouco. Nós confeccionaremos o convite, já até baixei um modelo que você postou.

    Sobre as daminhas, são sempre umas fofas! Quando eu era pequena até pedia para ser dama de honra e sempre participava! Estou escolhendo as minhas. Pensei em uma para levar a Bíblia, um casal de noivinhos, uma florista, a porta-aliança e um menino para levar a Santa Ceia. Vc acha que exagerei na quantidade? Porque não gostaria que fossem tantas crianças mas no fim acabaram sendo! foi naturalmente…

    até mais!!! bjs!

  16. andreia ferreira da luz disse:

    IREI CASAR EM ABRIL E GOSTEI MUITO DAS DICAS DO SITE,ESTAVA MEIA PERDIDA MAS ESTOU COMEÇANDO A ME ENCONTRAR GRAÇAS AO SITE OBRIGADO PELAS DICAS!!

  17. priscila disse:

    Olá Cíntia! Tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida, na minha família só tem crianças bem pequenas, eu estava querendo chamar minha irmã e uma prima, só que as duas tem 15 anos, maiores q a noiva!!! Ficaria feio eu chamar as duas? pois o tradicional é criança menores! Seria uma honra ter as duas como “daminhas” no meu casamento!
    Obrigada!

  18. Priscila, não fica feio, não, desde que elas não tenham que usar as roupas tradicionais de daminhas. Afinal, não são mais crianças… Fica bacana pedir que usem vestidos mais “mocinha”, se possível combinando (pode ser o mesmo, ou um modelo parecido em cores diferentes…).

  19. Andreia, fico feliz em ajudar!

  20. Cris disse:

    Oi Cintia mecaso em setembro e tenho 2 damas + velhas uma de 15 anos e uma de 11 o q elas poderiam levar.Alem dela minha filha de 10 anos e minha sobrinha de 6 as 2 menores entraram c pajens.obg Cris

  21. priscila disse:

    Obrigada Cintia pela dica!!!

  22. amanda disse:

    bom dia me casarei dia 14 de maio 2011 meu irmão tem 13 anos e vai entrar com as alianças, minha prima tem 12 e vai entrar com rosas para as madrinhas um menino de 8 com a bíblia, agora não sei o que faço com uma menina de 2 uma de 7 e outra de 8 não quero floristas pois na hora da minha entrada vai cair de um certo lugar uma chuva de pétalas de rosas o que faço? espero sua resposta obrigado

  23. Gustavo disse:

    tenho 13 anos posso ser pagem para conduzir os aios??

  24. Mirele disse:

    Cintia,
    Gostaria muito que meus avós e os do meu noivo entrassem com um símbolo em meu casamento, mas não sei o que poderia ser.
    São quatro mocinhas de aprox.80 anos.
    Não posso deixar de incluir nenhuma delas.
    Acha que deveriam usar roupas iguais?
    e quais símbolos vc me indicaria?
    Ps: Católica

  25. Mirele, que idéia legal! Não precisam usar a mesma roupa, não, deixe que escolham a roupa que quiserem… E elas podem ser as damas de honra, levar as alianças, a Bíblia que o padre vai usar etc…

  26. Riane disse:

    Cíntia, me ajude! Quero que meu filho de 13 anos entre com as alianças. Pensei tb em convidar meu sobrinho de 8 anos e uma sobrinha de meu noivo que tem 8 tb para a entrada. Porém, meu noivo tem outro sobrinho que se n convidarmos poderá haver algum constrangimento. O que devo fazer? Peço uma sugestão para a entrada. Meu filho é o mais velho de todas as crianças, como seria a entrada?

  27. Riane, minha sugestão é a seguinte: se esse outro sobrinho for da idade dos outros dois (de 8 anos), eles podem entrar os dois juntos. A menina na frente, como florista, e os meninos atrás. Se for da idade do seu filho, ele pode entrar sozinho, carregando a Bíblia que vai ser usada na cerimônia, por exemplo.

  28. Riane disse:

    Obrigada Cíntia! Mas, ainda tenho uma dúvida. A outra criança tem 7, então entraria a florista, depois os dois meninos. Eles devem entrar segurando alguma coisa? Meu filho entaria em que ordem com as alianças, antes da florista ou depois dos meninos? Mais uma vez, agradeço pela atenção.

  29. Tati disse:

    Oi, estou com uma dúvida. A minha tia me pediu para levar as alianças no casamento dela. Eu tenho 15 anos, sou quase do tamanho da noiva e entraria sozinha. Eu não tenho problema nenhum com isso mas depois de umas pesquisas fiquei meio preocupada. Não sou muito “velha” para levar as alianças ? Não seria estranho ? Obrigada.

  30. Oi Tati! Você não é muito velha, não! Até porque você não vai entrar acompanhada das crianças, mas num momento só seu! Arrase no seu vestido!!

  31. Tati disse:

    Ok então, muito obrigada novamente ! 🙂

  32. walquiria machado disse:

    sou divorciada e tenho 3 filhas, 13, 10, 05 aninhos; vou me casar em janeiro e quero elas que sejam minhas damas, o que elas podem carregar até o altar?
    além delas tenho 10 sobrinhos, 07 meninas e 03 meninos e adoraria que todos entrassem como dama e pagens, o que os mesmos levariam ao altar? como poderia ser feita essa entrada? pensei e um casal de pombos e soltar no altar, uma bíblia, pétalas de rosas,outra entregar botões de rosas as madrinhas, a minha mais nova com as alianças no meio da cerimônia,a minha de 13 anos entrar cantando ; me ajudem por favor; me envie dicas pelo meu imail

  33. Maira disse:

    Não sei o que faço: não tem crianças pequenas na família, minha mãe adotou um bebê que vai estar com 2 anos e meio na data do casamento e queria muito que ele fizesse isto.
    Fora isto só teria a opção de uma prima com uns 14 anos na data do casamento… o que vc sugere??
    Obrigada!!

  34. Mila disse:

    Bom dia! Minha filha foi convidada pra ser dama de honra e entrar com a biblia, gostaria de saber qual cor de vestido usar, eu gostei de um vestido todo vermelho, será que vai ficar muito chamativo?

  35. Carol disse:

    Oi, estou um pouco perdida e preciso de uma ajuda! Vou casar e tenho 2 casais de daminhas e pajens, uma daminha para levar as alianças, mais 3 daminhas, 2 delas vão ser as floristas e uma vai levar a bíblia para dar inicio a cerimonia. Vão entrar todos juntos comigo? Como organizar? Me ajudem, por favor!

  36. Sandra disse:

    Cintia,

    Estou em uma sinuca de bico rsrs…chamei os avós dos meus noivos para levar as alianças, só a principio eles não aceitaram, e depois só a avó decidiu ir. (pq ele é de outra religião)

    Nesse meio tempo, convidei então dois pajens e uma daminha…mas com essa mudança como eu faço pra incluir todo mundo? E tem mais uma mãe pediu pra incluir um casal de filhos (um tem 7 anos e a menina tem 10)

    Olha a situação q eu estou rsrsrs

    Me socorre rsrrs

  37. Claro que pode, Gustavo. Se você se sentir à vontade, pode sim!

  38. sandra rocha disse:

    cíntia gostaria de saber se tem problema a daminha ser maior que o pagem?

  39. Priscila disse:

    Cíntia, boa tarde….
    Gostei muito do seu blog, me caso em julho de 2012, sempre organizei todos os casamentos da minha família, porem agora estou tão perdida querendo novas ideias. E tenho um grande problema sobrinho demais e todos já pediram para entrar. Tenho três rapazes de 17 anos – 3 moças de 15 anos – 7 meninas entre 4 a 8 anos…Eu li algumas ideias, mas se vc tiver algo para me mandar ficarei muito grata.
    Abraços
    Priscila

  40. Lidiane disse:

    Olá Cintia preciso de sua ajuda, tem uma dama minha sobrando oque ela deve levar ate o altar? Ja tenho 1 casal de noivinhos, uma que vai levar as alianças, um que leva a biblia, uma petalista e 2 florista p entregar lembrancinha aos padrinhos( caixinhas com bombom), e tem uma menina de 6 anos sem função ainda, gostei da ideia da chave da casa, oque vc acha, me dê sugestões. obrigado

  41. Babi disse:

    Oláa Bom dia, to dando uma olhadinha neste post e resolvi perguntar, até pq estou com uma duvida meio grande kkkk
    Tipo no meu casamento vai entrar um casalzinho na antes de mim, mas
    eeu não queria que fosse junto comigo sabe?! tipo assim eles entrariam e DEPOIS eu entraria com meu pai mas ai eu não sei como fazer em relaçao a musica pq acho que não seria legal eles entrarem com a mesma musica que eu, ate pq seriam dois momentos diferentes.
    Vc teria alguma sugestãO? Tipo a menina que vai cantar me sugeriu que tocasse a archa nupcial enquanto eles entravam
    e depois quando eu entrar toque a minha musica, vc acha que ficaria bom?
    Obrigada 🙂

  42. Lucilia disse:

    Boa tarde! Sou cerimonialista a 3 anos e ultimamente, em muitos casamentos, as daminhas tem entrado com bonecas. Sei o sentido das bonecas em uma festa de 15 anos, por exemplo, mas qual o sentido delas em casamentos? Teve até uma vez, num certo casamento (onde eu era uma das convidadas), que entraram 10 daminhas e uma boneca pra cada uma delas.
    E então, qual o sentido das bonecas em casamentos?
    Obrigada e feliz 2012!

  43. Oi Lucilia! A idéia de entrar com bonecas é reforçar o papel das crianças na cerimônia. Elas simbolizam a pureza da infância e nada mais representativo que entrar segurando um de seus brinquedos. Além disso, a criança pode se sentir mais segura usando uma boneca em vez de uma cestinha.

  44. tairine disse:

    olá cintia!
    minha irmã vai se casar em abril e me convidou para ser sua dama de honra eu tenho 11 anos eu posso ser é recomendavel?ñ vai ficar feio?tenho quasea altura dela

  45. Tairine, pode sim! Ser convidada para ser a dama da sua irmã é uma honra :). Se você não quiser usar um vestido de daminha, por achar muito infantil, pode combinar com sua irmã de usar um modelo mais mocinha, com o qual você se sinta confortável para curtir esse papel tão especial para o qual foi convidada!

  46. tairine disse:

    obrigado agradeço pela sua ajuda bjs

  47. Giselly disse:

    Olá, olha, no meu casamento, vai entrar um casal de noivinhos, o pajem que leva a bíblia, o porta-aliança, e a florista, só que eu já havia chamado uma menina de 4 aninhos para ser a florista, depois resolvir colocar minha prima que tem 8 anos pra ser, até porque ela é mais velha vai fazer direitinho; mas e agora, o que eu faço com a outra que eu tinha chamado, me ajudem, fica chato eu desmarcar com a mãe dela. o que ela pode estar levando? não gostei muito da parte da chave; me ajudeee!

  48. Giselly, você pode ter duas floristas. Elas podem entrar de mãos dadas, assim, a mais velha ajuda a mais nova!

  49. renata disse:

    oi Cíntia vou me casar em novembro,e tenho uma grande duvida; fica feio se eu entrar com 8 crianças²? vou explicar; eu quero 1 daminha maior jogando as petalas, 2casaizinhos na entrada,2 daminhas com rosas ou buquê ainda não sei qual o melhor,e por ultimo 1 dama maior com as aliaças. me ajuda por favor.

  50. erica lorena disse:

    Olá Cintia Adorei as dicas e preciso de mais uma!rsrs
    Eu vou me casar em abril e tenho uma florista, um pagem e uma daminha que vai entrar cantando, porém estou com duvida na hora das entradas (sequencia e oq vão levar). Não sei se a daminha canta quando eu entrar ou na hora da troca das alianças. Ao mesmo tempo que parece bobo me sinto angustiada com a duvida, afinal quero tudo lindo né?1 Me ajuda??!!!

  51. Renata, eu acho 8 um número um pouco exagerado… Até porque, muita criança junta tende a fazer bagunça. Mas vai da sua relação com as crianças! Beijos

  52. renata disse:

    Oi Cíntia mas quantas crianças vc acha que tem que ser?
    tenho duvidas também em o que que as daminhas vão levar.

  53. Priscila disse:

    Oi Cintia eu vou me casar agora em maio
    e tenho um casal de noivinhos,2 floristas
    uma porta aliança,uma porta chaves 2 porta
    butoes(que entrega as rosas para padrinhos)
    e um porta bíblia mas tem uma menina que foi
    convidada para entrar em meu casamento e eu não sei
    de que ela pode entrar e eu não quero dispensala
    é seria chato fala com a mãe dela vc tem alguma sugestão
    para mim?Me responda por favor estou ficando angustiada
    obrigada aguardo sua resposta neste mesmo local bj…

  54. Regiane disse:

    Olá Cintia.. Me caso em junho e estou numa duvida cruel! rs.. Tenho 2 subrinhas uma de 5 e outra de 3, um primo de 7 e uma priminha linda de 2 aninhos.. rs
    Queria mto colocar a de 2 aninhos.. mas não sei a sequência.. E tenho medo tbm de colocar a de 2 anos e a de 3 e elas empacarem… me da uma ajuda??
    Brigadu.

  55. Regiane, realmente as crianças mais novas são mais imprevisíveis. É melhor deixar a tarefa com as mais velhas!

  56. kellyn brenda disse:

    olá vou me casar em dezembro e vou levar duas daminhas e dois pajens.e eu tenho só um irmão que vai estar com 12 anos eu queria muito que ele fizesse alguma coisa ,mas não iria combinar com os pajens que são bem pequenos,sei que vc saberá me orientar.obrigada

  57. Karla disse:

    Vou casar e como dama vai ser a minha sobrinha de 3 anos junto com o meu filho tbm 3 anos,agora tem o meu primo que tem 7 anos que não sei qual a função dele e uma garotinha de 4 anos,por favor me ajude..Este meu primo quero muito que ele entre,pois ele fez parte da minha historia com o meu marido.e o meu filho e a sobrinha não abrimos mão deles,e tbm queremos muito e esta garotinha entre pois ela e linda e faz parte da familia..
    Obrigada.

  58. Isabela disse:

    Olá, por favor, irei casar em junho e a daminha faz 2 anos só em julho.
    Será que é muito ruim por ela ser muito nova?
    a igreja é cumprida e estou com receio dela começar a chora ou algo assim.. tem alguma sugestão? já a chamamos e ficaria deselegante cancelar… muito obrigada!!

  59. iraci disse:

    gostaria de roupa diferente para 2 pagens que irão soltar pombos num casamento no campo ao ar livre.. o que voces sugerem/

  60. helida disse:

    Boa tarde!vou casar dia 26/05/2012,tenho duas porta botão,porta bíblia e meu irmão vai levar minha aliança…
    só q eu convidei 2 meninos para entrar so eu nao sei qual e papel deles….
    me ajuda. Obrigada

  61. Iraci, evite roupinhas brancas para eles. Com pombos, sempre existe o risco das aves fazem cocô (é engraçado, mas já vi acontecer em um Dia de Ação de graças, e a sujeira ficou horrível nas roupas brancas!). Beijos

  62. Camila disse:

    Boa noite…
    Me caso em junho e tenho 3 pajens e 2 daminhas…
    Estava pensando em 1 pajen entrar com a alinça, e os casais estou na duvida, você tem alguma sugestão ??

  63. Silvia Leme disse:

    Cintia,

    Vou me casar Novembro de 2013, não terei daminhas, minhas sobrinhs são grandes, 11 e 13 anos, sempre quis elas. Estava pensando em colocar as alianças no bolso do meu cunhado ( irmão do meu noivo), ou então com minha irmã que é minha vida!( a pessoa mais importante da minha vida), porque não tenho avós e nem pai e mãe. Acha que vai ficar estranho?

    beijos a todos!

  64. Graciela disse:

    Boa noite Cintia, me caso no inicio de 2013 e gostaria de uma dica sobre a entrada das crianças, são meus tres sobrinhos, o menino de 3, uma menina de 7 e a outra de 12, gostaria que a mais velha levasse a aliança, e a de 7 um buque, o que o meu sobrinho poderia levar????
    Muito obrigada!!

  65. Fernanda disse:

    Meu filho tem 3 aninhos e a madrinha dele quer q ele leve as alianças dela, mas acho q ele não vai entrar sabe, pensei em arrumar um caminhão de madeira e colocar flores na caçamba dele pra ele levar as alianças puchando ele, ou então colocar a minha filha de 12 anos pra entrar com ele o q vc acha?

  66. julia disse:

    meu casamento vai ser muito bom eu vou usar um vestido vermelho e minha filha um lilas

  67. VIVIANE disse:

    OIII CINTIA VOU MI CASAR RECENTEMENTE E ESTOU COM UMA DUVIDA ,POIS QUERO COLOCAR UM CASAL DE NOIVINHO, UMA FLORISTA E UM MENINO PRA SER O PORTA ALINAÇA TEM ALGUM PROBLEMA?

  68. débora disse:

    estou com uma duvida enorme, meu irmão vai se casar e ele tem 2 filhos, uma menina de 9 anos e um menino de sete e eles ñ tem mãe. a noiva chamou um sobrinho dela para carregar a biblia e as alianças com minha sobrinha, mais meu sobrinho agora tbém quer entar o q posso fazer por ele? os noivos tbém ja tem quem vai carregar a chave da casa, me ajudem por favor!!!!!!!!!!! obrigada

  69. Débora, que tal ele entrar levando as alianças? Beijos!

  70. Andre emerich disse:

    Gostei a minha filha vai ser igual a vc no casamento da prima dela

  71. Dani disse:

    Olá!! Tenho uma dúvida: vc acha que fica feio se não tiver daminha? Pq terá a minha sobrinha de quase 03 anos que será a florista, ela entrará com o meu outro sobrinho tbm de quase 03 anos ….(isso se eles não estiverem chorando) rsrsrs
    Depois na hora de entregar as alianças, entrará meu sobrinho de 09 anos ( e se a minha sobrinha de 01 e meio não estiver chorando ele vai entrar de mãos dadas com ela) mas a minha cunhada acha que ela vai ficar assustada e não vai querer entrar com o irmão …. então vc acha que fica feio caso entre apenas ele?

  72. Dani, não fica feio, não! Você terá mais de uma criancinha, já está ótimo!

  73. Cris Cardoso disse:

    olá amei o blog e de muita ajuda
    eu me caso agora em setembro de 2013 tenho 2 meninas no cortejo, uma de 3 anos que é filha da minha amiga e será a florista, e outra de 4 anos que é minha afilhada e será daminha princesa que entrará com o sapinho príncipe como a história do filme “A princesa e o sapo”
    e tenho 1 pajem de 8 anos meu primo
    mas eu queria muito colocar tbm meu primo-filho para entregar as alianças pois ele uniu ainda mais eu e meu noivo pq acompanhamos desde do incio a gestação e o nascimento dele e o tratamos como nosso filho, só que até o casamento ele terá apenas 11 meses será muito arriscado? e de que maneira diferente e legal poderia coloca-lo pra entrar para que ele fique confortavel?

  74. Cris, você já viu as fotos do casamento do Carioca, do Pânico? Ele e a esposa incluiram um bebê na cerimônia de uma maneira muito bacana: um pajem mais velho empurrando um carrinho de bebê branco num estilo combinando com o casamento. Ficou incrível, veja: http://planejandomeucasamento.com.br/2012/11/25/o-casamento-do-carioca-do-panico-marvio-e-paola/

  75. Cíntia Costa disse:

    Oi, Karina. Gostei da sua sugestão… Para que criar harmonia, que tal se elas entrassem por ordem de tamanho e se cada uma levasse um buquê da sua cor preferida? Assim, elas não aprecem “repetidas”, e nenhuma fica parecendo estar “sobrando”. Beijos!

  76. fernanda disse:

    Olá eu estou com uma dúvida enorme… vou ter apenas uma daminha e uma menina que levará rosas para ser entregue as madrinhas, mas não sei em qual momento essa menina das rosas poderá entrar , se junto com a dama ou no final , próximo aos cumprimento… será que pode me ajudar? . tipo a dama tem 6 anos e a menina das rosas tem 14 anos, já não é tão criança…obrigada

  77. Cíntia Costa disse:

    Fernanda, eu nunca tinha visto essa idéia de uma florista entregar rosas para as madrinhas… No casamento em que você viu, como era feito? Abraços!!

  78. jaianne disse:

    oi vou casar em janeiro,e estou em duvidas quanto as damas e pajens.preciso de ajuda.
    tenho 9 crianças pra entra comigo,sendo 5 meninos(9,5,6,4 e3 anos)
    e 4 meninas(9,5,4,3 anos).como devo organiza-los.
    aguardo a resposta. agradecida!

  79. Cíntia Costa disse:

    Oi, Jaianne. Realmente é um número alto de crianças e talvez seja difícil encontrar funções para todas elas. Eu sugeriria diminuir esse número, escolher uma ou duas (as mais novas ou mais velhas, por exemplo). Mas se você estiver com medo de as outras ficarem tristes por não terem participado e quiser que todas participem, sugiro montar “blocos” de três para cada função: três para entrar com as alianças, depois três com a Bíblia da cerimônia e três como floristas. Algo assim…

  80. luciana disse:

    oi, terei o meu sobrinho de 4 anos irá entrar com a bíblia, e tenho mais 1 sobrinho de 4 anos, pensei em colocar ele para entrar com uma menina da mesma idade, e tenho minhas duas filhas que não quero deixar de fora, uma de 10 anos e de 3 ano, pensei e m colocar duas daminhas e dois pajens, só não sei o que eles iram carregar, e a minha filha mais velhas entrar dançado ,imaginei um casal levando aliança e outro entrado segurando a praquinha la vem a noiva mais vai se de noite,me de uma sugestões.

  81. Renata disse:

    Ola me caso em março e estou com dúvida quanto as daminhas no meu casamento.
    Já estava decidida a não ter porta aliança e meu noivo entrar com as alianças, mas tenho pesquisado casamentos evangelicos e todos tem porta aliança.
    Fica feio se eu não colocar porta aliança?

  82. Cíntia Costa disse:

    Oi, Renata! Não fica feio, não! Não se sinta obrigada a ter uma daminha se não tiver vontade, o casamento ficará lindo com ou sem daminhas!

  83. Thais Becke disse:

    Oi’ Cintia, Me caso em março.
    Qeria saber se fica feio minha irma de 10 e meu primo de 14 entrarem com alianças
    minha prima de 9 jogando petalas minha prima de 6 levando a biblia e minha cunhada de 11 Cantando
    e junto com a minha irmã levando rosas para entregar para as madrinhas
    me ajuda Beijo’s..

  84. Cíntia Costa disse:

    Thais, parece uma boa divisão!!

  85. luh silva disse:

    ola tenhoo uma afilhada de um ano e3 meses e queria q ela fosse minha porta aliança mas estou com medo dela ñ entrar o q faço ?
    quero q minha amiga de 19anos entre o q ela poderia ser? me ajude

  86. Fernanda Fernandes disse:

    Olá Cintia, muito bom ler o que você escreveu, eu também sou uma futura noiva, estou bem perdida ainda com tudo. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Qual é a ordem de entrada no tapete vermelho ? Tem alguma ordem ? Antes ou depois dos padrinhos ? Nossa, estou realmente precisando saber, porque não faço a mínima ideia. Nossa, falei de mais né,kkk. Me desculpa, aguardo ansiosamente sua resposta.

    desde já agradeço .
    Fernanda.

  87. Cíntia Costa disse:

    Oi, Fernanda! Não existe ordem exata… Mas o mais comum é que as crianças entrem depois dos padrinhos e antes da noiva. A que for levar as alianças pode entrar apenas na hora da troca das alianças. Beijos!!

  88. Cíntia Costa disse:

    Oi, Luh. Realmente é uma idade difícil. Que tal se sua amiga de 19 anos entrasse levando a sua afilhada pela mão?

  89. Sonia disse:

    Cintia obrigada pelas dicas, são muito boas.
    Minha filha em 3 anos e será daminha, é necessário ou até mesmo “melhor” ter uma troca de roupa durante a festa?
    Obrigada, bjs

  90. isabel disse:

    Me caso em outubro de manha tenho 5 daminhas 2 pra entrar comigo uma com o pag pra alianca posso colocar umaj com o noivo

  91. Cíntia Costa disse:

    Olá, Isabel. Que boa idéia!

  92. michele disse:

    oi vou m casa na igreja mas meu marido n qr entrar ele qr esperar lá no alto eu., e n vai ter daminhas, vai ser bm simples msm só a família q e bm pouco fica estranho me ajuda Cintia… obg

  93. Cíntia Costa disse:

    Oi, Michele, tudo bem? Já vi casamentos assim. O noivo fica lá na frente, sobe no altar quando está tudo pronto para começar e a cerimônia começa com ele lá em cima. É muito comum com noivos tímidos :). Não fica estranho não, vai fundo. Beijos

  94. Raphaella disse:

    Oi Cintia,
    Vou casar, como não tenho pai quero entrar na igreja com meu irmão do meio. Sendo que, queria que ele fosse padrinho juntamente com sua esposa.
    Tu acha que ele pode entrar como padrinho e depois entrar comigo?

    Obrigada!

  95. Cíntia Costa disse:

    Oi, Raphaella! Seu noivo vai entrar com quem? Pergunto porque, usualmente, a mãe da noiva entram com o pai do noivo, para que o pai da noiva possa entrar com a noiva e a mãe do noivo, com o noivo. Então, no seu caso, a esposa do seu irmão poderia entrar com o pai do noivo, e você com seu irmão, enquanto seu noivo entra com a mãe. Será que funciona?

  96. Allana Toledo disse:

    Olá Cíntia! Boa noite!
    Veja só vou estou com uma dúvida, eu e meu noivo temos 07 sobrinhos no total são 06 homens e 01 menina, os dois meninos mais velhos tem 18 e 15 anos, temos carinho demais por todos.
    Gostaria de saber se não vai ficar sem graça eles entrarem antes de mim na cerimônia?
    Aaa um tem 2 metros de altura e o outro 1,90.
    Um abraço!

  97. Luana disse:

    oi tenho 11 anos vou ser porta alianças do casamento da minha tia minha prima mais nova de 1 ano vai entrar no casamento mais com uma placa escrita ¨daminha em treinamento¨. a ideia é legal?

  98. Cíntia Costa disse:

    Oi, Luana! Achei linda a idéia! 🙂

  99. Cíntia Costa disse:

    Oi, Allana! O que eu mais gosto em casamentos é que cada um faz como gosta, e assim não tem como ficar sem graça. Então acho que pode ser bacana eles entrarem antes de você, sim! Seria interessante que estejam levando algo, como a Bíblia que será usada na cerimônia, ou aquelas placas de “Lá vem a noiva!”, para não entrarem de mãos vazias. Depois conta pra gente o que decidiu! Abraço!

  100. Ana Claudia Maia disse:

    Ola!!
    Terei duas daminhas e uma florista. Posso colocar a roupa da florista diferente das daminhas? Para diferenciar de alguma forma mas nao sair tanto do mesmo contexto.
    Obrigada.

  101. edimeia disse:

    boa noite minha filha vai casar agora em outubro e tenho uma duvida,na hora de entregar as lembrancinhas dos padrinhos fiz umas caixinhas de mdf 10×10 a medida e gostaria de saber como entregar no que entregar pois são 16 caixas não tenho cerimonialista pois tenho esta duvida se puder me ajudar agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *