Etiqueta: vestido de madrinha de casamento
Recebo e-mails de noivinhas e convidadas sobre etiqueta de vestido de madrinhas de casamento cheias de dúvidas, querendo saber o que é certo ou errado. Quem paga? Como escolher o melhor modelo? Todos iguais ou combinando sutilmente? Então, resolvi fazer este post com a etiqueta em relação aos vestidos das madrinhas de casamento.
Foto: Fabrícia Soares.
Vestido de madrinha de casamento: cor e modelo iguais
Fora do Brasil é comum que todas usem vestidos da mesma cor e até do mesmo modelo. A vantagem é o visual do altar, ao vivo e nas fotos, que fica bem “decorado”. Por outro lado, como as madrinhas tem tons de pele e biotipos diferentes, a cor e o modelo podem cair bem em algumas e mal em outras. É muito chato para uma mulher precisar usar uma roupa que ela acha que não lhe cai bem.
O que a noiva precisa saber é que, quando toma a decisão de que todas devem usar o mesmo modelo, a etiqueta dita que é ela que deve arcar com o custo dos vestidos. É muito deselegante obrigar as madrinhas a comprarem um vestido que não foram elas que escolheram.
Já quando há uniformidade de cor, a coisa fica mais flexível, já que as madrinhas terão mais opções de modelos e de preços.
Padronização sutil nos vestidos
Uma solução para padronizar os vestidos das madrinhas sem interferir no gosto pessoal de cada uma é definir elementos em comum. Pode ser o comprimento (curto, longuete ou longo), o tom (tons fortes, tons pastel etc.), tecidos (opacos ou com brilhos e cintilâncias), estampas (lisos ou estampados) ou detalhes como bordados e rendas.
Nesse caso, as madrinhas que não quiserem correr o risco de usar um vestido parecido com o de outra podem conversar com a noiva sobre a cor que escolheu e perguntar se alguma outra já escolheu aquela cor.
Detalhes a evitar em vestido de madrinha
Modelos de vestido de madrinha muito sensuais não combinam com casamentos – especialmente os que tem cerimônia religiosa. Não há nada errado com um decote, um corte justo ou algumas transparências, desde que usadas com parcimônia.
Há também detalhes de vestidos que são mais indicados para o dia ou para a noite. Evite brilhos e cintilâncias em casamentos diurnos. Por outro lado, detalhes sutis podem passar batidos em à noite, e modelos muito “campestres” podem ficar deslocados no ambiente glamuroso dos casamentos noturnos. O mesmo vale para penteados para madrinhas de casamento.
Must haves do look das madrinhas
O que o vestido da madrinha de casamento precisa, sem falta, oferecer é conforto. A madrinha precisa estar confiante para curtir o casamento e exercer seu papel. Nada de modelos muito apertados, que pinicam ou que tem aquela gola que incomoda!
O vestido da madrinha também precisa estar alinhado com o tom do casamento. Nada mais chato que over ou under dressed (quando você está muito mais chique ou mais simplesinha que todo mundo!), não? Por isso, é muito importante pedir as coordenadas à noiva!
Que legal!