Exames pré-nupciais para noivas e noivos

Foto: Anna Cho.

O casamento inaugura uma nova fase de intimidade para o casal, tenham vocês uma vida sexual ativa ou estejam se preparando para dar os primeiros passos.

Tendo em vista a saúde do casal e seus planos em relação a filhos, existe uma série de exames médicos que recomenda-se que os dois façam antes de se casar. É uma coisa meio chata, mas muito importante.

Entrevistei a drª. Silvana Chedid, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana para listar os principais exames pré-nupciais e explicar porque eles são importantes para o casal.

  • Quais são os exames pré-nupciais indicados para noivas e noivos?

Para mulher, a avaliação pré-nupcial envolve a consulta com seu ginecologista, que fará uma avaliação através da história clínica da paciente de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual.

O controle ginecológico através do exame de Papanicolau deverá ser realizado nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrasonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrasonografia pélvica por via abdominal.

A mulher deverá também fazer coleta de exames de sangue para avaliar doençaas infecciosas (hepatites B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus), além de tipagem sanguínea (ABO + Rh), glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para ver anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.

No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher acrescidos de um espermograma que é o exame através do qual podemos saber se o homem e fértil ou não.

  • Por que fazer estes exames é importante?

Essa avaliação é fundamental para tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

  • A doutora recomenda testes de fertilidade antes do casamento?

Os testes de fertilidade devem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. Devem também ser realizados naquelas que tenham antecedentes que sabidamente podem levar a infertilidade como – por exemplo – endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

  • Quais cuidados o casal deve manter depois do casamento? Há quem recomende o uso de camisinha, por exemplo.

No caso de casais que não desejam gestação, a camisinha poderá ser utilizada – a critério do casal – para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa questão envolve aspectos relacionados a confiança e respeito mútuo do casal e deverá ser discutido por cada casal.

  • De quanto em quanto tempo devem refazer exames? Quais?

As sorologias para doenças infecciosas poderão ser repetidas de 6 em 6 meses. Exames como Papanicolau e Ultrasom podem ser repetidos anualmente.

Facebook Comments

16 thoughts on “Exames pré-nupciais para noivas e noivos”

  1. Gabriele disse:

    Oi…

    Cintia voce tem razão esses tipos de exames são muito importantes, principalmente para quem quer ter filhos, porque por mais que as vezes os casais queiram esperar e curtir a vida a dois um pouco antes de ter um filho, alguns tratamentos que possam vir a ser necessarios podem ser demorados, então é bom ter tempo para tratar.
    É otimo tambem fazer um chek-up se possivel, pois a correria e o stress que os preparativos do casamento causam podem ser prejudicial, e quem é que quer passar mal na festa do casamento??? Ninguem né!

    Amei a dica para as noivinas cuidarem da saude.

    Beijocas.

  2. Danielle disse:

    Muito bom o post!
    Imagine fui numa médica e ela disse:”Não precisa fazer, qdo vc voltar de lua de mel aí que vc faz”…meio doida né?
    Troquei de médica e fiz os exames!!
    São bem importantes!

  3. Luciana disse:

    Cíntia,

    Não é a toa que seu blog e livro têm tido tanto sucesso e recomendações.
    Nunca vi nenhum site para casamentos tão completo como este.
    E olhe que a forma como o conheci foi meio suspeita…rs: sua mãe, que trabalha no mesmo lugar que eu, me recomendou quando conversávamos sobre o meu casamento.
    Hoje, digo que não era elogio de mãe…rs Aliás, o site é muito melhor do que eu imaginava.

    Parabéns e continue com esse sucesso.

  4. Aline Chaves disse:

    Esse post é muito importante!Nada como cuidar da saúde. As vezes as noivas ficam tão preocupadas com a cerimonia, a festa , o vestido e etc, que acaba esquecendo do mais importante!

    òtima dica!

  5. Glauce disse:

    Esse post foi ótimo, Cintia! Meu casamento está próximo e eu ainda tinha dúvidas sobre quais era esses exames e sua importância. Foi esclarecedor pra mim e acredito que pra maioria das noivas. Vou procurar minha médica já!
    Bjos!

  6. Essencial esse post! (aliás, fazia um tempinho que não passava por aqui!! rsrsrss..)
    Esse já foi um dos temas das conversas entre eu e meu noivo, e ambos temos consciência do qto esses exames e testes (que são chatinhos a princípio) são fundamantais para um com inínio na vida a dois.

    Parabéns, mais uma vez, e q Deus continue abençoando vcs!
    bjs..

  7. Cíntia Costa
    Cíntia Costa disse:

    Oi Mila.

    Obrigadinha 🙂

    A gente tem que cuidar da saúde, principalmente nessa fase.

    Beijos

  8. costarac
    Rachel Cembranelli disse:

    Muito boas as dicas.
    Simples e diretas.
    Meu noivo não é muito ligado nos detalhes, e quando falei para ele dos exames ele mostrou que não tinha a menor idéia do que eu estava falando, e ele até questionou alguns amigos, que também não tinha conhecimento da importância destes exames.
    O post foi super instrutivo.
    Obrigada

  9. judiemelly disse:

    oi muito bom saber sobre isso
    pensava q não era importante fazer todos
    esses exame…………….

  10. samara disse:

    a decisao de casr é uma escolha muito importante na vida de cada uma pessoa pois é daí que gera uma estrutura familiar por isso concordo com o exame pré nupcial pois só assim sabemos e podemos confiar na pessoa q esta do nosso lado………..

  11. Gostei muito do site, e acredito que estes cuidados deveriam ser mais divulgados pra que se tornem uma prática comum, inclusive a ser inserida na saúde pública.

    Quanto ao uso da camisinha, gostaria que a doutora revisse a forma como se expressou. Sabemos que muitos casais fazem uma associação de camisinha com a questão da confiança. No entanto é importante que se quebre este pré-conceito.

    Camisinha é sinal de repeito e cuidado com o parceiro. Existem doenças graves, como por ex a Hepatite C, que por vezes não apresenta sintomas, que a pessoa pode contrair na manicure, barbearia, etc… e passar pra pessoa que ama, através da relação sexual.

    Devemos nos preparar pra receber os filhos, emocionalmente, economicamente e também em termos de saúde. O uso de camisinha, em minha opinião, só deveria ser descartado em periodos especificos ( pra engravidar) e seguindo a orientação médica .

    Cristo nos ensina “ame o proximo como a ti mesmo”. Um casal deve ter o cuidado de preservar sua saúde e a do outro.

  12. Ruan Rieger disse:

    Gostei muito deste post…nesta semana mesmo eu estava conversando com minha noiva sobre isso, ela falou e eu não tinha nem noção por onde começar, mais agora com estas informações, já sei o que fazer para termos um casamento saudavel e feliz…estou muito motivado para casar..daqui a 4 meses…então não quero ter surpresas…

  13. Diego disse:

    Muito bom o post, parabéns!
    Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência podemos fazer os exames?

  14. Cíntia Costa
    Cíntia Costa disse:

    Diego, você precisa confirmar com seu médico!

  15. Puxa valeu das dicas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *