Convite de casamento virtual

Foi-se o tempo em que para convidar as pessoas para seu grande dia era praticamente obrigatório imprimir um monte de papel… Hoje em dia, é cada vez mais comum o convite de casamento virtual.

Mas você pode estar se perguntando agora: como criar um convite de casamento virtual? Como enviar e garantir que os convidados o recebam com a mesma atenção de um impresso? O que escrever no convite? Neste artigo, vamos falar sobre tudo isso e muito mais!

Site para com modelos de convite de casamento virtual grátis

O melhor site para criar convite de casamento virtual grátis é o Canva. Você já conhecia? O site é uma espécie simplificada de Photoshop gratuito online, que permite que mesmo pessoas que não tenham conhecimentona área criem designs e editem imagens de maneira simples pela internet.

Confira o passo a passo para encontrar modelos lindos de convite de casamento virtual grátis no Canva e fazer o seu:

  1. Acesse canva.com e crie sua conta ou faça o login
  2. Clique em “Criar um design”
  3. Procure na busca as palavras “convite de casamento” e inclua outras palavras se quiser algo mais específico (como, por exemplo “convite de casamento na praia”).
  4. Dica: você pode acrescentar na busca o formato de convite que deseja (quadrado, retrato ou paisagem ou mesmo buscar o tamanho ideal para WhatsApp, Facebook etc.)
  5. Escolha o modelo que mais gostar e passe o mouse por cima para se certificar de que é um template “grátis” (e, se tiver elementos pagos, qual o valor)
  6. Preencha o convite com as informações do seu casamento (nome do casal, data, local, horário etc)
  7. Se quiser, personalize as cores, fontes, imagens de fundo, foto e outros detalhes
  8. Clique na seta no topo direito da página para salvar seu convite no formato que preferir (como pdf ou imagem, em jpg ou png)
  9. Salve a imagem com um nome de arquivo personalizado (já que ele aparece na pré-visualização do WhatsApp), como “convite-casamento-fulana-siclano”)
  10. Envie uma cópia para você mesma e verifique se está bom e se dá leitura (ou seja, se dá para ler as informações no celular)

Prontinho! Seguindo esse tutorial, você cria um lindo convite de casamento digital sem custo!

O que escrever no convite de casamento digital

Um bom convite de casamento é, acima de tudo, informativo. Porém, na versão digital, ele provavelmente será visualizado em uma tela de celular, então é preciso que seja sucinto para que seja possível ler o texto e não fique com um monte de informação em letra pequenina.

Informações essenciais:

  • Nomes do casal
  • Data e horário do casamento

Informações complementares, para mandar em texto junto com o convite:

  • Endereço do local
  • Contato para confirmação de presença e dúvidas

Informações opcionais

Como enviar convite de casamento virtual

A forma mais prática de enviar seuconvite de casamento virtual é pelo WhatsApp. Afinal, quase todo mundo usa essa ferramenta de comunicação rápida e dinâmica. Porém, justamente por ser muito usada no dia a dia, é importante tomar alguns cuidados para que os convidados não percam as informações.

Como mandar convite de casamento no WhatsApp

Envie uma imagem do convite junto com um texto explicativo.

Se você mandar somente em texto, fica informal demais… Agora, se enviar apenas a imagem do convite, vai acabar recebendo um monte de respostas com as pessoas perguntando as mesmas informações que constam no convite, já que as pessoas às vezes não lêem tudo na imagem (que nunca, né…).

Então, o ideal é mandar os dois juntos: a arte do convite e um texto de introdução (exemplo: “Olá! Gostaria de te convidar para um momento muito importante das nossas vidas: o nosso casamento! Os detalhes estão no convite enviado aqui, mas, para ficar fácil de encontrar, aqui vão as principais informações: será no dia tal, às tal horas…”).

Lista de transmissão

Embora o ideal seja enviar uma mensagem personalizada para cada convidado, sabemos que quando a lista é grande, é mais fácil enviar de uma vez para muitas pessoas. A melhor forma de fazer isso no WhatsApp é criar uma lista de transmissão, e jamais um grupo. Isso porque quando você manda uma mensagem para uma lista de transmissão, todos na lista recebem a mensagem e podem te responder individualmente. No caso de um grupo, todos recebem as respostas, e isso pode incomodar pessoas que já recebem mensagens demais no WhatsApp.

Convite de casamento por e-mail

Outra forma de enviar seu convite de casamento virtual para os convidados é por e-mail. Nem todas as pessoas tem o costume de verificar o e-mail com frequência, mas essa é uma maneira mais formal que um convite por WhatsApp e facilita para os convidados de encontrarem as informações, já que no zap as mensagens se perdem rapidamente. Confira dicas de como fazer isso.

Use a função cópia oculta

Caso sua lista de convidados seja grande e você não queira enviar os e-mails um a um, pode mandar de uma vez para todos desde que tome um cuidado especial: inclua os endereços de e-mail das pessoas no campo “cco”, que significa “com cópia oculta”.

Por que tomar esse cuidado? Porque, dessa forma, quando uma pessoa que recebe o e-mail e responde agradecendo ou tirando uma dúvida, apenas o remetente (quem enviou) recebe essa resposta. Se você colocar todos no campo de destinatário comum, quando um convidado responde, todos recebem o e-mail e você dá início a uma corrente de e-mails que vai incomodar a todos.

Título claro e objetivo: “Convite do nosso casamento”

Deixando claro no título do que se trata o e-mail, você evita que seus convidados ignorem sua mensagem sem querer, achando ser mais uma propaganda. Você pode escrever, por exemplo: “convite do nosso casamento” ou “casamento de fulano e siclano”. Evite ser misterioso, com títulos como “temos um convite para você” ou “se eu fosse você, abria esse e-mail”.

Convite anexado e principais informações no corpo do e-mail

Envie seu convite virtual anexado (como pdf ou imagem), mas lembre-se de ressaltar as principais informações também no corpo do e-mail, caso alguém tenha dificuldade para abrir o anexo.

Com quanta antecedência enviar um convite de casamento digital

É importante escolher o momento certo para enviar seu convite de casamento, seja ele impresso ou virtual. Você não quer nem enviar cedo demais, para não correr o risco dos convidados perderem ou esquecerem a data, nem muito em cima da hora de maneira que não consigam se planejar.

Como o convite virtual não depende de prazo de entrega de correios, nem de marcar encontros físicos, como é o caso dos convites impressos, podem ser mandados com menos antecedência.

Porém a data exata ideal para entregar os convites depende do tipo de casamento, de onde será, se vai cair em um feriado etc. Para saber quando enviar os seus, confira o artigo quando entregar o convite de casamento.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *