Tutorial: centro de mesa com alstroemérias 20


Faz um tempo que a decoradora Érika, da V7 Eventos, apareceu aqui no blog com suas sugestões de arranjos e flores nos comentários. Gostei tanto do trabalho (e dos preços) dela que indiquei pra Mayra, minha cunhada, e foi a Érika que fez a decoração da igreja dela (fotinhos em breve!). Ela é daquelas práticas, sabe? Que arrasam mesmo se você tiver pouca grana.

Uma característica muito bacana da Érika é que ela gosta de ensinar. Então, aqui vai um passo a passo de arranjo de alstroemérias que ela produziu pro portal Vital, da Unilever, que vocês podem usar pra decorar casamento. Pode ser usado tanto como centro de mesa quanto como enfeite de mesa de doces e bolo.

Material necessário: Caixa de vidro, fita (cetim, gorgurão ou o tipo que preferir), tubos de ensaio e cola (pode ser para tecido ou quente).

As fotos são de Niels Andreas – Bondorff Produções.

Passo 1: Passe a fita em torno da caixa de vidro e faça um laço (se quiser uma finalização mais profissional, pode fazer um laço chanel). Use cola para fixar.

Passo 2: Preencha a caixa com a areia colorida até a metade, encaixando os tubos de ensaio a uma distância igual um do outro. Termine de preencher a caixa quase o topo (deixe sobrar uns dois dedos de vidro) sem deixar entrar areia nos tubos.

Passo 3:  Limpe o caule do ramo, tirando as folhas que estão longe das flores.

Passo 4: Encha os tubos de ensaio com água até a metade da parte que fica fora da areia, como na foto.

Passo 5: Junte três ou mais ramos de flor, corte os caules na altura desejada e coloque no tubo de ensaio. Faça o mesmo com os outros dois tubos.

Se você aí, fornecedor, também gosta de ensinar, mande um e-mail para pmcasamento@gmail.com. É uma ótima chance de divulgar sua empresa para essas noivinhas lindas de todo o Brasil que acompanham o blog!


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

20 thoughts on “Tutorial: centro de mesa com alstroemérias

  • Erika Rocha

    Oi Cintia, obrigado pelos comentários…
    Sempre que tiver uma novidade vou te mandar…pra você ensinar pra todas as noivinhas que acessam o blog e precisam de dicas práticas para ajudar no seu Grande Dia…
    Bjinhus

  • Samira Sheisla

    Amei Cintia! Astromélias são minha segunda flor favorita, estou pensando em usá-las na cor branca para decor da cerimônia.
    Sabiam que elas são ótimas sobreviventes?Ganhei um buquê na minha formatura, as flores foram morrendo uma a uma mas as astromélias duraram, num pote com água, quase duas semanas inteiras!!

    BEIJOS

  • Gabriele

    Lindo, lindo lindo!
    Fala a verdade… vc fez esse post pra mim ne?(como sou modesta)
    Como te falei em outro comentario, estava pensando em fazer a decoração do meu casamento, baseando naquele post sebre sua prima(da decoração com 500,00), estava na duvida, mais falei com as minha amigas, e elas toparam me ajudar, inclusive mandei as fotos do post pra elas verem, e hoje quando entro vejo logo um tutorial de decoração rsrs, que maximo, e ainda por cima, em roxo e verde, a cor da minha decoração… rs
    Obrigada!! Ja estou mandando o link para minhas amigas aprederem para me ajudarem.. rs
    Bjooos

  • Erika Rocha

    As Alstroemérias, são minhas predilectas. Possuem uma durabilidade tremenda e sem contar na variedade de cores. As da foto são da variedade Cote D’azur. Neste tom de roxo e lilás ainda tem a Charmes, a Mascota, Balance, Charon, Campina, Mistic, My Fair, Agropoli, Fiorela, Milka e Beldevere.

    Bjinhus

  • Patricia Bazilio

    Lindo arranjo…
    Essa flor além de muito bonita floresce praticamento o ano inteiro, muito fácil de ser encontrada.
    Sò uma correção: o nome da flor é astromélia.

  • ADRIANA

    Olá!!! Amei seu blog!!! Gostaria de uma dica, visto que tem uma visão real e bem positiva de que tudo dará certo!!! E temos que pensar assim mesmo….Já sou casada no civil. A cerimônia religiosa será em Janeiro proximo e às 19:30h, na Igreja dentyro da PUC-RJ…Gostaria de saber se ficaria OUT celebrar num dia o casamento e no posterior receber meus convidados no play do meu prédio, já que sairia muito mais em conta e ficaria mais aconchegante, menos formal….Ou seja, não usaria o salão paroquial, não contrataria buffet e economizaria portanto, pois no dia posterior faria um almoço, ou ainda um churrasco no meu proprio predio…..Lá sim, teria os churrasqueiros, ou ainda garçons…..e com direito a bolo, etc e tal….O que acha da minha idéia?
    Aguardando por um retorno, desde já, grata
    Adriana

  • Priscila Bastos

    Érikaaa que arranjooooo lindooooooooooo!!! Eu quero ummmmm!!!! Ameiiiiiiiii!!! Parabéns!!! Estou mto orgulhosa de vc!!!

    bjos

  • Helen Abdu

    Oi Cintia,

    Visito seu site há algum tempo já, e já usei várias dicas. Meu irmão estudou com vc, então parece q ate ja te conheço, pois ele ja me falou de vc, inclusive do seu casamento, me lembro qdo ele foi e comentou…
    Agora a perguntinha, vc sabe de outras flores q duram bastante como as astromelias… estou querendo fazer a decoraçao do meu casamento mas queria flores em tons de rosa ou vermelho. Tenho duvida tb em como vou montar, pois no dia msm do casamento tenho q esta me arrumando, tem alguma flor q posso fazer 1 dia antes e ela dura ate o dia.
    Flores artificiais sera sao muito ruins… Vi cada uma linda…
    Obrigada pela ajuda

    Beijos

  • Cíntia Costa

    Oi Helen! Quem é seu irmão?? Fiquei curiosa :).

    Não sei te responder sobre as flores, mas vou pedir ajuda pros universitários: dona Érika Santos, pode ajudar a Helen?

  • Erika Rocha

    Oi Cintia, ajudo sim claro!

    Oi Hellen, qual a data do seu evento…? Seria 19/03/2011?

    Acho que tenho uma consulta sua aqui…mas prometo te responder logo ok….é que estou correndo com o evento deste final de semana.

    Mas me diga qual a data exata e em que local.

    Bjinhus

  • Érika Rocha

    Oi Hellen, Março é uma estação muito agradável para casar, já tem ar de outono. Eu adoro esta época.

    E por isso tem a vantagem da temperatura mais amêna para a coservação das suas flores.

    Se estiver uma temperatura mais quente (pq ultimamente o homen do tempo anda louco) , peça flores – alstroemérias e lírios – no ponto de semi-abertas. Se estiver uma temperatura mais fria poderá pedi-lás no ponto de abertas.

    O ideal é que ao comprar você verifique a data do corte da flor.

    Rosas, devem estar com os botões bem firmes – dica: neste periodo muitos locais vendem ainda as flores que não venderam no dia da mulher ) 08 de março), o preço poderá ser atraente mais a qualidade dúvidosa – e sem petalás muito marcadas.

    Lírios, quando pedi-los semi abertos, cuidado, pois quando abrem soltam o polém, ele mancha a roupa e a flor – se isso acontecer acaba com o arranjo e suas unhas – então logo que ela abrir você poderá corta-los com o auxílio de uma tesoura.

    Uma boa pedida, para a ocasiao são as Tulipas, você poderá encontrar nesta época valores que partem de R$ 15,00 e vão até R$ 25,00.
    Elas são lindas, exuberantes e com poucas flores você tem um resultado maravilhoso.
    Dica, sempre que usar tulipas, coloque na hora e montar o arranjos alguns cubinhos de gelo na águá. Elas adoram a temperatura mais baixa.

    Você ainda pode usar as Bocas-de-Leão, Cravinas – estas que parecem uns mini-cravos são caras o ano todo, mas são lindas- e ainda pode contar com as gérberas, para estas últimas recomendo cuidado e sempre comprar aquelas que já estiverem hidratadas e com um caninho transparente no caule.

    Você pode sim com estas flores montar seus arranjos um dia antes.
    Vou contar um segredo – não vai ser mais – use um conservante para flores chamado Flower – se for comprar , opte pela embalagemde 250 ml assim vai evitar o desperdício – ele aumenta a durabilidade da flor e não deixa a aguá ficar amarelada, pode usa-lo em arranjos feitos naquela espuminha verde também – tijolo floral – .

    Todas estas flores que lhe falei estão disponíveis nas cores que você quer pra sua decor, agora e só você juntar as madrinhas e as primas mais queridas, a mãe, até a sogra, e colocar todo mundo pra ajudar e por a critividade pra fora.

    Espero te-la ajudado.

    Bjinhus e Boa Sorte

  • Ingrid Amaral

    OLá Cintia,

    como muitas “meninas”,seu site esta ajudando muito minha irmão e eu que vamos organizar o casamento dela.
    eu vou fazer toda a decoração, e as dicas da Érika foram otimas ja que minha irmã se casa no final de março.
    Você poderiam me dar uma ideía da quantidade de flores que vai em cada arranjo? Sei que depende do arranjo, vamos fazer arranjo redondos pequenos, e garrafas com flores. é um casamento pequeno para 120 pessoas e minha irmã esta pagando tudo sozinha… estão temos um orçamento justinho!
    beijos para todas Ingrid

  • Erika Rocha

    Oi Meninas…

    Esta é uma questão delicada e variavel, pois tem tudo a ver com o modelo do arranjo, com as flores empregadas, com o impacto que vc quer causar e tem muito aver também com a personalidade de quem faz o arranjo, eu por exemplo gosto de usar muitas flores epoucas folhagens.

    Os arranjos chamados Bola de flores, podem chegar a ter em média cerca de 150 a 200 Flores – flores e não maços – . Uma maço de altroeméria por exemplo tem 10 hastes e cada hastes – dependendo da variedade – chega a ter de 5 a 7 flores. Então n este caso para um arranjo bola de flores – apenas de duas variedades – rosas e altroemérias você precisaria de 5 maços de rosas – cada maço tem 20 botões – e 03 maços de altroemérias. Este tipo de arranjo envolve muita mão de obra e o tempo apra sua conclusão é bem mais demorado. Cerca de 20 minutos com muita prática.

    O arranjo do post por exemplo, foi empregado 1 maço de alstroeméria.

    Por outro lado existem flores que usadas sozinhas em garrafas por exemplo com um estilo mais intimista, causam um efeito tão bonito quanto o de uma bola de flores.

    Pelo que você comentou , pretendem fazer arranjos baixos – estilo puff’s, para estes eu indico Lisianthus Toco – [e um tubinho de ensaio que já vem com 10 flores de Lisianthus próprios para este tipo de arranjo. O lisianthus dependendo da época tem as seguintes cores: Branco, Rosa, Lavanda, Roxo, Mescla Rosa, Mescla Roxo, Creme, Verde e Bordo. É uma flor que resite a altas temératuras e fica bem mais cara no outono e inverno. Coloque alguns galhos de Gypsophila – mosquitinho – use uma utra flor como Gérbera – bem hidratada – qeu a um certo volume e tem um custo acessível e uma variedade de cores tremendas. E dê um acabamento com ruscus ou gardênia, ou camélia, ou murta ou túia – a folhagem disponivel na ocasião -.

    As gérberas ficam lindas em garrafas como a Cintia mostrou no Blog da Recem Casada http://recemcasada.com.br/2011/01/03/faca-das-garrafas-vasos-de-flores/

    São muitas variáveis sobre o arranjo pra saber quantas flores usar exatamente.

    Dica: Defina Cores e Flores que irá utilizar. Dê preferência para as flores da época. Em seguida veja os materiais – acessórios como tesoura de poda, limpador de caule (no caso de rosas)fita waterprof, fita floral tape, espuma floral, prato plástico, conservante, etc… – envolvidos e se tem todos eles a mão e senaõ qual o custo para isso. Veja a complexidade do arranjo que pretende fazer, pois como vocês farão tudo sozinhas o tempo será precioso. Afinal ninguém quer ver noiva nem madrinha com as unhas sujas de flores e afins.E por ultimo de tudo, faça uma amostra para você mesma.De posse destas informações vá ao Ceasa ou a um bom fornecedor de flores e folhagens, compre-as emonte o arranjo que em mente para a ocasião, anote os materiais que utilizar e use um cronometro para saber quanto tempo gastou.

    Como a ocasião é uma comemoração mais aconchegante sugiro apostar em cores quentes, arranjos menos elaborados para a mesa de dos convidados – garrafinhas com tulipas ou gérberas por exemplo – e arranjos mais elaborados para mesa de doces, bolos e bem-casados.

    Espero te-lá ajudado.

    Bjinhus e boa sorte.

  • Franciele

    olá,
    Adorei.. porem onde moro não acho tubo de ensaio.
    Quero de vidro, encontrei somente de plastico.
    Vc sabe onde posso encontrar?
    Já pesquisei na internet porem sem sucesso.
    Se puder me ajudar agradeço.
    Franciele.