Assessoria de casamento: vale a pena?

 

Assessoria e cerimonial de casamento em ação - La Mabelle

Cerimonialistas ajeitando o vestido da Mayra na entrada da igreja

Vira e mexe, falo sobre assessoria e cerimonial de casamento aqui no blog e as noivinhas vem me perguntar por e-mail se vale a pena contratar o serviço ou não. Primeiro, vamos diferenciar as duas coisas.

Cerimonial é uma pessoa ou equipe que dá assessoria no dia do evento. São as pessoas que organizam a entrada do noivo, dos padrinhos e das daminhas, que verificam se está tudo ok com a decoração, se tem almofadinha para os noivos ajoelharem no altar, se o fotógrafo chegou… E na festa organizam o roteiro (entrada dos noivos, começo da banda, início do jantar, distribuição de adereços de pista etc).

Cerimonial, na minha opinião, é obrigatório! No dia do seu casamento você não vai ter cabeça para organizar o roteiro da festa ou verificar se o buffet está cumprindo o combinado.

A Mayra, minha cunhada, estava repassando os detalhes do casamento comigo duas semanas antes e me contou que não tinha contratato ninguém porque achava que não precisava. Falei que ela era uma doida e comecei a relembrar dos pepinos do meu casamento, como quando a pista de dança alagou da chuva. Isso lá é problema que uma noiva consiga resolver?

Corri atrás da Kalinka Cope, dona da assessoria La Mabelle, cujo trabalho eu conhecia somente pelo blog dela. Contei a história, chorei as pitangas, e a Kalinka, que conhecia meu blog também, resolveu dar o cerimonial de presente pra Mayra! Já agradeci mil vezes, mas, de novo, obrigada, flor!

As fadinhas da La Mabelle - Assessoria e Cerimonial de Casamento

As fadinhas da La Mabelle e a Kalinka, terceira da esquerda para a direita.

No dia do casamento, lá estavam três mabelletes, pondo ordem na casa. Na igreja, checaram tudo e ajudaram a organizar a entrada dos padrinhos. Duas chegaram mais cedo no buffet e verificaram se estava tudo certinho, coordenaram os fornecedores, receberam as pessoas na entrada e indicaram os lugares nas mesas… Na hora que começou a distribuição de Havaianas pra mulherada, foram elas que organizaram!

A Mayra ficou só curtindo, cumprimentando as pessoas. De vez em quando, uma das mabelletes ia avisá-la “Agora é hora do brinde” ou “Senta aqui pra ver sua retrospectiva”. Até eu, que era madrinha, fui paparicada!

A Mayra ficou super satisfeita e, enquanto eu a levava pro hotel da noite de núpcias, me agradeceu por ter dado uma bronca nela, porque percebeu que seria loucura casar sem um cerimonial.

Assessoria é uma assistência que começa meses antes, auxiliando na negociação e contratação dos fornecedores e na organização de todo o evento. É aquela pessoa que, enquanto você está trabalhando, vai ligar pros seus fornecedores e marcar as degustações, provas de vestido, escolha de cardápio do buffet, essas coisas.

Eu não contratei assessoria porque achei que era um gasto inútil já que eu mesma podia fazer tudo. Imagino que vocês, que leem um blog chamado Planejando Meu Casamento também pensem assim, né? :p.

Mas hoje, penso diferente. Assessoria pode ser uma mão na roda das noivas que trabalham. Eu trabalhei até o penúltimo dia antes do casamento e tive a maior dificuldade com os últimos preparativos.

Só lembrei de comprar os noivinhos de topo de bolo na terça (eu casei no sábado) e não tinha tempo de ir à Rua das Noivas comprar. Tive que ficar ligando pra toda família, desesperada, até achar uma boa alma – meu cunhado Gustavo, que tinha um dia livre e podia ir até lá. Detalhe: como estava no escritório, tive que disfarçar. Terrível!

Isso sem contar que eu não conseguia marcar um dia pra levar a banda pra conhecer o buffet, nem para ir ao buffet escolher as toalhas de mesa. Os fins de semana não bastavam! Teve dia que eu fugi na hora do almoço, mas demorava e eu ficava preocupada com o trabalho….

Enfim, penso que uma assessora teria sido bela ajuda pra fazer essa ponte entre eu e os meus fornecedores para acertar detalhes e resolver problemas.

E o gasto, que era minha grande preocupação, não seria tão grande perto do gasto total do casamento. Ainda mais se a gente levar em conta os descontos que as assessorias descolam. Talvez eu teria gasto a mesma coisa, mas com menos preocupações.

Então não digo que é fundamental, mas vale pesquisar preços e considerar. Se tiver condições de pagar, super recomendo.

E a La Mabelle, que fez o cerimonial da Mayra, também faz assessoria. Fica a dica!

Fotos: Gerson Paes/Alfa Foto

Facebook Comments

25 thoughts on “Assessoria de casamento: vale a pena?”

  1. Sammia disse:

    MUITO boas estas dicas!

    Beijos Cí

  2. Gerson Paes disse:

    Uma coisa que elas fizeram, que também achei muito legal e só pude perceber porque estava muitas vezes próximo a elas foi o seguinte:

    Na mesa de doces na saída, aqueles que levamos pra casa (muitas vezes nem chegam até nossas casas) elas não deixavam ficar BURACOS, ou seja, já que não cabiam todos os doces na mesa, além de repôr elas deixavam sempre organizado sem ficar com cara de fim de festa com tudo bagunçado.
    Elas também perceberam que algumas pessoas estavam passando sem parar pra pegar a caixinha de doces, então elas começaram a avisar os convidados antes de saírem, pra não deixarem de levar os doces.

    Ou seja, o que percebi foi que elas fizeram coisas que muitos não fazem. Muitos diriam: “Isso não é coisa minha, quem tem que organizar comida é o Buffet…” ou “Se a pessoa tá passando e não viu, problema dele”.
    Com elas não, elas estavam preocupadas em fazer tudo pra dar tudo certo e acontecer da melhor forma possível.

  3. Ana Paula disse:

    Concordo em tudinho que vc escreveu!!
    Eu contratei uma assessora, pois como aluguei o salão da igreja eles não tem mesas cadeiras, nadinhas e eu correr atrás de tudo seria muito complicado sem contar minha falta de conhecimento no assunto.
    Minha assessora é a Tarsila da Assessoria de casamento e ela é uma fofa.
    ADORO SUAS DICAS!
    Bjs

  4. Obrigada, Sammi!

    Oi Ana Paula! Você fez bem… Sabe que no primeiro evento do blog (o I Ciclo de Oficinas de Casamento PMC) eu precisei alugar cadeiras e mesas e, por não conhecer direito, fiz um mau negócio e o fornecedor deu pra trás no dia anterior?? Tive que me descabelar atrás de um fornecedor novo 12h antes do evento. Credo!!

  5. Poxa, Gerson, que legal! Eu, como convidada, nem tinha reparado!

  6. Aline disse:

    Nossa, acabei de conhecer esse site e é simplesmente maravilhoso…pretendo me casar em 2012, mas fico precocupada de ficar muito nervosa quando chegar o momento de organizar os preparativos…e agora certamente passarei por aqui mais vezes para pegar as ótimas dicas que vc tem…
    Parabéns!!

  7. Natália Dias disse:

    Ai que chiqueee!!
    Antes de terminar de ler confesso que tinha o mesmo pensamento:

    “Eu não contratei assessoria porque achei que era um gasto inútil já que eu mesma podia fazer tudo. Imagino que vocês, que leem um blog chamado Planejando Meu Casamento também pensem assim, né? :p.”

    Masi depois vi que é algo muito bacana e realmente é para se pensar!! =D

    Adorei,

    Beijoo

  8. Danielle disse:

    Super recomendo também…nós contratamos e não nos arrependemos, quando começamos e pesquisar nosso casamento e vimos quantas coisas precisaríamos ver, percebemos que só nós dois não íamos dar conta de tudo!
    Ótima dica!

  9. Erika Rocha disse:

    Super Gracinhas as meninas da La Mabelle.

    Elas foram o máximo, tiveram todo o cuidado do mundo com as flores das lapelas e com o bouquet da Mayra.
    Colocaram os lenços e as rosas no banco da cerimônia com harmônia total.
    Eu sou a pessoa mais chata quando se trata destes assuntos e quando vejo que minhas noivinhas lindas contratam um cerimonial tão competente fico super, mega feliz, pois sei que o bouquet da noiva estará em boas mãos até ela chegar.
    Na cerimônia elas foram ótimas também!

  10. Mayra disse:

    Eu planejei meu casamento com uma certa antecedência (aproximadamente um ano) pq eu moro em Campinas, o noivo morou um tempo em Salvador e outro no Rio e o casamento foi em SP.
    No começo eu até pensei em contratar uma assessoria pra me ajudar a organizar tudo, mas depois acabei não encontrando ninguém, o tempo foi passando e eu optei por fazer tudo sozinha mesmo.
    Depois do casamento, posso dizer que uma assessora teria sido de grande valia principalmente para me dizer quando fechar cada fornecedor e me ajudar com a quantidade de cada coisa. Ainda bem que no final deu tudo certo.
    Faltando menos de uma semana pro meu casamento, estava conversando com a Cintia sobre os preparativos e ela me perguntou quem seria minha assessora do “Grande Dia” e eu disse que seria a cerimonialista do buffet mesmo… Ela quase surtou e disse que não podia ser assim, que eu precisava de alguém e se propôs a achar alguém…
    Assim, conheci a La Mabelle…
    Desde o primeiro contato, a Kalinka e a Karen foram excepcionais.
    Eu liguei pra ela na terça a noite (o casamento era no sábado) e marquei de me encontrar com ela na quarta perto de onde eu faria a última prova do vestido.
    Quando eu cheguei, a identificação foi total!! Elas foram umas fofas… Me pediram pra eu ir dizendo o que eu planejei para acontecer no casamento ponto por ponto o que foi ótimo pois eu pude ver onde existiam falhas. Me deram várias dicas, explicaram qual era o papel delas… Posso dizer que sai deste encontro mais leve. Bem mais leve.
    No dia do casamento, eu percebi que eu não poderia ter ficado sem assessora. Sem dúvida elas foram essenciais no meu casamento. Quando eu não sabia o que fazer, eu olhava pra Karen e ela já vinha me dizer o que eu havia planejado para aquela hora. Se não fosse ela, eu teria esquecido de trocar o sapato por um mais baixo, jogar o bouquet… E na hora do jantar? Ela fez um prato pra mim e quando eu cheguei na mesa, foi só comer e pronto.
    Eu não tenho como agradecer tudo que elas fizeram por mim… Foi muito bom saber que tinha alguém cuidando de mim e da minha festa! Elas me ajudaram (e muito) a fazer o casamento que eu planejei! Hoje, minha cunhada está planejando o casamento dela e meu principal conselho foi : economize com o que vc quiser, mas contrate uma boa assessoria! Na minha opinião, a La Mabelle foi a melhor assessoria que eu poderia ter.”

  11. Mayra e Érika, obrigada pelo relato!! Danielle, fez bem!

  12. Oi Natália! Recomendo mesmo que pense a respeito e pesquise… É um gasto bem útil :p

  13. Aline, seja muito bem-vinda por qui e volte sempre!

  14. Gui e Suz disse:

    Nós já conheciamos a Kalinka há algum tempo e de certa forma acompanhamos o começo da La Mabelle e o blog dela, então quando decidimos nos casar nós não tivemos dúvida! A primeira contratação do nosso casamento foi a acessoria da Kalinka (e a segunda foi a foto/album com o tudovirafoto.com.br).
    Eu falo pra todo mundo: É um gasto a mais? é. Mas é um gasto que vale a pena! Pagamos pela nossa paz de espírito.
    Durante o tempo de preparação (5 meses) a Kalinka cuidou de todos os detalhes, sempre mantendo os prazos (e nos lembrando do cronograma =P) e seguindo o briefing que fizemos com ela no começo. E no dia ela e as “mabelletes” foram perfeitas cuidando de TODOS os detalhes.

    No fim, o resultado foi, sem dúvida, um dos dias mais felizes e memoráveis da nossa vida! Sem stress, sem correria, sem preocupação nenhuma!

    Tem umas fotos da cerimônia no blog dela: http://kalinkacope.com/?p=4333

    Nós recomendamos a Kalinka e a La Mabelle sempre!

  15. Queridaaaa amei a dica vou me casaar em 2012 e tbem estou verificando tudo sózinha por isso comecei já com tanta antecedencia, além do que uma acessora não cabe no meu orçamentoO mas qro encontar uma cerimonialista siM!
    Valeu pela dica… Ah to te seguindoO
    Beijos

  16. Gui e Suz, muito obrigada por compartilhar a experiência de vocês conosco!

  17. Nathália, fico feliz em ter ajudado 🙂

  18. Ois, uma matéria importante pra tirar a dúvida das noivinhas é esta, realmente para quem trabalha, a assessoria é uma ajuda e tanto, mesmo para aquelas que não trabalham pois, como a Cíntia muito bem citou, pelo conhecimento e profissionalismo que elas têm no segmento, muitas vezes conseguem descontos que nós, mesmo sendo as noivas, não conseguiríamos e realmente quando você por na ponta do lápis, o valor da assessoria não chega nem perto ao gasto total do casamento. Porém, se você tem tepo de sobra, conhecimento de mercado mas, com uma verba apertada para os preparativos, entre na moda do DIY, faça você mesma, e o mais importante curta cada detalhe, cada preparativo, pois as noivinhas que já se casaram falam – o grande dia passa em questão de segundos! Bjus a todas!

  19. Kalinka Cope disse:

    OI Cintia, amei a matéria, obrigada!

    Gostei ainda mais em ler as coisas que os fornecedores da Mayra escreveram. Isso pra mim é uma honra.

    Gerson, a La Mabelle realmente se importa não só com o planejamento e organização do evento, mas também se importa com os convidados, e com certeza isso faz a diferença, obrigada por relatar isso 🙂

    Erika Rocha, Uma das coisas que sempre falo para a minha equipe é que faça tudo como se estivesse fazendo para o seu próprio casamento, este momento é único na vida destas noivinhas, e o mínimo que temos que fazer é viver aquele momento com elas, fazendo isso tudo acaba sendo um prazer e não um peso.

    Gui e Suz fico muito feliz em saber que participei de um dos dias mais felizes e memoráveis da vida de vocês :)Isso me emociona.

    Mayra, comentei com a Karen que foi incrível como a gente se identificou. Isso é algo muito importante na contratação de uma assessora.
    Obrigada por permitir que a La Mabelle fizesse parte deste seu momento, fico feliz, afinal é mais uma amiga que ganhei.

    Super beijo

  20. Camile disse:

    A assessoria é muito importante.
    Gostaria de sugerir uma pauta com a assessoria Fernanda Barreto ela é um sucesso na comunidade casamento no Orkut.

    Bjsss

  21. Djanira disse:

    Achei interessante contratar um Cerimonial afinal ninguém merece ficar se preocupando que horas jogar o buffet, passar retrospectiva enfim é o nosso dia e não precisamos esquentar a cabeça.

    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *