Definindo o Orçamento do Casamento
Um dos primeiros passos para um casamento sem dívidas é estipular com antecedência quanto se quer gastar e planejar tudo de acordo com esse valor. Ou seja: definir o orçamento do casamento.
Isso depende do tempo disponível para o planejamento e do orçamento dos noivos.
Como Definir Seu Orçamento do Casamento
Quanto dinheiro vocês conseguem guardar
O que eu e meu noivo fizemos foi colocar no papel quanto da nossa renda mensal poderia ser separada para o casamento e, então, calculamos o quanto dava para juntar até lá. Se vocês vão receber ajuda de pais ou parentes, incluam também.
Casamento dos sonhos, orçamento pé no chão
Uma dica preciosa que recebi foi ser realista: se a grana for curta, o jeito para não se endividar (que não é uma maneira legal de começar a vida financeira de recém-casados), é preciso fazer escolhas. Uma alternativa é organizar uma festa que caiba no bolso (para menos convidados, ou em um local mais barato). Agora, se vocês não abrem mão de certas coisas que custam caro, a opção adiar o casório e ter mais tempo para poupar.
O que define quanto custa um casamento
Na hora de escolher o tipo de evento que queremos (cerimônia simples ou festança) temos em mente que as principais variantes de um orçamento de casamento são o tipo de recepção e o número de convidados (já que os valores da festa são cobrados por cabeça).
Hora de fazer escolhas no orçamento do casamento
Por isso, é um momento de definir prioridades. Tem quem prefira dar um jantar super bacana para poucos e outros que optam por chamar mais gente para um evento menos glamuroso. A decisão é do casal.
Com o orçamento nas mãos, é um tira daqui, bota lá. Economiza no vestido, investe nas fotos, gasta a mais com convites, repensa o cardápio da festa…
O que interessa é que caiba tudo na meta que vocês estipularam – começar a vida a dois sem dever nada a ninguém é impagável.
Minha familia e a do meu noivo é gingantesca:
Minha mãe tem 14 irmãos.
A maioria dos meus tios e tias avôs(+ ou – 7 irmãos) tem entre 7 e 10 filhos.
O irmão da minha sogra tem 10 filhos.
Meu sogro tem 10 irmão.
Fora os vizinhos de fazenda do meus sogros quem além de vizinhos são todos parentes.
Ou seja: Se eu for contar todos os membros de todas as familias não vai dar menos mil pessoas de jeito nenhum. E não dá pra fazer só para os mais intimos pois a maioria dos irmão da minha mãe mora em outra cidade e vão ficar muito ofendidos se souberem que nãos os convidei. E os intimos da familia do meu namorado é práticamente metade da cidade umas 5 mil pessoas.
E todo mundo já tá combrando festa, mesmo até de nos noivarmos.
Eu vou ter que fazer uma festa de muito mais gente e bem menos glamouroso e com o orçamento apertado.
Sou uma pessoa bem clássica em relação a cerimônia de casamento(vestido branco, buquê vermelho, bolo de casamento de chocolate, churrasco e os convidados querem cerveja(mas eu não vou comprar cerveja para embebedar todos os convidados.
Eu gostaria que vcs me dessem dicas de como fazer uma festa bem simples mas com o elegancia o casamento será na igreja e a festa em nossa futura fazenda.
Moro em uma cidade no interior de Goiás de 20 mil habitantes.
E minha maior dúvida: Posso pedir ajuda financeira para meu noivo? Pois se eu e meus pais for bancar tudo sozinha eu vou fazer só o casamento na igreja e todos os convidados vão ficar muito decepicionados.
Me ajudem por favor????
A minha familia e muito grande e a do meu noivo também eu não sei o que eu faço porque sãO PESSOAS MUITO IMPORTANTE tanto para mim quanto para ele eu preciso de uma ajuda!!!!!! Por favor!
Desde já muito obrigada!!!!!!!!
Convide todas as pessoas queridas e faça um cocktail com salgados mais populares. Alguns familiares podem auxiliar na confecção dos doces. Pegue um bolo grande mas sem grandes frescuras, melhor até o bolo gelado, que já vem em pedaços (fica mais facil de calcular). Escolha flores da estação (muitas são baratas e de impacto). Boa sorte!
Meu casamento está marcado p o 2º semestre de 2014 e serão 200 convidados (isso pq “enxugamos” a lista). A cerimonia religiosa será ao ar livre e como não temos condições de pagar o buffet para todos, reservamos os lugares em uma churrascaria (pq as familia são carnívoras…rs) por um valor mais em conta, ai quem quiser vai na cerimonia e na churrascaria, quem não quiser só vai na cerimonia!
Isso é muito deselegante?
Oi, Leticia! É um pouco incomum, mas não acho deselegante. Meu conselho é que vocês deixem bem claro aos convidados que eles terão de arcar com os custos da churrascaria. Assim, quem não tiver condições ou não quiser, não vai, e você evita constrangimentos ou gente saindo sem pagar a conta! Beijos