1… Despedida da casa da mãe 37


 

Por Eliana Costa, psicóloga, professora e a mãe mais querida do mundo

Neste ano completo 28 anos de casada!

Casei numa época em que os pais decidiam praticamente tudo do casamento. É lógico que eles ouviam nossas preferências, mas a palavra final era deles, até porque eram eles que arcavam com quase todas as despesas.

Me lembro com alegria dos preparativos, da escolha do vestido na rua São Caetano (mesmo lugar em que a Cíntia está alugando o vestido dela!).

Mini porta-retratos a partir de R$ 7,50

Porém, apesar de tudo ter sido muito bom, eu mudaria algumas coisas que eu escolhi na época: o penteado, sair “fugida”da festa na melhor parte (naquela época, os amigos “aprontavam” com os noivos na saída da festa, então fui para o hotel escondida e de vestido de noiva) e ter entrado rigorosamente no horário marcado no convite (apenas a metade dos convidados estava na igreja). Hoje eu curtiria tudo isso com mais calma, inclusive as brincadeiras dos amigos!

Eu, com 23 anos, no meu casamento :) Eu e o Silas hoje em dia, com 28 anos de casados

Agora chegou a vez da Cíntia… Ela está casando com mesma idade com que casei, 23 anos. Como o tempo voa… Ela chegou na minha vida quando eu tinha 27 anos, num dia mais do que especial (12 de junho, dia dos namorados). Eu tinha muita energia para seguir aquela sapeca, que com 10 meses já andava e mexia em tudoooooo. Era muito curiosa. Ela já era linda como hoje, só que os olhos eram azul turquesa e o cabelo, bem clarinho. Começou a falar muito cedo e quando a gente pedia um tempo, ela respondia “até parece que falar é castigo!”. Adorava brincar com seu irmão mais velho e ainda me ajudava a cuidar da irmã caçula. Quando ia a lugares públicos, conversava com todos e fazia muitas perguntas (já tinha a vocação para jornalista!).

Tenho orgulho de vê-la  se tornando mulher e realizando seus sonhos neste casamento, em que ela e o noivo planejaram e bancaram  praticamente tudo! Espero que ela curta muuuuitooo o dia da noiva, a cerimônia da igreja, a festa,  e, é claro, a lua-de-mel, pois tudo passa muito rápido!

Nossa própria despedida

Eu e ela tivemos nossa própria despedida. Saímos juntas, só as duas, fizemos comprinhas, tomamos um café e eu dei a ela de presente dois livros sobre casamento (“Como Mudar o que mais Irrita no Casamento“, de Gary Chapman, e outro sobre o papel da mulher como esposa).

Na última manhã da Cíntia em casa, levei leite com chocolate para ela na cama quando acordou, como fazia sempre em datas especiais e ela adorava. Dessa vez, levei junto uma caneca vazia na bandeja, para que ela as  levasse  para sua nova vida com seu marido.

Canecas a partir de R$ 4,99

Desejo que ela seja tão feliz como eu tenho sido no casamento com o pai dela, apesar das dificuldades que tivemos e temos. Que leve para a casa nova as coisas boas que aprendeu em nosso lar, pricipalmente a dependência de Deus a cada dia, o Deus dos impossíveis que opera milagres em nossas vidas!

Que Deus  os fortaleça  e renove a cada amanhecer juntos! Sentiremos saudades, mas estamos muito felizes com seu novo lar! Amamos vocês!


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

37 thoughts on “1… Despedida da casa da mãe

  • Bruna

    Ahhhhh, não vale! Para Tudo, Cintia sou leitora quietinha do seu blog, que eu adoro!! Sua mãe me fez chorar aqui!rs Tb estou noiva, mas ainda não tenho uma data para o casamento, sou mto ligada com minha familia e sei que será mto mto dificil para mim qdo realmente eu tomar a decisão de ter meu lar! E lendo o post de sua mamis, vi a minha falando, deve ser uma mistura de sentimentos tremenda em deixar nossa quartinho na casa dos Pais,,, ai meu Deus, quero nem ver!

    BOA SORTE NO CASAMENTOM QUE TUDO SEJA PERFEITO COMO VCS PLANEJARAM E SEJAM MUITO FELIZES PARA SEMPRE!!!

    fIQUEM COM DEUS

    Bruna

  • Isa - grupo noivas

    Cin, dxa eu te dar uma dica… a MAIORIA dos lugares na Argentina aceita real. Não troca por dólares, que você vai sair perdendo. Se for trocar por pesos, troca la, na casa de câmbio da Rua Florida, que tem uma taxa ótima.

    E tenta pagar muita coisa no cartão de crédito, porque a taxa de câmbio do cartão também é bem menor… (isso td falando de Buenos Aires)

    É isso amiga. ÓTIMA viagem, ótimo casório, ótimo tudo!!!! Você merece. E vai adorar lá!!

  • Daniele(noivas-l)

    Cintiaaa… essa despedida me arrancou muitas lagrimas…!!!!
    Te desejo TUDO de MELHOR, que seu sonho se realize com muitas benções! Estarei torcendo e rezando por você!
    Espero seus relatinhos a cada suspiro!
    Fica com Deus e estaremos juntas em pensamento!
    beijos queridaaa!!!

  • Noiva

    Olá…
    Estou numa expectativa mto grande por vc… Quero lhe dizer que já faz algum tempo que acompanho seu blog, mas é a primeira vez que deixo um comentário. Simplesmente impossivel não se contagiar com o Grande Dia chegando!!!
    Será q estou pensando em vc??? Nossa, imagino qdo chegar a data do meu casamento!
    Quero desejar mtass felicidades para vcs, que seu dia e união sejam abençoados por Deus! “Despedida da casa da mãe” foi tudo, snif snif, será q eu chorei?! rs rs … Mto emocionante mesmo!
    Bjoss e fique com Deus!

  • Suzi (clube das noivas)

    Que lindo o depoimento da sua mãe…. Mãe é SEMPRE muito importante na nossa vida… imagina antes de casar… que emoçãoooooooo!
    Beijos e num piscar de olhos chegará seu grande dia! Aproveite muitoooooo!
    Beijos!

  • Simone

    Posso te dizer que li e reli o finalzinho do texto da sua mãe pois as lagrimas nos meus olhos atrapalharam um pouco… Amei tua mãe pelo pouco e tanto que li !!! Poucas palavras que fazem tão bem não só pra vc mas pra gente que passa aqui diariamente pra saber das novidades.
    E que novidade gostosa essa !
    Cintia, não te conheço mas espero sinceramente que você seja muito feliz ! Muitissimo feliz. Obrigada pela ajuda e obrigada por compartilhar um tantao da sua vida com a gente… E principalmente agradeça a sua mãe por ser este doce de pessoa !!!
    Beijo e boa sorte amanha.

  • Marcele

    Ai meu Deus eu sempre acompanho seu blog Cintia, mas, nunca comento !!!
    Não consigo parar de chorar com o post da sua mãe, q lindo !
    Eu só posso desejar muita felicidade a vc !

    Bjs !

  • Camila Lima

    Que lindo o post da sua mammy… Imagino que nessas horas, além da ansiedade, deve rolar uma pitada de nostalgia antecipada.
    Beijos querida! Nos vemos amanhã! =)

  • Livia Ribeiro

    Oi Cíntia,
    Tenho certeza que se você seguir este conselho da sua mãe: “Dependência de Deus”, será muito bem sucedida não só em seu casamento como em sua vida!
    Certamente Deus fará de você e do Cauê uma família abençoada e, quem sabe, uma grande nação, rsrs…
    Bem, desejo a você muita serenidade para enfrentar esta etapa final dos preparativos e que, amanhã tudo ocorra como você pensou, até porque, antes de você estar PLANEJANDO O SEU CASAMENTO (que é o título do blog), Deus já havia planejado tudo em seu coração.

    Beijokassssss

    Livia

  • Nina

    Que emoção!!!

    Estou noiva e vou me casar daqui 9 meses. Fico pensando como será quando eu ter que sair da casa dos meus pais, não será nada fácil me separar da minha mãe. Essa querida mãe me deixou muito emocionada. Com uma familia tão especial como essa querida Cíntia, com certeza tudo dará certo.
    Não deixe de postar fotos do seu casamento, com certeza estaremos ansiosas. Aliás, não abandone esse blog nuuunca, ele é muito especial.

    Bjs e felicidades

  • Daniela

    Tá ficando cada vez mais difícil segurar as lágrimas, hein.
    Lindo o depoimento da mamãe!

    Desde já quero desejar tudo de bom para seu grande dia, que seja lindo, romântico… inesquecível!!! E que a lua de mel seja a realização de um adorável sonho.

    Que Deus abençõe a união de vocês para sempre.

    Beijos

  • ana

    QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!!!! fIQUEI EMOCIONADA!!!!!!!!!!!!!! Mas é claro que uma pessoa tão inspirada para escrever nesse blog só poderia ter vindo de algo maior!!!!!!!! P.A.R.A.B.E.N.S.

  • Marlene

    Nossa, eu acompanho seu blog toooodos os dias, mas pouquissimas vezes deixei comentário. Muito emocionante o depoimento da sua mãe, meus olhos encheram de lágrimas.
    Parabéns pelo prêmio do blog. e Muuuuuuuuuuuitas felicidades no seu casamento que está chegando, acredite, tô muito ansiosa…hahaha

    Não abandone o blog depois tá.
    beijos

  • Natália Dias

    Poxa que depoimento mais lindo, Parabéns!!

    Hoje é aniversário da minha mãe, 38 anos, fiz uma declaração tão linda para ela, me senti muito orgulhosa!!
    Sentirei muita falta quando me casar…

    Mais é isso ai, a felicidade será infinita para vocês, muito merecedor!!

    Um Beijo, e Cí vai com tudo amanhã, estamos torcendo muito por você e pelo Cauê.

    =)

  • Regina Benvenuti

    Oi Eliana, adorei o seu depoimento, realmente a vida de casada tem que ser alicerçada com uma base forte! Deus, amor, cumplicidade, carinho, apoio familiar, respeito, tolerância e muita fé. Que Deus continue abençoando ricamente vocês como família.
    Felicidades. Beijinhos, Regina

  • Angélica

    Nossa.. que lindas as palavras da sua mãe, até chorei. É tão bom quando vemos essas coisas, as mães dizendo que amam os filhos ou vice-versa…
    Toda sorte e felicidade do mundo para você…
    Seja muito feliz nessa nova etapa que está iniciando…
    Parabéns..

  • Elaine

    Olá Cintia, venho acompanhando tudo, suas dicas são otimas, te desejo toda felicidade do mundo, que tudo seja como você sempre sonhou, e espero que você não nos abandone, pois somos noivas que precisamos de muita ajuda, por favor continue postando. Que Deus te abençoe.

    Fiqueimuito emocionada com as palavras de sua mãe.

    Felicidades, bjus.

  • Dani

    Ahh!!!
    Que isso!!!
    Chorei!!
    Já deu pra ver de onde vc herdou tanta dedicação.
    Que linda a sua mãe!!!
    Felicidades amanhã!!!

  • Karen

    Querida, que coisa linda o que sua mãe escreveu. E que momento especial !!! orando por vc, pra que seu dia seja marcante, que você celebre com alegria este momento!!! beijos e abraços. PS: continuo MUITO brava, MUITO triste e MUITO frustrada por não poder estar com vc neste dia 🙁 Depois quero uma sessão de fotos e histórias com exclusividade kkk

  • Italo

    Acho q sou o unico homem aqui. Acompanhei seu site há 4 meses. Minha visão de casamento mudou muito com os posts seus que me ajudaram a ter uma noção de como poder planejar e ajudar minha noiva a ser mais feliz. Agradeço pelas dicas e que Deus te continue iluminado.
    Ainda existem bons homens!
    Bjos!

  • tia Re

    Querida Cíntia, vocês são a família que eu escolhi para conviver. Amo vocês!
    Eu confirmo com propriedade as que elogiaram a Eliana pelo depoimento que ela escreveu. Ela vive assim: respira alegria, dedicação, praticidade e afeto. É uma irmã para mim, que sou também, madrinha de casamento da Cíntia.
    Quero deixar aqui uma dica: não esqueçam o pai da noiva neste dia.
    A maioria dos preparativos giram em torno das mulheres. A noiva em primeiro lugar e em seguida a mãe dela, as irmãs, cunhadas, etc… São tantos detalhes como: sapatos, vestidos, maquiagem, cabelo, bijoux, lentes de contato, limpeza de pele (quando necesário, lógico), horário no cabelereiro, etc., que o pai além da roupa e do corte do cabelo, fica esquecido.
    Foi quase assim com o meu amigo Silas, pai da Cíntia, que nos últimas dias foi o motorista da família. Prá lá e pra cá, rodou, acompanhou, esperou, buscou encomendas, distribuiu convites, etc. UFA!
    No grande dia ele não tinha nem onde almoçar. hahahha
    A Cíntia foi para o JJ como vocês sabem, de manhã com a mãe. A irmã dela veio para a minha casa para irmos nos arrumar na minha cabelereira. O irmão dela não mora mais em casa. E o pai o que fará até a hora da cerimônia?
    Quando eu falei para ele: ninguém pensa no pai, né? Almoçe com a gente. Vocês não imaginam como os olhos dele brilharam. aí eçle respondeu: “É, ninguém liga pro pai. Obrigada que vocês lembraram de mim.”
    Tivemos um tempinho gostoso aqui, um almoço muito rápido, mas deu inclusive para tomar aquele cafezinho “da hora” que ele tanto gosta. Ah, de lembrancinha do almoço, ele levou um pacote de lencinhos descartáveis. heheh
    Se pensarmos bem, o pai é quem conduz, via de regra, a noiva pela nave da igreja e a entrega para o noivo: seu novo homem. É muita emoção para o pai também! Não podemos esquecer que a cada passo que ele dá, vai se aproximando do noivo na mesma proporção que vai se desligando da filha, num ritual de pasagem muito lindo e emocionante.
    Antes da porta se abrir só estão os dois lá fora, se olhando, respirando ofegantes, ouvindo as próprias batidas do coração e o burburinho das pessoas do aldo de dentro. De repente ouvem os primeiros acordes da música de entrada e a porta se abre. Começam os passos ao som da música que enleva o momento. O pai conduz segurando a mão da filha, segurando a emoção e a tremedeira da noiva. Deve passar um filme na cabeça: minha filhinha cresceu.
    Lembro do comentário do meu pai logo depois da cerimônia do meu casamento: “Puxa como foi curto, logo chegamos lá na frente”. Tadinho!
    Então noivinhas: cuidem do papai!
    Beijos a todas. ( O casamento deles foi lindoooooooooo!)

  • Claudia

    Cíntia,
    É de arrepiar…sua mãe é maravilhosa!
    A emoção dos nossos pais nessa hora é algo inexplicável. Eu fiquei pensativa olhando minhas coisas na casa da minha mãe e só tirei minhas coisas depois do casamento, achei que seria um pouco complicado esse momento, precisava esperar a cerimônia para ter certeza..rs…meus pais tb são maravilhosos e estão e estarão sempre comigo.
    Bjão

  • Elisandra

    Nossa meu deu um nó na garganta e uma vontade de chorar enorme !!! faltam menos de 4 meses para meu casamento…e só de pensar em me separar da minha mãe dá um pavor horrivel e sua mãe falando nossa acabou comigo…fico assim pois hoje só moram eu e minha mãe, deixa-la sozinha vai ser muito dificil pra mim….tenho medo de quando chegar o dia….
    desejo muitas felicidades pra vcs e que Deus os abençoe muito.

  • Isis

    Cíntia, acho q nem consegui ler assimilando tudo q sua mãe escreveu pra vc. É horrivel pensar q pra vivermos ao lado do nosso grande amor, com quem formaremos a nossa família, é preciso nos separarmos do nosso maior amor: nossa mãe.
    Dá uma dorzinha por dentro, mas eu tb queria q fosse assim como foi com vc. Legal, sem ser dolorido.
    Que no seu casamento vc supere cada uma das dificuldades q apareçam.
    Que Deus seja o guia de vcs, q o Espírito Santo seja o consolador e instrutor ensinando a vcs todas as coisas, mesmo nas dificuldades, q Jesus seja a companhia perfeita sempre e q vcs sempre sejam 3 com Ele.

    Bjos

  • Tamiris

    Adorei tudo que enconteri aqui, mas o mais emocionante foi a declaração da sua mãezinha.
    Estou noiva e vou me casar em dezembro de 2011. Mas só de pensar em deixar os meus pais, a convivência diária de uma família grande e bagunceira, me dá um frio na barriga e uma saudade enorme.
    Mas é o plano de Deus, e eu vou chegar lá e ser muito feliz.
    Parabéns!!

  • Analu

    Olá. Estava navegando no orkut, e vi seu perfil e acabei chegando aqui. Bem, sou meio que precoce, quero casar logo! Tenho apenas 14 anos e tô namorando com o meu futuro esposo há 4 meses. Amei o seu blog, muito legal e dinâmico. Essa relação que você tem com o seu público – maioria feminino – me encanta. És jornalista, né? Deu pra perceber. Parabéns, fica com Deus e que você e o seu noivo possam ser felizes, sempre, em Deus.

  • cristina

    Oi, estou passando por algo muito parecido, além de me casar estou me mudando de cidade também, eu e minha mãe somos grudadas, nossa, estou praticamente na ultima semana na casa da minha mãe, meu quarto, minhas coisas, está muito dificil, ela é separada, portanto ficará sozinha, sozinha mesmo, e eu longe. As vezes me pego olhando pra ela, e juro, dá vontade de agarrar ela e dizer “eu não vou!!”, ai lembro do meu marido do amor que sinto por ele, está dificil pra mim, estou aqui escrevendo e chorando, dúvidas, espectativas, tristezas e alegrias, tudo misturado.
    Desejo sorte e força a todas que estejam passando pelo mesmo.

  • Emanuelly

    Olá Cíntia, pretendo me casar dia 11/02/12 e adoro seu site, peguei muitas idéias para o meu casamento! Nossa, meus olhos se encheram de lágrimas nesse post, estou louca para casar, ter a minha casa, mas nada como ser filha não é? Ser paparicada pelos pais, rsrrsr

  • Cíntia Costa

    Oi Emanuelly! Realmente, deixar a convivência diária com a mãe é difícil, mas a gente acostuma, sabe? Hoje, a gente sempre se fala por telefone e se vê sempre que dá, pra matar a saudade… Beijos!