Casamento civil 109


Certidão de casamento civil

O casamento civil é uma cerimônia rápida, com cerca de 15 minutos, e restrita a pouca gente – o cartório pede um casal de testemunhas para cada noivo.

Mas nem por isso aqueles que optam por casar apenas no civil precisam abrir mão de uma bela comemoração. Veja duas formas de celebrar o casamento civil.

No cartório

Geralmente, apenas pais e irmãos e um ou dois casais de amigos acompanham a cerimônia no cartório (veja as fotos do meu casamento civil, que foi assim). Para não deixar a data passar em branco, os noivos podem comemorar a união com almoço em seguida, para o qual podem chamar amigos queridos que não foram ao cartório.

Por ser uma comemoração informal, pode ser um churrasco na casa nova ou um almoço no restaurante favorito de vocês. Se estiverem com o orçamento apertado e não puderem pagar para os convidados, escolham um lugar com preços que caibam no bolso de todos, para não correr o risco de as pessoas não irem por falta de grana. Se possível, conversem com o restaurante antes e fechem um cardápio com valor fechado.

  • Como convidar

O convite pode ser informal, por e-mail ou telefone, mas é mais elegante fazer um convite impresso. Aqui vai uma sugestão de texto.

“É com muita alegria que nós, Noivo e Noiva, convidamos para o almoço de comemoração de nosso casamento civil. Dia tal do tal, às tal horas, no local tal”

Quando os noivos não forem pagar a conta, é importante avisar o valor, pessoalmente na hora de entregar o convite ou incluindo no texto: “Restaurante tal, na rua tal e tal (R$ xx por pessoa)”

Em casa

Os cartórios oferecem a opção de, mediante uma taxa extra, fazer o casamento em diligência, ou seja, em local que não seja o cartório.

Os noivos podem, então, realizar o casamento em um local maior, com mais convidados. É uma ótima opção para quem tem uma casa grande e busca um casamento mais intimista.

Dependendo do horário, a recepção pode ser um brunch ou almoço, se for de manhã, chá da tarde, se for vespertino, ou bolo e champanhe, de noite.

A cerimônia e o clima do casamento podem ser formais ou informais, de acordo com as preferências dos noivos.

  • Como convidar

Como se trata de uma festa, é preciso convite impresso, semelhante a um convite tradicional. Aqui vai uma sugestão de texto para um casamento mais formal.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento, dia tal do tal, às tal horas, à rua tal e tal. Após a cerimônia, os noivos receberão os cumprimentos no local.”

Se a opção for fazer algo mais descontraído, aqui vai outra sugestão de texto.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento. Dia tal do tal, às tal horas, na rua tal do tal. Venha brindar conosco essa alegria!”


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

109 thoughts on “Casamento civil

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Elza! Pode usar um vestido branco de noiva simples, sim! Tem tudo a ver! Um vestido branco até o joelho, por exemplo, ficará perfeito (melhor que o longo, que não combina muito com churrascaria…), como estes aqui: vestidos curtos de noiva. E eu gosto da idéia de rodízio de massas!! Beijos!

  • Leticia

    Olá!quero tirar uma dúvida,eu moro a oito anos com o pai do meu filho de quatri anos,e meu sonho sempre foi casar de veu e grinalda mas a situação nunca deu,e agora estamos planejando casar,mas eu queria casar de véu e grinalda,tenho 32 anos .fica feio eu casar dessa forma?

  • Cíntia Costa Autor

    Letícia, primeiramente, parabéns pra vocês! Tanto pelo relacionamento lindo que vocês parecem ter quanto pela ideia mara de fazer uma festinha pra “oficializar”. Não fica nada feito! Eu acho muito lindo uma noiva que está realizando seu sonho… Dá pra ver na cara dela a felicidade do sonho acontecendo, sabe? Vai fundo, querida! E manda as fotos pra gente!

  • Samantha

    Olá Cintia!
    Eu e meu namorado já moramos juntos a 4 meses e a família dele mora em Minas (nos e minha família em sp) e ficaria difícil para todos virem ao nosso casamento no civil, mas acho q ficaria uma situação chata eu chamar só minha família já q ele não pode estar com a dele…pensei na solução de convidarmos apenas os amigos padrinho para o casamento e, depois, fazermos um almoço de comemoração aqui com a minha família e outro lá com a família dele…ficará muito estranho???
    Obrigada!

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Samantha! Parece uma boa solução… Explique a situação para a sua família, e já dê a eles a data do almoço de comemoração!
    Beijos

  • Rayssa Oliveira

    Olá, gostaria de saber se o casamento em diligencia pode ser à noite ou apenas no horario normal de trabalho do juiz.

  • Cíntia Costa Autor

    Olá, Rayssa! Não sei te responder. Acho que o jeito mais eficiente de descobrir é você ligar para o cartório do seu bairro e perguntar para eles. Tenho a impressão de que isso varia de cartório para cartório. Abraço!

  • Maysa

    ola Cintia tem como fazer uma cerimonia e pagar para juiz ir num local para fazer que nem da igreja eu chegar de noiva e tudo

  • Cíntia Costa Autor

    Oi, Maysa! Tem sim. Chama “casamento em diligência” e teremos um post explicando como funciona e quanto custa esses dias. Fica de olho aqui no blog! :)