Casamento civil

Certidão de casamento civil

O casamento civil é uma cerimônia rápida, com cerca de 15 minutos, e restrita a pouca gente – o cartório pede um casal de testemunhas para cada noivo.

Mas nem por isso aqueles que optam por casar apenas no civil precisam abrir mão de uma bela comemoração. Veja duas formas de celebrar o casamento civil.

No cartório

Geralmente, apenas pais e irmãos e um ou dois casais de amigos acompanham a cerimônia no cartório (veja as fotos do meu casamento civil, que foi assim). Para não deixar a data passar em branco, os noivos podem comemorar a união com almoço em seguida, para o qual podem chamar amigos queridos que não foram ao cartório.

Por ser uma comemoração informal, pode ser um churrasco na casa nova ou um almoço no restaurante favorito de vocês. Se estiverem com o orçamento apertado e não puderem pagar para os convidados, escolham um lugar com preços que caibam no bolso de todos, para não correr o risco de as pessoas não irem por falta de grana. Se possível, conversem com o restaurante antes e fechem um cardápio com valor fechado.

  • Como convidar

O convite pode ser informal, por e-mail ou telefone, mas é mais elegante fazer um convite impresso. Aqui vai uma sugestão de texto.

“É com muita alegria que nós, Noivo e Noiva, convidamos para o almoço de comemoração de nosso casamento civil. Dia tal do tal, às tal horas, no local tal”

Quando os noivos não forem pagar a conta, é importante avisar o valor, pessoalmente na hora de entregar o convite ou incluindo no texto: “Restaurante tal, na rua tal e tal (R$ xx por pessoa)”

Em casa

Os cartórios oferecem a opção de, mediante uma taxa extra, fazer o casamento em diligência, ou seja, em local que não seja o cartório.

Os noivos podem, então, realizar o casamento em um local maior, com mais convidados. É uma ótima opção para quem tem uma casa grande e busca um casamento mais intimista.

Dependendo do horário, a recepção pode ser um brunch ou almoço, se for de manhã, chá da tarde, se for vespertino, ou bolo e champanhe, de noite.

A cerimônia e o clima do casamento podem ser formais ou informais, de acordo com as preferências dos noivos.

  • Como convidar

Como se trata de uma festa, é preciso convite impresso, semelhante a um convite tradicional. Aqui vai uma sugestão de texto para um casamento mais formal.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento, dia tal do tal, às tal horas, à rua tal e tal. Após a cerimônia, os noivos receberão os cumprimentos no local.”

Se a opção for fazer algo mais descontraído, aqui vai outra sugestão de texto.

“Noivo e Noiva convidam para seu casamento. Dia tal do tal, às tal horas, na rua tal do tal. Venha brindar conosco essa alegria!”

Facebook Comments

110 thoughts on “Casamento civil”

  1. Melissa disse:

    Se vc não sabe, o casamento civil pode também ser realizado no local da festa com uma cerimônia muito bonita, não precisa ser menor nem menos especial. Acho uma pena a pessoa pensar que o casamento religioso é tudo quando os noivos às vezes nem são religiosos.

  2. Emily Freitas disse:

    Oi, Cíntia!
    É exatamente como será o meu casamento.
    Descobri recentemente este recurso do casamento fora do cartório, no local escolhido pelos noivos. Pelo menos aqui, em Manaus, os juízes de paz celebram o casamento à noite também. Então, o meu planejamento é fazer essa celebração e no mesmo local a festa.
    Só fico na dúvida se é apropriado usar buquê e todos os outros elementos que as noivas convencionais, de casamentos religiosos usam.

  3. Gabriele disse:

    Legal esse post, minha irmã quando casou fez isso, fomos no civil, e depois a uma churrascaria. O meu vai ter festa (simples mais vai ter) em um salão de festas mesmo, mais como ainda não fiz um noivado oficial por falta de verba, achou que vou adptar essa ideia para o noivado, e fazer em alguma pizzaria, restaurante, churrascaria, onde cada um paga o seu, o seu noivado foi assim tbm não foi???

    Bjos

  4. Oi Melissa. Sei, sim, é o tal casamento em diligência. Quando alguém diz que vai casar só no civil, em geral, se refere ao casamento no cartório ou uma cerimônia simples em diligência, por isso fiz o post com esse enfoque. Considero o casamento que você descreve um casamento tradicional, e todas as dicas do blog servem para ele!

  5. ana disse:

    vou casar somente no civil e gostaria de ver opções de vestidos p/ casar no cartorio.

  6. Ana, você pode optar por um vestido branco ou colorido, de acordo com seu gosto. Se quiser um modelo social, prefira os curtos ou até os joelhos (tubinho ou estilo tailleur), para não ficar muito pesado. Se preferir algo mais casual, pode até usar vestidos longos, desde que sejam informais, como os de motivos floridos e acessórios alegres. Espero ter ajudado! Abraço.

  7. Itana disse:

    Olá Cintia!

    Irei me casar em março de 2011, e gostei da opção de casamento em diligência. Como faço para contratar um juiz de paz aqui em Salvador? Como é o processo de solicitar autorização para que ele saia do cartório? Você sabe o valor cobrado?

    Obrigada desde já.

    Itana

  8. Itana, você deve procurar o cartório mais próximo da sua casa ou da casa do noivo e consultar a tabela de preços deles (varia de um para outro). Um beijo!

  9. Kelli disse:

    Meninas, e a roupa??? que tipo de rouá devemos usar ja que não tem cerimonia religiosa e seim apenas civil.

    Irei me casar em maio de 2011 e gostaria de fazer uma festa descontraida em uma chacara para meus amigos e familiares, porem estou em duvida no que vestir.

  10. Kelli, depende do horário e do seu estilo. Você pode usar um vestido branco informal, de seda, rodado, com saia até o joelho, por exemplo. Se quiser, pode fugir do branco, e optar por uma estampa floral. Vai do seu gosto…

  11. Fernanda disse:

    Quando casei fiz isso, ficou bem legal!!
    Adorei seu post, nao é todos que sabem disso…

  12. Edileuza + disse:

    BOA NOITE! OBRIGADA PELAS DICAS.BEM! VOU ME CASAR NO DIA 18/11/2010 DAQUI A UM MÊS NO CARTÓRIO, SÃO TANTAS AS DÚVIDAS.E MEU PRIMEIRO CASAMENTO, TENHO 50 ANOS SOU BEM CONSERVADA TENHO CORPO MAGRO 1.60 DE ALTURA EU POSSO USAR VESTIDO DE UM OMBRO SÓ JUSTO E BEM FEITO EM TOM CLARO ROSA OU AZUL.POSSO USAR UM PEQUENO BUQUÊ EM VEZ DE UMA CARTEIRA 3 OU 4 ORQUIDEAS. SÓ PRA DIFERENCIAR QUE EU SOU UMA NOIVA DAS DEMAIS PESSOAS. MUITO OBRIGADA.

    ,BEIJOS.

  13. Edileuza, desculpe a demora em responder. Espero que ainda dê tempo de opinar. Suas idéias são ótimas, acho que vai ficar linda! Depois mande fotos! Beijos…

  14. Sunamita Coelho disse:

    Olá,tenho 50 anos e me caso em janeiro de 2010 as 18hs. Será um jantar e a cerimõnia do civil e religioso no mesmo local.
    Gostaria de de me vestir elegantemente, sem exageros.Estou um pouco acima do peso.
    Pensei no vestido na cor palha , mas tenho dúvidas se ele deve ser longo ou não, se devo usar buquê e se posso usar algo nos cabelos. Emfim, se puderem me ajudar com algumas dicas, desde já agradeço.
    Beijos e obrigada pela atenção e carinho

  15. Danielle disse:

    Olá….vou me casar dia 11 de fevereiro, só o civil msm…tenho uma dúvida, convem entregar bem casado??a festa será em uma chacara, nada mto sofisticado!! Obrigado!
    Bjos

  16. Danielle, acho muito fofo dar bem-casados no casamento civil. É uma lembrancinha muito gostosa! Beijos!

  17. Michelle disse:

    Olá Cíntia!

    Vou marcar meu casamentono civil, pretendo me casar até começo de março, mas gostaríamos de dar uma festa a noite para os familiares e amigos no slaão do prédio onde alugamos, poderia me ajudar com algumas dicas de decoração, recepção e como me vestir, como fazer os convites? pois sou novata e não disponho de muitos recursos para realizarmos algo muito caro.

    Grata.

  18. Danila disse:

    Olá, meu nome é Danila, e vou me casar agora em 2011, creio aque até final de abril começo de maio.
    Tenho duvidas sobre o casamento de deligencia, eu não vou me casar na igreja, e queria saber como se organiza a festa o lugar a entrada da noiva os padrinho no casamento, quero saber quanto tempo demora, e se o Juiz espera até a noiva entrar como entra na igreja..No meu não vai ter daminhas nem nada, quero entrar sozinha e meu noivo ja vai estar próximo ao juiz me esperando, não sei bem como é, gostaria de umas dicas. Obrigada,
    Podem entrar em contato pelo meu e-mail [email protected].
    Gostaria de conhecer algum mestre de cerimônia que possa me explicar como deve ser o casamento.

  19. leila lima disse:

    ola td bem, vou casar em desembro2011 no civil mas ja estou organizando desde agora, minhas duvidas sao as seguintes;
    1-como vou casar no cvil no local da festa posso fazer uma passarela p eu entrar com meus dois filhos, eu de vestido de noiva?
    2-mesmo so assinando 2 casais, posso convidar varios outros casais como meus padrinhos? quero resposta urgente se vc poder.obrigada

  20. Marília Rodrigues disse:

    Olá Cinthia, Bom vou me casar no civil meu caso é meio diferente até digo um pouco triste rsrsrsrsrsrsrs sempre fui estilo tradicional por falta de grana e por que somos muitos jovens ( 20 & 22 anos) não vamos poder fazer um casamento religioso e com aquilo tudo e tal tal pensamos em casar no civil e depois a noite convidarmos amigos bem proximos a minha casae fazermos uma mini recepção com bolo decorado e tal, champanhe, doces finos, bem-casado ( claro não pode faltar rsrsrsrs), salgados e um jantar feito em casa mesmo com um menu simples mais um pouco sofisticado até por que temos mais facilidades para essas coisas somos gastronomos quase formados! isso facilita o nosso conhecimento então gostaria de uma opnião sua já que vi as fotos do seu casamento no civil e ninguem aqui ainda falou nessa ideia! o vc acha? se torna mais viavel , mais economico e não deixa de ser comemorado assim para uma pessoa feito eu que não tem 5 mil para dar num casamento de verdade? beijos e obrigada vc me ajudou muito! Ha! penso também na cerimonia no civil usar um vestido branco curto e um arranjinho simples mesmo, um sapatinho não muito alto da cor rosa ( pra fazer a diferença rsrsrsrsrs) e talvez um ramalhete de flores sei lá por favor me ajuda pois sou uma noiva frustrada por não poder casar na igreja e como manda a tradição me ajudaaaa!!! diz a mim se estou sonhado??? ass: noiva frustrada

  21. Maria Eliza Ferraro disse:

    Olá! Tenho 50 anos e vou me casar numa cerimônia simples e simbólica, no salão de um hotel de dia. Será apenas a família, entre 20/25 pessoas. Eu não gosto de tailler, então não sei o que vestir.Tenho receio de ficar ridícula, mas gostaria de me sentir uma noiva. Posso usar longo mesmo o noivo não usando terno? Meu manequim é 42, podem me enviar fotos de vestidos? Estou em pânico! Agradeço muitíssimo!
    Grande abraço!
    Maria Eliza

  22. Pamella Perluia disse:

    Oiie cintia achei muito legal o seu blog e acho que eu tenho uma ideia queria me casar na minha casa e enorme tem um quintal muito grande com piscina e muio lugar pra colocar mesas.. faço festas sempre lá e acho que eu poderia fazer lá , mais quando sera que eles cobrão pra fazer em casa de tarde uma cerimonia bonita como se eu tivese me csando na Igreja que eo meu sonho mais as condicões não deixão .. bjus me responde gostei demais

  23. edlaine disse:

    Vou me casar só no civil e estava querendo fazer uma festa nada sufisticado
    em um sítio mais meu vo está doente que foi parar até no CTI, mais eu nao quero fazer uma festa para varios e sim um almoço para minha familia e parentes para nao ficar chato…nós festejando rindo e gargalhando e meu vo lá todo incubado…
    entao queria algumas dicas.
    mais lembrando meu casamento é dia 13 de junho de 2011
    (de dia) é isso msm mes que vem.

  24. Erica Fares disse:

    Oi querida,

    Gostaria muito que me ajudasse. Vou casar proximo mes numa cerimonia simples, na igreja, pela manhã como se fosse uma benção, iremos os noivos, os pais e pouquissimos amigos. Gostaria de saber se tenho que enfeitar a igreja,já que não irei vestida de branco, noiva, mas com um vestido arrumado e ele de terno.
    E mais, depois gostaria de almoçar com os mais proximos, que tipo de restaurante devo escolher, tem que oferecer bolo com champagne?
    Não tenho ideia de como organizar isso tudo.

    Grata,

    Érica.

  25. marcio disse:

    Vou realizar o casamento do meu sobrinho no civil,aonde procuro algo para dizer no casamento

  26. solange disse:

    olá vou me casar em novembro somente no civil as 11:00 horas e depois servirei um almoço em um restaurante que fechei o ambiente será fechado apenas para os covidados são 60 pessoas. gostaria de usar um vestido branco ou pérola,longo de corte em viez para dar movimento ao andar os cabelos meio presos não muito arrumados com uma pequena flor de tecido apenas de um lado e uma bolsa carteira seria apropriado? ou tenho que usar taier ou vestido curto?

  27. Solange, adorei sua sugestão de look pro seu casamento civil! Acho mais jovial que terninho. Acho que longo não combina muito com o horário, mas não precisa ser curto! Que tal um vestido longuete? Beijos!

  28. Vivi disse:

    Olá, irei me casar no dia 18/11/11 só no civil que será as 16hrs, a noite pretendemos fazer uma confraternização em um restaurante,com parentes e amigos aonde cada convidado irá pagar seu consumo, sendo assim, gostaria de estar elaborando um e-mail para enviar para alguns amigos,convidando-os, gostaria de uma dica, como estar elaborando esse e-mail, quais as palavras certas a usar.Certa de sua atenção, desde já afradeço.

  29. Tanila NB disse:

    Vou me casar no civil, mas gostaria de uma cerimonia parecida com o religioso: Vestido, buque, entrada com daminhas, e a deroaçao sera em um ambiente para a cerimônia e para a festa, mas estou com medo de tudo isso ser considerado feio ou brega. Gostaria de opiniões a este respeito.

  30. Sueli Nascimento disse:

    Olá! Eu e meu namorado estamos pensando em os casar, mais meu namorado não é mto religioso e não gostaria de se casar na igreja. Então opitamos por um casamento no civil, mais queria numa cerimonia que o juiz fosse até o local e fazer uma festa tbm. Queria um casamento como se fosse no religioso
    fica estranho se eu fizer um casamento assim ?? como se fosse na igreja mais q seja num salão de festa bem bonito como se fosse numa igreja?? me vestir de noiva e todas as outras coisas ?? Ai me ajuda hehe não sei oki faço

  31. Sueli e Tanila, fui a um casamento extamente assim: num buffet, com noiva de branco, cerimonia e festa, mas com a juíza de paz do cartório celebrando. Ficou lindo e combinou com os noivos, que não eram religiosos!

  32. Vivi disse:

    Olá, irei me casar no dia 18/11/11 só no civil que será as 16hrs, a noite pretendemos fazer uma confraternização em um restaurante,com parentes e amigos aonde cada convidado irá pagar seu consumo, sendo assim, gostaria de estar elaborando um e-mail para enviar para alguns amigos,convidando-os, gostaria de uma dica, como estar elaborando esse e-mail, quais as palavras certas a usar.Certa de sua atenção, desde já agradeço

  33. Angélica disse:

    oi cíntia….bom eu e meu noivo escolhemos nos casar em setembro do ano que vem,optamos por casar apenas no civil e fazer a festa no outro dia!porem o meu pai nao aceita que eu case apenas no civil e nmeu noivo nao quer casar na igrejja!o que eu faço? me ajuda cínthia1

  34. Gabriela disse:

    Olá meninas… amei o site, muito bom mesmo!!!
    Meu noivo e eu, já moramos juntos e vamos nos casar só no civil ano que vem às 11:30 e depois, faremos um coquetel para os familiares. Não será almoço, será um coquetel mesmo com frios, entradas, salgados fritos, assados, teremos uma mesa de café, o bolo e docinhos… será que fica estranho oferecermos isso na hora do almoço? Pensei em usar um vestido branco, até o joelho, e fazer uma trança. Acho que vai ficar bonito né?!Obrigada… felicidades a todas e um grande beijo. Gabi

  35. Pauliane Reis disse:

    Para fazer um casamento fora da igreja como se fosse no religioso, o Juíz de paz diz todas as palavras, votos que os noivos fazem como se fosse o padre fazendo o casamento?

  36. Pauliane, o juiz de paz diz as palavras que são usadas no cartório, que não tem cunho religioso, mas são bem “casamento”, sabe? Não tem votos, mas você talvez possa combinar com o juiz que contratar.

  37. Gabi, você tem que lembrar que, na hora do almoço, as pessoas esperam um almoço. Se tiver só coquetel, é muito provável que muitos saiam da festa cedo para irem almoçar em algum restaurante (já vi isso acontecer), e você pode acabar com a festa vazia antes do que imagina. E não maldade ou mesquinhez dos convidados. O povo sente fome! Eles acordam cedo, se arrumar e tudo e, depois da cerimônia, já estarão há horas sem comer. O ideal é você servir pelo menos um prato na mesa, como uma massa, que não encarece muito o serviço.

  38. Oi Angélica! Que tal fazer um meio termo? Você pode contratar um espaço de eventos, chamar o juiz de paz para fazer uma cerimônia com cara de religioso, para seu pai ficar feliz, mas sem contranger seu noivo. Você pode pedir para seu pai ler um trecho da Bíblia que tenha a ver com casamento no dia ou pedir que ele faça uma oração especial depois que o juiz de paz declarar os dois marido e mulher. Assim, você agrada os dois homens da sua vida :).

  39. Oi Vivi! É sempre complicado convidar as pessoas para festas em que cada um paga o seu e é preciso ser super delicada para não causar desconfortos. Sugiro que você faça um convite dizendo que vocês irão se casar no cartório no dia tal e que, apesar de não estarem em condições de oferecer uma festa, adorariam comemorar depois com os amigos às tal horas, no restaurante tal, cuja entrada custa tanto. Colocar o valor deixa bem claro que a pessoa deverá pagar sua parte e também deixa claro quanto ela terá de gastar, para evitar que a pessoa vá e gaste mais do que podia. Beijos

  40. Olá Márcio. Que tal você ler um versículo da Bíblia que fale sobre casamento ou amor, como o capítulo 13 de II Coríntios?

  41. Gabi disse:

    Putz.. verdade Cíntia, juro que não tinha pensado nisso!!! Ví com o buffet as opções, até para não sair muito caro, e achei bacana servir uma massa e continuar com as opções de salgados e entradas… Muito obrigada pela dica, viu!!!! beijos, Gabi

  42. Jacqueline disse:

    Já moramos juntos há bastante tempo e decidimos nos casar agora, para novembro, como o tempo está curto e a grana mais ainda, pois preferimos fazer uma viagem e comemorar em grande estilo, estava pensando em levar só os familiares e os padrinhos para um almoço num restaurante. No caso, ficaria estranho se eu encomendasse um bolo e uns bem-casados? Também amei um corset nude para usar com saia. Seria apropriado?

  43. Angélica disse:

    oiiiiiiiiii cintia estou escrevendo novamente para te agradecer..meu pai e meu noivo aceitou a sugestao kkkkk muitoooo obrigada msm…bjossss

  44. gilmar disse:

    eu preciso saver qual as palavras na hora da unção da aliança

  45. Riane disse:

    Olá Cíntia, casarei apenas no civil no Fórum num dia de sexta-feira pela manhã. Que tipo de recepção é mais adequada? Fico na dúvida se faço logo após o casamento (coquetel, bolo e algumas saladas e massas) ou à noite (recepção com doces e salgados). Acho que pela manhã, por se tratar de um dia de trabalho, algumas pessoas n possam comparecer. No entanto, acho que o custo à noite é maior e não sei é adequado fazer uma recepção à noite. Farei a recepção no salão de festas do meu condomínio. O que vc acha?

  46. Melissa disse:

    Oi, gostaria de saber o valor da cerimônia por diligência, se alguém souber, desde ja obrigada!!(Salvador Bahia)

  47. Melissa, os valores variam de acordo com os cartórios. Que tal consultar alguns cartórios em Salvador?

  48. fernanda lima disse:

    oiii bom vou me casar em abril de 2012. vou fazer uma cerimonia civil apenas, so q no local da festa . e gostaria de ajuda de como fazer isso?

  49. Aline disse:

    olá, Fernanda, tudo bem? procure saber como é a cerimônia do juiz de paz que atende o local da festa. Eu sou juiza de paz e sempre procuro fazer uma cerimônia diferenciada, faço a entrega das alianças, adoro fazer o casal fazer a juras de amor…e tornar a cerimônia personalizada e especial. Se puder dá uma olhadinha no meu blog. Fico a disposição para qualquer ajuda….beijinhos!

  50. Mari disse:

    Olá….
    Vou casar em janeiro, ainda não decidi se na igreja ou no cartorio, não temos dinheiro pra gastar…gostaria de um cerimonia em uma igreja pequena, com 150 convidados, como posso fazer a recepção? Qual melhor horário para realizar sem ter que servir um jantar? To com muitas dúvidas.

  51. eliana dos santos disse:

    Ola cintia, vou me casar em maio 2012 a cerimonia sera somente no civil.escolhemos fazer em uma fazenda a noite onde a cerimonia sera em um salao e a festa outro.tenho 47 a nos ja fui casada mas, meu marido com 54 anos nunca se casou e sonha com um casamentocom tudo que tem de direito.estou correta em fazer a cerimonia como se fosse religioso com coral,vestido de noiva buque enfim toda apompa de um casamentono religioso?

  52. Eliana, claro que está correta! Se é o sonho do casal, está certíssimo!

  53. alessandra disse:

    ola Cintia moro com meu companheiro a 15 anos e temos tres filhos e resolvemos oficializar a nossa uniao vamos nos casr no civil e queria saber se fica legal mandar convite para os parentes e os amigos mais intimos pois vou fazer um bolinho com refrigerante coisa bem simpres mim der umas dica por favor desde ja te agradeço ….

  54. sandra denise disse:

    oi cintia td bem…estou escrevendo pois preciso da sua ajuda,vo me casar apenas no civil porem voi fazer uma festa!fica feio eu casar em um dia e fazer a festa no outro de noite? ou eu faço a festa no msm dia do casamento a noite?me ajuda por favor?ha eu posso casa com um boque no civil?e o vestido?bjos me ajuda por favor pois esse e meu primeiro casamento…

  55. Sandra Denise, se a festa for só pra padrinhos e familiares, eu acho mais legal casamento e festa no mesmo dia. Os convidados já tão lá, já comemoram, sabe? Mas se for uma festa pra um monte de gente, pode ser em outro dia, sim. Aí você até tem mais tempo pra organizar..

  56. sandra denise disse:

    oi cintia…e pra um monte de gente sim,amigis e familia….mas e sobre o boque oq vc acha?bjos

  57. Roberta disse:

    Olá vou casar somente no civil mas vamos dar uma festa o que posso escrever no convite? obrigada

  58. isabella disse:

    ola!!! me casarei em fevereiro de 2013 e gostaria muito que me ajudassem a escolher uma roupa adequada para o meu casamento que sera no civil

  59. Andreza Leal Corrêa disse:

    Olá!
    Meninas, vou me casar dia 19/01/2013 e optei por casamento em diligência, já que eu e meu noivo não seguimos nenhuma religião, decidimos oficializar somente no civil.
    Mas estou com dúvida quanto a esta forma de casamento, será que alguém aqui que já casou em diligência e consegue me ajudar?
    Sabe me dizer quanto tempo demora a cerimônia? É rápida igual a do casamento do civil, ou podemos pedir ao juiz uma cerimônia um pouco mais longa?

    Agradeço se alguém conseguir me ajudar.

  60. Andreza, eu assisti a um casamento em diligência, em uma festa de casamento normal. Achei a cerimônia rápida, realmente. Mas achei bacana do mesmo jeito! E os convidados homens, que geralmente reclamam de cerimônias longas, gostaram! Beijos

  61. Eloísa disse:

    Nossa,querida que lindo suas fotos…amei…vou me casar somente no civil,mais gostaria de usar vestido de noiva,mesmo que seja curto,o casamento será diurno…Ah gostei muito das frases para o convite…gostaria de saber outra coisa,no civil pode-se apenas ter 1 casal de padrinhos para cada noivo?

  62. Andreza Leal Corrêa disse:

    Oi Cíntia!

    Obrigada pela resposta.
    Vou tentar ir até o cartório para saber se a cerimônia tem que ser sempre rápida, pois não quero uma coisa igual no cartório.
    Preciso tirar um monte de dúvidas, como horário que casamento em diligência pode ser realizado, quantidade de padrinhos, nossa um monte de ponto de interrogação… rs
    Mas obrigada pela ajuda!

    Bjs

  63. Eli disse:

    Irei casar no civil agora em setembro de 2012. gostaria de fazer uma recepção para 50 pessoas no buffet. o que acha? se eu fizer a recepção no buffet, devo fazer um bolo e bem casados?o que devo vestir? alguma sugestão de recepção?

  64. Luana disse:

    Como devo me casar no civil como vestir e a festa como devo?me ajuda

  65. Daniela disse:

    Oi Cíntia

    Vou me casar em um mês, tudo está sendo resolvido em cima da hora e resolvi levar o juiz de paz para o local, que é uma casa de um amigo, no jardim tudo bem simples, inclusive seriam umas 35 pessoas. Fica feio eu entrar com meu irmão (pois meu já faleceu) com musica e com uma daminha?
    Me ajude!! tenho pouquíssimo tempo para decidir

  66. Oi, Daniela! Acho que fica legal entrar com seu irmão. Vc vai se sentir segura e ele, muito especial. A daminha eu colocaria para entrar antes de você, mas não junto, pra não “disputar” a atenção dos convidados! Bjo

  67. ellen disse:

    ola gostaria de opiniões, vou casar em dezembro de 2012 somente no civil, gostaria de dar uma festa, que tipo de comida seria indicada? um churrasco com salada tropical, e baião de 2 cairia bem? que tipo de roupa posso usar.
    estou em duvida se o casamento vai ser no cartório ou no local da festa. bjinn.

  68. ester disse:

    gostaria de saber,vou casar no forum e gostaria de fazer uma cerimonia religiosa no local da festa como se fosse no religiosa fica brega.

  69. SOU TANIA LOPES, JUIZA DE PAZ EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL
    REALIZO SONHO DE NOIVAS FINAS, ELEGANTE E ECONÔMICAS QUE FAZEM A SUA SOLENIDADE DE FORMA CÉLERE E SUCINTA JUNTO COM A FESTA E TORNA-SE ALGO INESQUECIVEL.LHE CASO DIA, HORAS E LOCAL QUE DESEJAR.
    PALAVRAS LEVES , REFLEXÕES DE PSICOLOGOS, FILOSOFOS E PENSADORES E SE DESEJAR PRINCIPIOS NORTEADOS NA BIBLIA SAGRADA.
    É SEU DIA ENTÃO VOCÊS NUBENTES É QUEM MANDAM
    CONTRATE-ME TEL : 71 33564302 93156040 87330786

  70. Rosilene disse:

    Me casei de véu e grinalda numa recepção muito linda, e foi um fiasco meu casamento, agora quero me casar só no civil com meu companheiro de 10 anos, e tenho certeza que vai ser lindo!

  71. maria aparecida vieira lopes disse:

    O sonho de minha filha é casar de noiva mais o noivo dela não aceita de jeito nenhum ir á igreja resolveram então casar no local e levar o juís de paz,como pode ser feito para parecer ceremônia,ele deverá entrar junto com sua mãe ou pode ficar esperando no altar? e tem a subrinha dela que quer entrar de dama.Tivemos a ideia de colocar ela entrando com uma cestinha de flores jogando,ficará bom e ela deverá entrar sozinha ou com alguém?

  72. Maria Aparecida, a cerimônia no buffet pode ser igual à da igreja no que diz respeito ao cerimonial. O noivo pode entrar com a mãe, mas também pode esperar no altar. A sobrinha pode ser daminha, sim. Não vejo problemas em ela entrar sozinha, mas, se for muito novinha, o ideal é que entre acompanhada de alguma criança mais velha.

  73. RENATA disse:

    ESTOU MUITO CONTENTE EM PODER OBTER DICAS POR AQUI, OBRIGADA

  74. Hane disse:

    Olá vou casar na proxima sexta dia 18/01/2013,vai ser uma cerimonia bem simples realizada no forum,mas estou com duvida si preciso levar buque.

  75. Hane, não é necessário, mas é permitido. Se você tem vontade de usar um buquê, ficará bonito!

  76. Talita disse:

    Gostaria de saber se no casamento civil fora do fórum como e a cerimonia , tem música pra entrada da noiva, e os padrinhos já esperam lá ou entra depois, sendo assim pode usar buque, tem música tb pra daninhas ou n tem daninhas. Obrigada, aguardo sua resposta

  77. jessica disse:

    tenho 23 anos estou cheia de duvida como devo me casa sendo so no civil e nao temos condicoes de fazer festa mais gostariamos de fazer um surrasco so pra familhiares e cafona sim ou nao

  78. Olá, Jessica! Não tem nada de cafona em uma celebração familiar que seja a cara de vocês! Beijos!

  79. Oi, Talita. Cada cartório tem suas particularidades, mas, em geral, todos entram ao mesmo tempo, inclusive a noiva, sem música. Não tem daminhas. Em alguns cartórios, o juíz de paz coloca uma música de fundo para a troca das alianças, mas não é regra. A melhor coisa é você ir ao cartório onde vai se casar e perguntar qual é o procedimento por lá!

  80. Luciana disse:

    Eu e meu noivo somos divorciados e vamos casar novamente. A cerimonia civil será realizada numa casa de festa, mas gostaria de simplificar. Por exemplo, eu já posso entrar direto com o noivo? E necessário a entrada de madrinhas/padrinhos e daminhas?

    Abraço,

    Obrigada.

  81. Oi, Luciana! Acredito que pode ser bacana vocês entrarem juntos, sim! Se você quiser ter padrinhos e madrinhas, mas não quiser ter a entrada deles na cerimônia, eles podem se posicionar na frente do “altar” antes do início da cerimônia, e aguardar a entrada de vocês. Beijos!

  82. karolina conceiçao disse:

    gostaria de saber se os meus sogro pode ser os meus padrinhos no civil

  83. Regiane disse:

    Oii! Vou casar agora em maio só no civil, mais gostaria de fazer um jantar para 80 pessoas apenas amigos e parentes mais intimos e gostaria de saber o que devo usar no meu jantar de casamento.(roupa) e oque pedir para o jantar? Desde já agradeço a quem me ajudar..

  84. Oi, Regiane! Você pode usar um vestido branco e curto, se quiser se vestir “de noiva”. Se não fizer questão do branco, pode escolher um vestido chique na cor que preferir, desde que o modelo seja elegante. Para o jantar, que tal um buffet de crepes? Beijos!

  85. francielle disse:

    oi meu nome é francielle,e eu ja vivo com meu marido a 10 anos e temos dois filhos,decidimos finalmente oficializar nossa relação no civil apenas , e como temos uma familia bem grande queremos fazer um koquitél a noite,gostaria de umas dicas sobre a decoração do salão ,e o as roupas que devemos usar..desde ja muito obrigado

  86. simone disse:

    como avisar aos parentes que irei casar so no civil. usar um convite . nao havera nenhuma recepçãp. o que faço.

  87. Cíntia Costa disse:

    Oi, Simone. Que tal um cartãozinho pequeno informando a data e local e dizendo “venha testemunhar a cerimônia do nosso casamento civil”?

  88. giovanna disse:

    Oi
    Vou me casar em 10/08 somente no civil e queria levar somente umas pessoas para um restaurante o q esta bem dificill ja q minha familia e grande. Pensei em fazer os convites e avisar como num e exemplo q vi o valor por pessoa fica chato? Ate pq seria uma forma de nao deixar ninguem de fora. Como ja moramos juntos fizemos o presente viagem posso mandar uma tag no convite dando a indicacao do site??

  89. Cíntia Costa disse:

    Oi! Não acho que fica chato, não, mas tem que ter delicadeza na hora de fazer o texto. Em vez de falar “os noivos convidam para a festa” e colocar o valor, a minha sugestão é fazer algo como: “vamos nos reunir no local tal para comemoração. O valor da entrada é x por pessoa. Esperamos que você possa comparecer!”. Sobre o presente, acho que fica um pouco indelicado dar o site “pedindo” presente no mesmo convite em que vocês pedem para as pessoas pagarem sua parte na festa. Para driblar essa saia justa e informar quem quiser presentear sobre o que vocês querem ganhar, sugiro que você monte um site dos noivos (que tenha informações da data, local etc. e também sobre a lista de presentes) e coloque no convite: “Mais informações em http://www...”. E pra quem perguntar o que vocês querem ganhar (as pessoas queridas sempre perguntam!!), vocês falam! Beijos!

  90. Alexandra disse:

    olá moro com meu companheiro a 15 anos e temos u,a filha de 8 anos resolvemos oficializar a união no civil apenas, pois o religioso e muito caro, mas quero fazer uma recepção para os amigos e familiares mas proxímos, como devo realizar isso, sem fazer feio posso usar vestido de noiva pensei em ir no cartorio e verificar se o juiz de paz pode ir para casa de recepção e realizar lá o casamento.

  91. Cíntia Costa disse:

    Oi, Alexandra. Você pode, sim, levar o juiz para celebrar o casamento em outro local fora do cartório. Se chama casamento em diligência. Você pode usar um vestido branco, super combina… Mas cuide para que o tom da festa e o modelo do vestido combinem. Se for fazer uma cerimônia e festa simples, mais caseiras, não recomendo os vestidos de noiva tradicionais, que são muito formais. Em vez disso, um modelo branco, na altura do joelho, fica lindíssimo! O buquê dá o toque final para te transformar numa verdadeira noiva!

  92. Fernanda disse:

    Olá Cintia! Tudo bem? Moro com meu “namorido” há 10 anos e temos 3 filhos. Decidimos oficializar a união, porém, somente no Civil. Optei por fazer a cerimônia na minha casa e servir um jantar, no jardim. Como moramos longe da família, gostaria de convidar somente os padrinhos e minha mãe, uma vez que meus sogros e meu pai já faleceram. Fica deselegante nao convidar nem meus cunhados (que são 5)? Nao tenho ideia de como proceder com os preparativos, decoração. Desejamos uma cerimônia muito intimista. Vc pode me dar alguma idéia? Fico muito grata pela atenção.

  93. Cíntia Costa disse:

    Oi, Fernanda! A lista de convidados é sempre uma dificuldade… A decisão deve ser de vocês dois, mas leve em consideração o fato de que, se você não chamar seus irmãos e cunhados, pode acabar arrumando um desentendimento dentro da sua família. Só você que os conhece pode avaliar o tamanho do risco, é um risco. Em geral, eu sempre recomendo convidar os familiares de primeiro grau (pais, irmãos e cunhados). Uma saída seria fazer um jantar com amigos e sua mãe e outro com a família em outro dia (quando estiverem reunidos na mesma cidade, perto do Natal, por exemplo)…
    Beijos e depois conta o que decidiu!

  94. Daphne disse:

    Olá Cintia,
    Vou me casar em um hotel na praia, algo paradisíaco.. O problema é que o local fica em outro estado.
    Ouvi dizer que podemos fazer uma cerimonia com Juiz de Paz ou Celebrante e depois lavrar esse registro em cartório no meu estado..
    Isso pode?
    Como devo proceder para nao ter problemas com a certidão?
    Obrigada

  95. Cíntia Costa disse:

    Oi, Daphne! Agora você me pegou: não sei responder! Minha dica é você se informar no cartório mais perto da sua casa ou da casa do seu noivo, que é onde o casamento civil deveria ser feito a princípio. Se não encontrar uma solução, a saída é fazer seu casamento na praia sem efeito civil e se casar outro dia no cartório. Beijos!

  96. Cíntia Costa disse:

    Oi, Alice! Que tal um buffet de massas? Sai mais em conta que os cardápios que incluem carnes, aves ou peixes, e você pode servir tipos e molhos diferentes… Beijocas!

  97. Elza disse:

    Olá Cintia
    Vou me casar no dia 6/12 no civil e vou oferecer um jantar em uma churrascaria para amigos e parentes . Posso colocar um vestido de noiva bem simples? ou um longo de cor clara? o que me sugere? Posso optar pelo rodízio de massas em vez de churrasco?
    Agradeço a sua atenção

  98. Cíntia Costa disse:

    Oi, Elza! Pode usar um vestido branco de noiva simples, sim! Tem tudo a ver! Um vestido branco até o joelho, por exemplo, ficará perfeito (melhor que o longo, que não combina muito com churrascaria…), como estes aqui: vestidos curtos de noiva. E eu gosto da idéia de rodízio de massas!! Beijos!

  99. Leticia disse:

    Olá!quero tirar uma dúvida,eu moro a oito anos com o pai do meu filho de quatri anos,e meu sonho sempre foi casar de veu e grinalda mas a situação nunca deu,e agora estamos planejando casar,mas eu queria casar de véu e grinalda,tenho 32 anos .fica feio eu casar dessa forma?

  100. Cíntia Costa disse:

    Letícia, primeiramente, parabéns pra vocês! Tanto pelo relacionamento lindo que vocês parecem ter quanto pela ideia mara de fazer uma festinha pra “oficializar”. Não fica nada feito! Eu acho muito lindo uma noiva que está realizando seu sonho… Dá pra ver na cara dela a felicidade do sonho acontecendo, sabe? Vai fundo, querida! E manda as fotos pra gente!

  101. Samantha disse:

    Olá Cintia!
    Eu e meu namorado já moramos juntos a 4 meses e a família dele mora em Minas (nos e minha família em sp) e ficaria difícil para todos virem ao nosso casamento no civil, mas acho q ficaria uma situação chata eu chamar só minha família já q ele não pode estar com a dele…pensei na solução de convidarmos apenas os amigos padrinho para o casamento e, depois, fazermos um almoço de comemoração aqui com a minha família e outro lá com a família dele…ficará muito estranho???
    Obrigada!

  102. Cíntia Costa disse:

    Oi, Samantha! Parece uma boa solução… Explique a situação para a sua família, e já dê a eles a data do almoço de comemoração!
    Beijos

  103. Rayssa Oliveira disse:

    Olá, gostaria de saber se o casamento em diligencia pode ser à noite ou apenas no horario normal de trabalho do juiz.

  104. Cíntia Costa disse:

    Olá, Rayssa! Não sei te responder. Acho que o jeito mais eficiente de descobrir é você ligar para o cartório do seu bairro e perguntar para eles. Tenho a impressão de que isso varia de cartório para cartório. Abraço!

  105. Maysa disse:

    ola Cintia tem como fazer uma cerimonia e pagar para juiz ir num local para fazer que nem da igreja eu chegar de noiva e tudo

  106. Cíntia Costa disse:

    Oi, Maysa! Tem sim. Chama “casamento em diligência” e teremos um post explicando como funciona e quanto custa esses dias. Fica de olho aqui no blog! 🙂

  107. Michely disse:

    Cíntia, me ajuuda…
    Eu e meu noivo vamos casar no civil e queremos enviar convites para a família e os amigos mais íntimos assistirem a cerimônia no cartório, mas não sei o que escrever no convite…

    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *